Provérbios 12 Estudo: Paralelo Entre o Bem e o Mal

Os justos experimentam não apenas alegria (v. 20), mas também proteção (Provérbios 12:21). “Nenhum mal” pode ser traduzido como “será permitido acontecer.” Por outro lado, os ímpios enfrentam problemas (cf. 11:8, 21; Sl 32:10).

Novamente a mentira é referida (Provérbios 12:22); o SENHOR odeia, porque se opõe tão diretamente ao seu padrão de verdade (cf. Sl 31:5). Em contrapartida, a verdade é elogiada (cf. 12:17, 19; 14: 5, 25), pois promove a justiça.

Um homem prudente não está ansioso para demonstrar seu conhecimento; ele não é como tolos que deixam escapar loucuras (12:23). “Prudente” traduz “ārûm,” astuto “em um sentido bom, uma palavra usada em outro lugar somente em Jó (5:12; 15:5) e Provérbios (12:16, 23; 13:16; 14: 8, 15, 18; 22: 3; 27:12).

Diligência e preguiça são contrastadas aqui (12:24) e no verso 27 e em 10: 4; 13: 4 (também cf. 12:11). A ideia de que uma pessoa diligente irá governar não pode significar que ele se torne um “chefe”, mas que ele está no comando de qualquer que seja sua situação. A preguiça, por outro lado, pode levar a pessoa à escravidão ou à servidão (cf. 11,29), na qual ele tem que trabalhar mais.

Como é bem sabido hoje nos campos da medicina e da psicologia, a ansiedade (12:25) pode acrescentar muitas dores ao ser humano (lit., “faz um homem curvar-se” ou deprimi-lo). Uma palavra amável e empática, no entanto, pode dar apoio a uma pessoa ansiosa e deprimida e pode animá-lo (cf. verso 18).

Uma pessoa justa não aceita ninguém como amigo; ele escolhe seus amigos com cuidado (12:26). “É cauteloso” poderia ser traduzido “pesquisador” (cf. Deuteronômio 1:33) ou “investiga” (cf. Ec 7:25). Os ímpios, no entanto, não se preocupam com quem se torna seus amigos. Os ímpios enganam outras pessoas más porque estão todas no caminho errado.

Uma pessoa preguiçosa (cf. v.24) se recusa a assar seu jogo. “Assado” (ḥārak), usado somente aqui no Antigo Testamento, é difícil de traduzir com precisão. Pode significar que o homem preguiçoso não vai nem mesmo atrás de comida.

Ou (como na NVI) isso pode significar que ele caça, mas está com preguiça de cozinhar. Diligência, no entanto, leva um caçador a valorizar o que ele adquiriu. Isso sugere que uma pessoa preguiçosa não valoriza o que possui (12:27).

A conduta correta (caminho) leva à vida, que provavelmente aqui significa bênção temporal, não vida eterna (ver 3:18). A segunda linha de 12:28 é difícil no hebraico. A reprodução de NVI desse termo é “imortalidade” é uma tradução louvável.

Embora alguns estudiosos se oponham à ideia de imortalidade no Antigo Testamento, certamente é ensinado em várias passagens (por exemplo, Jó 19:25-27; Sl 16:10; Is 25:8). (1)

Esboço de Provérbios 12:

12.1 – 12: O homem bom e o ímpio

12.13 – 19: Verdade e falsidade

12.20 – 28: Paralelo entre o bem e o mal

 

Provérbios 12.1 – 12: O homem bom e o ímpio

1 Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.

2 O homem bom obtém o favor do Senhor, mas o que planeja maldades o Senhor condena.

3 Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode desarraigar o justo.

4 A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.

5 Os planos dos justos são retos, mas o conselho dos ímpios é enganoso.

6 As palavras dos ímpios são emboscadas mortais, mas quando os justos falam há livramento.

7 Os ímpios são derrubados e desaparecem, mas a casa dos justos permanece firme.

8 O homem é louvado segundo a sua sabedoria, mas o que tem o coração perverso é desprezado.

9 Melhor é não ser ninguém e, ainda assim, ter quem o sirva, do que fingir ser alguém e não ter comida.

10 O justo cuida bem dos seus rebanhos, mas até os atos mais bondosos dos ímpios são cruéis.

11 Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.

12 Os ímpios cobiçam o despojo tomado pelos maus, mas a raiz do justo floresce.

Provérbios 12.13 – 19: Verdade e falsidade

13 O mau se enreda em seu falar pecaminoso, mas o justo não cai nessas dificuldades.

14 Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado.

15 O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.

16 O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.

17 A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras.

18 Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.

19 Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.

Provérbios 12.20 – 28: Paralelo entre o bem e o mal

20 O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está entre os que promovem a paz.

21 Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas.

22 O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.

23 O homem prudente não alardeia o seu conhecimento, mas o coração dos tolos derrama insensatez.

24 As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

25 O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.

26 O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se.

27 O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.

28 No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que nos preserva da morte.

 

Referências:

Buzzell, S. S. (1985). Proverbs. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 932). Wheaton, IL: Victor Books.

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