Bíblia de Estudo Online

Romanos 1 Estudo: A Ira e a Manifestação de Deus

Em Romanos 1, ao saudar a Igreja, Paulo fala acerca do chamado e da vocação celestial que eles receberam. Por causa disso, o apóstolo não cessa de interceder e dar graças a Deus pela vida deles, porque a notícia da fé dos cristãos de Roma se espalha por todo o mundo.

Ele declara seu profundo desejo de ver pessoalmente aos irmãos, algo que ele planeja há muito tempo e espera que a próxima tentativa seja bem sucedida.

Paulo declara seu amor pelo Reino de Deus e porque vive para anunciar o evangelho: “porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Isso motiva a anunciar a todas as pessoas que não conhecem a Jesus, ainda.

Por fim, ele fala sobre a grande degeneração moral da humanidade. Ele aponta como consequência da sua distância de Deus. Os homens não se importam com a existência do Soberano, ou mesmo com seus mandamentos.

As consequência disso, são o juízo de Deus em forma de uma geração cada vez mais corrompida e perversa (Ver Romanos Estudo).

 

Esboço de Romanos 1:

1.1 – 5: Saudação e o senhorio de Jesus Cristo

1.6 – 10: A vocação dos Romanos e a intercessão de Paulo

1.11 – 15: Paulo deseja visitar a Igreja em Roma

1.16,17: O poder do Evangelho

1.18 – 23: A ira e a manifestação de Deus

1.24 – 27: A impureza sexual e a homossexualidade

1.28 – 32: Uma disposição mental reprovável

 

Comentário:

Que descobertas eles fizeram: “…porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta”, isto é, havia alguns entre eles que tinham o conhecimento de Deus, estavam convencidos da existência de um ser supremo.

As filosofias de Pitágoras, Platão e dos estoicos descobriram muito do conhecimento de Deus, como se vê pela grande quantidade de testemunhos.

O que se pode conhecer, o que implica que há muito que não pode ser conhecido. O ser de Deus pode ser apreendido, mas não pode ser compreendido. Não podemos descobri-lo pela busca puramente humana (Jó 11.7-9).

O entendimento finito não pode conhecer perfeitamente um ser infinito; mas, bendito seja Deus, há aquilo que pode ser conhecido, o bastante para nos conduzir ao nosso fim principal, glorificá-lo e desfrutar dele; e essas coisas reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos, enquanto coisas secretas não devem ser inquiridas (Dt 29.29). (Henry, Matthhew, Comentário de Atos a Apocalipse)

 

Versículos Chave:

Romanos 1.3,4: “acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Romanos 1.8: Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 1.11,12: “Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé”.

Romanos 1.16: Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 1.18,19: “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou”.

Romanos 1.25,26: “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza”.

Romanos 1.28: “Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.