Em Romanos 13, Paulo aborda um tema delicado: a sujeição as autoridades. Os cristãos de seus dias viviam sob a opressão do império. Muitos deles eram mortos, torturados ou lançados aos leões nas arenas para divertir as multidões.
O ensino de Paulo utiliza o exemplo de Jesus que se sujeitou mesmo sofrendo a injustiça, confiando sua alma a Deus que o podia livrar.
Após isso ele mostra que o amor é o caminho para agradar a Deus e cumprir a Lei, o amor é o cumprimento da Lei.
Romanos 13 e a submissão as autoridades
Roma era a capital imperial, a sede do governo civil do império (Romanos 13.1-3). Como residentes em Roma, os primeiros leitores de Paulo estavam cientes da glória e da vergonha daquela cidade nos dias de Nero, que reinou de 54 a 68 DC.
Mas eles também eram cidadãos do reino de Cristo. Sendo assim, Paulo discutiu a relação de um cristão com seu governo e governantes civis.
Tanto em sua extensão quanto em detalhes específicos, essa discussão é a passagem chave do Novo Testamento sobre o assunto.
A exortação básica do apóstolo é: Todos devem se submeter às autoridades governamentais.
A razão básica para tal submissão é que essas autoridades são estabelecidas por Deus.
Um indivíduo que se rebela contra a autoridade, portanto, está se rebelando contra o que Deus instituiu.
Essas pessoas estão, portanto, realmente se rebelando contra Deus, e trazem julgamento civil e possivelmente divino, sobre si mesmas.
Aqueles que obedecem e fazem o que é certo não precisam temer as autoridades; na verdade, os líderes civis elogiam aqueles que fazem o bem.
Servo de Deus?
Além disso, um líder civil é um servo de Deus, um conceito frequentemente esquecido hoje (Romanos 13.4-5).
Ao elogiar aqueles que fazem o que é certo, o próprio líder civil faz o bem.
Mas, por outro lado, ele “a espada” como servo de Deus como um agente da ira.
A força governamental, usada de maneira apropriada, ajuda a prevenir a tirania e executa a justiça trazendo punição ao transgressor.
Um cristão tem duas razões para ser submisso às autoridades civis – para evitar uma possível punição e para dar atenção à sua consciência, que o incita a obedecer às ordenanças de Deus.
A responsabilidade de um cristão para com as autoridades civis envolve mais do que obediência (Romanos 13.6–7).
Também inclui apoio por meio do pagamento de impostos, como vemos em Mateus 22.21.
Isso ocorre porque os líderes, como servos de Deus, devem dedicar seu tempo integral ao governo e precisam de apoio por meio de impostos dos cidadãos, incluindo os cristãos.
Portanto, o cristão deve dar a todos o que lhe deve seja em dinheiro (impostos e receita) ou respeito e honra.
Como é bom abranger o conhecimento. Estudo essencial para complementar ainda mais o nosso entendimento.
Não precisa haver dúvida Alyne.
O primeiro mandamento é muito claro: Amarás ao Senhor Teu Deus sobre todas as coisas.
Qualquer lei humana que viole a Lei de Deus, não deve ser respeitada por nós cristãos.
Aí fica a dúvida ! Então se um governo decretar uma lei a qual não se pode mais lê a bíblia e não pode mas falar de seu nome .. Vc acataria ? Penso que Paulo não quiz dizer sobre autoridade governamental, antes aquela cidades tinha muito de colocar os povos a qual não se dobrava a outros deus, em fornalha caldeirão de fogo, na cova dos leões e assim vai o que entendo e que o que ele quiz dizer e que com sua atitude de não aceitar e permanecer firme no que não aceitou que viesse a sentença. Quem te livraria seria Deus. Como fez com Daniel por não se dobra as iguarias do rei Nabucodonosor.. Sadraque, Mesaque ,abdinego. E assim vai com seus outros filhos a qual guardou..
Gostaria de saber, quando o Sinédrio, antigo sistema jurídico judaico proibiu os discípulos de Jesus de falarem sobre ele em Jerusalém e todo o Israel, o que eles fizeram? Obedeceram? Não! Responderam: Importa obedecer a Deus do que aos homens.
Governos de outros lugares do mundo, proibindo a pregação cristã dos discípulos e discípulos dos discípulos, o que ele fizeram em relação à ordem estatal? Negaram! Desobedeceram.
Grupos de cristãos reformados na idade média e moderna o que fizeram em relação ao Estado e Igreja Romana aliados? Rejeitaram sua liderança reconhecendo Cristo como superior ao Papa e ao Governante.
Marthin Luther King Jr. em 1968, não aceitou as imposições culturais racistas apoiadas pelo Estado, o que ele fez? Marchou até Washington e impactou o governo de seu país e começou a mudança que sonhava.
Hoje várias igrejas cristãs que derespeitam Autoridades Estatais de países fechados politicamente e religiosamente mandando seus missionários? O que significa isto? Que não reconhecem o Estado como Soberano na vida das pessoas e do Reino de Deus.
Simplesmente penso que Paulo ou se equivocou num sentimento quase que infante ou associando as histórias de alguns reis de Israel que eram escolhidos por Deus por orientação de profetas ou alguém de fato mal intencionado traduziu erroneamente para dar sustento a poderes sobre as massas sendo eles geralmente inescrupulosos. Ainda que a igreja, cristãos, digam que obedecem a essa específica orientação paulina, na prática não acontece tal, manifestando-se a igreja por meio de repúdios, negações de ações ordenadas pelo Estado que não possuem nenhuma ou maior punição e julgam-nas como injustas, improcedentes, desleais aos direitos naturais e liberdade religiosa. Estado é um instrumento que pode ser extremamente perverso e já tivemos muitos exemplos na história e ainda temos hoje em alguns lugares do mundo e é impensável que Deus permite, compactua com tal coisa, pelo contrário pagarão o grande mal no Juízo Final pelo que fizeram a milhares de seus habitantes que viviam sob sua égide.
Foi instituído por nós, com a permissão de Deus.
gostaria de saber se o Lula quando foi presidente do Brasil, foi instituído por Deus
A Deus somente pertence a hora, Glória e o louvor, a sabedoria excelente.
Entendi que o respeito e submissão as leis terrenas, ela carimba nossa relação com Cristo porque temos que ser exemplo para os demais,E quando obedecemos as autoridades aqui na terra não só estamos obedecendo a Deus, mas támbem nossa mente conscientizada no nosso comportamento perante as leis imposta pelas as autoridades, e quando um ímpio ve um cristão obediente as leis terrenas, ele enxerga a elucidação de Deus em nos.
Realmente o amor é o cumprimento da lei
Muitas igrejas dizem que dê honra aos presbitérios, pastores, levitas, e etc no púlpito das igrejas e o que Paulo disse não foi isto neste capítulo de Romanos 13
Este estudo é de grande importância para o nosso elevo espiritual Glória a Deus amém pois Deus é a fonte de toda a sabedoria