Provérbios 13 Estudo: As Escolhas dos Justos

Como afirmado em 8:13, temer o Senhor envolve odiar o que Deus odeia. Desde que ele odeia falsidade (12:22), o mesmo acontece com os justos. Mentir degrada e leva à desconfiança e injustiça. Os ímpios, no entanto, preferindo falsidade, trazem vergonha (lit., “causa um fedor”) e desgraça nos outros e em si mesmos (Provérbios 13:50).

Novamente, os justos e sábios, vivos, guardam ou protegem uma pessoa (cf. verso 3; 2:11; 4:6). A vida má e insensata não oferece proteção ao pecador. Ele é facilmente derrubado (Provérbios 13:6).

“Fingir” refere-se a um estilo de vida adotado (13:7). Uma pessoa pode ser rica em bens materiais, mas não tem nada social ou espiritual. Por outro lado, outra pessoa pode ser pobre materialmente, mas rica espiritualmente.

As palavras “riquezas” e” pobre” ligam este verso ao anterior (13:8). Um homem rico pode precisar usar seu dinheiro para se livrar de problemas (resgatar sua vida), mas uma pessoa pobre não é ameaçada de sequestro ou roubo. Ser pobre tem pelo menos uma vantagem.

Uma luz e uma lâmpada, metáforas comuns (ver 6:23; 20:20), referem-se aqui à vida física (13:9). Se uma lâmpada em uma tenda do Oriente Próximo saísse à noite, os arredores estavam escuros, atentos às trevas da morte. Os justos terão uma vida longa, mas os ímpios morrerão cedo. (1)

Esboço de Provérbios 13:

13.1 – 4: Quem guarda a sua boca guarda a sua vida

13.5 – 9: As escolhas dos justos

13.10 – 25: A felicidade dos justos 

Provérbios 13.1 – 4: Quem guarda a sua boca guarda a sua vida

1 O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.

2 Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência.

3 Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.

4 O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.

Provérbios 13.5 – 9: As escolhas dos justos

5 Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça.

6 A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.

7 Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza.

8 As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.

9 A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se.

Provérbios 13.10 – 25: A felicidade dos justos

10 O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.

11 O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

12 A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.

13 Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.

14 O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.

15 O bom entendimento conquista favor, mas o caminho do infiel é áspero.

16 Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.

17 O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura.

18 Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.

19 O anseio satisfeito agrada a alma, mas o tolo detesta afastar-se do mal.

20 Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

21 O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo.

22 O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.

23 A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.

24 Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

25 O justo come até satisfazer o apetite, mas os ímpios permanecem famintos.

 

Referências:

Buzzell, S. S. (1985). Proverbs. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 933). Wheaton, IL: Victor Books.

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