Bíblia de Estudo Online

Oséias 7 Estudo: Efraim Não Busca a Deus

Em Oséias 7, o profeta evidencia o comportamento de Efraim que vive longe do Senhor Deus. O mal de Efraim é não buscar ao Senhor. Embora escolhida, é uma nação rebelde que não quer se voltar para Deus nem se submeter as leis de Deus.

Precisamos ter o cuidado de não cometermos este erro. A nossa alma deve estar rendida a Deus, ao seu propósito e a Sua Palavra. (Ver Oséias 6 Estudo)

Em Oséias 7 veremos:

Oséias 7.1 – 4: O mal de Efraim

Oséias 7.5 – 10: O comportamento de Efraim

Oséias 7.11 – 16: Efraim não busca ao Senhor

 

Oséias 7.1 – 4: O mal de Efraim

1 Quando eu tento curar Israel, o mal de Efraim fica exposto e os crimes de Samaria são revelados. Pois praticam o engano, ladrões entram nas casas, bandidos roubam nas ruas;

2 mas eles não percebem que eu me lembro de todas as suas más obras. Seus pecados os envolvem; eu os vejo constantemente.

3 Eles alegram o rei com as suas impiedades, os líderes, com as suas mentiras.

4 São todos adúlteros, queimando como um forno cujo fogo o padeiro não precisa atiçar, desde quando sova a massa até quando a faz crescer.

Oséias 7.5 – 10: O comportamento de Efraim

5 No dia da festa de nosso rei os líderes são inflamados pelo vinho, e o rei dá as mãos aos zombadores.

6 Quando se aproximam com suas intrigas, seus corações ardem como um forno. A fúria deles arde lentamente, a noite toda; pela manhã queima como chama abrasadora.

7 Todos eles se esquentam como um forno, e devoram os seus governantes. Todos os seus reis caem, e ninguém clama a mim.

8 Efraim mistura-se com as nações; Efraim é um bolo que não foi virado.

9 Estrangeiros sugam sua força, mas ele não o percebe. Seu cabelo vai ficando grisalho, mas ele nem repara nisso.

10 A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu Deus, e não o busca.

Oséias 7.11 – 16: Efraim não busca ao Senhor

11 Efraim é como uma pomba facilmente enganada e sem entendimento; ora apela para o Egito, ora volta-se para a Assíria.

12 Quando se forem, atirarei sobre eles a minha rede; eu os farei descer como as aves dos céus. Quando os ouvir em sua reunião, eu os apanharei.

13 Ai deles, porque se afastaram de mim! Destruição venha sobre eles, porque se rebelaram contra mim! Eu desejo redimi-los, mas eles falam mentiras a meu respeito.

14 Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

15 Eu os ensinei e os fortaleci, mas eles tramam o mal contra mim.

16 Eles não se voltam para o Altíssimo; são como um arco defeituoso. Seus líderes serão mortos à espada por causa de suas palavras insolentes. E por isso serão ridicularizados no Egito.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.