Números - Bíblia de Estudo Online

Em Números 8 vemos a consagração dos levitas, validando seu serviço a Deus e a comunidade do povo de Deus. Mesmo tendo sido separados pelo Senhor como a tribo que serviria nas coisas Sagradas do Tabernáculo, o povo deveria impor a mão sobre eles como sinal de bênção e aprovação.

Outro detalhe importante, é que Arão os consagra e oferece a Deus (v.11) e em seguida, o Senhor diz que eles pertencem a Arão.

Isso significa que os levitas, embora sejam servos diretos de Deus, eles estão para servir ao povo sob a liderança e supervisão de alguém.

Além disso, vemos que por tudo quanto consagramos ao Senhor, recebemos retribuição e recompensa. O Senhor Jesus respondeu a Pedro o seguinte:

“Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. (Marcos 10:29,30).

Fica muito claro que servimos a um Deus generoso e bom, e que devemos servi-Lo de maneira dedicada e perseverante, o que pode ser comprovado, quando servimos ao Seu povo e amamos ao próximo.

Esboço de Números 8:

8.1 – 4: As lâmpadas do santuário

8.5 – 26: A consagração dos levitas

 

Números 8.1 – 4: As lâmpadas do santuário

1 Disse também o Senhor a Moisés:

2 “Diga o seguinte a Arão: Quando você preparar as sete lâmpadas, estas deverão iluminar a área da frente do candelabro”.

3 Arão assim fez; dispôs as lâmpadas de modo que estivessem voltadas para a frente do candelabro, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

4 O candelabro foi feito de ouro batido, do pedestal às flores, conforme o modelo que o Senhor tinha mostrado a Moisés.

Números 8.5 – 26: A consagração dos levitas

5 O Senhor disse a Moisés:

6 Separe os levitas do meio dos israelitas e purifique-os.

7 A purificação deles será assim: você aspergirá a água da purificação sobre eles; fará com que rapem o corpo todo e lavem as roupas, para que se purifiquem.

8 Depois eles trarão um novilho com a oferta de cereal da melhor farinha amassada com óleo; e você trará um segundo novilho como oferta pelo pecado.

9 Você levará os levitas para a frente da Tenda do Encontro e reunirá toda a comunidade de Israel.

10 Levará os levitas à presença do Senhor, e os israelitas imporão as mãos sobre eles.

11 Arão apresentará os levitas ao Senhor como oferta ritualmente movida da parte dos israelitas: eles serão dedicados ao trabalho do Senhor.

12 Depois que os levitas impuserem as mãos sobre a cabeça dos novilhos, você oferecerá um novilho como oferta pelo pecado e o outro como holocausto ao Senhor, para fazer propiciação pelos levitas.

13 Disponha os levitas em frente de Arão e dos filhos dele e apresente-os como oferta movida ao Senhor.

14 Dessa maneira você separará os levitas do meio dos israelitas, e os levitas serão meus.

15 Depois que você purificar os levitas e os apresentar como oferta movida, eles entrarão na Tenda do Encontro para ministrar.

16 Eles são os israelitas que deverão ser inteiramente dedicados a mim. Eu os separei para serem meus em lugar dos primogênitos, do primeiro filho homem de cada mulher israelita.

17 Todo primogênito em Israel, entre os homens e entre os rebanhos, é meu. Eu os separei para mim quando feri todos os primogênitos no Egito,

18 e escolhi os levitas em lugar de todos os primogênitos em Israel.

19 Dentre todos os israelitas, dediquei os levitas como dádivas a Arão e aos seus filhos; eles ministrarão na Tenda do Encontro em nome dos israelitas e farão propiciação por eles, para que nenhuma praga atinja os israelitas quando se aproximarem do santuário.

20 Moisés, Arão e toda a comunidade de Israel fizeram com os levitas como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

21 Os levitas se purificaram e lavaram suas roupas; e Arão os apresentou como oferta ritualmente movida perante o Senhor e fez propiciação por eles para purificá-los.

22 Depois disso os levitas passaram a ministrar na Tenda do Encontro sob a supervisão de Arão e dos seus filhos. Fizeram com os levitas como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

23 O Senhor disse ainda a Moisés:

24 Isto diz respeito aos levitas: os homens de vinte e cinco anos para cima, aptos para servir, tomarão parte no trabalho que se faz na Tenda do Encontro,

25 mas aos cinquenta anos deverão afastar-se do serviço regular e nele não mais trabalharão.

26 Poderão ajudar seus companheiros de ofício na responsabilidade de cuidar da Tenda do Encontro, mas eles mesmos não deverão fazer o trabalho. Assim você designará as responsabilidades dos levitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here