Em Oséias 3, a cena é a seguinte: Gomer traí o amor de Oséias e se entrega a prostituição. Não me é possível dizer quanto tempo depois, mas na casa de prostituição ela é colocada à venda, como escrava.
O Senhor Deus dá ordem ao profeta para que ele vá a procura dela e a compre novamente para si. A intenção é que Oséias seja um redentor para Gomer. A ideia de Deus é mostrar que o desejo carnal de Gomer, em servir a Baal e a prostituição é o melhor exemplo de Sua relação com Israel.
A nação se prostitui com outros deuses e abandona o seu Deus, o seu marido. O seu redentor. Contudo, assim como Oséias ele torna a comprá-la como seu marido.
Esboço de Oséias 3:
3.1: A ordem de Deus
3.2,3: A redenção de Gomer
3.4,5: Promessa de restauração
Oséias 3.1: A ordem de Deus
1 O Senhor me disse: “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas”.
Oséias 3.2,3: A redenção de Gomer
2 Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada.
3 E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; não será mais prostituta nem pertencerá a nenhum outro homem, e eu viverei com você.
Oséias 3.4,5: Promessa de restauração
4 Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem colete sacerdotal e sem ídolos de família.
5 Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.
Que palavras abençoadora meu irmão, Deus te abençoe cada dia mais!
Que palavra espetacular,Deus é tremendo!