Em Romanos 4, Paulo começa falando sobre a justificação da fé. Ele cita o exemplo de Abraão para mostrar que a justiça de Deus se manifesta por meio da fé e isso ocorreu antes do anúncio da lei para que todos, judeus e gentios fossem justificados pela fé.
O seu argumento prossegue com o episódio entre Abraão e Isaque, aonde o patriarca se sujeitou a ordenança divina para sacrificar seu filho.
Paulo mostra que Abraão creu contra a esperança e não duvidou por incredulidade da promessa, isto porque confiava na promessa de Deus.
Esboço de Romanos 4:
4.1 – 8: Abraão e a justificação pela fé
4.9 – 13: Abraão é pai dos circuncisos e dos incircuncisos
4.14 – 17: A promessa que vem pela fé
4.18 – 25: O exemplo da fé de Abraão
“Abraão creu em Deus”
Muito se fala sobre como o Antigo Testamento está “ultrapassado”, mas isso não é verdade.
Devemos nos lembrar que “TODA” a Escritura é inspirada e não apenas o Novo Testamento ou o período da graça, em Jesus.
Os homens e mulheres de Deus da antiga aliança são listados como sendo heróis da fé (Hebreus 11), e o que eles tinham em comum além das muitas tribulações?
Fé!
Abraão foi justificado diante de Deus pela fé, não por suas obras (Romanos 4:3).
É um fato que sua fé motivava suas decisões e estilo de vida, mas ele foi aceito diante de Deus por acreditar, não por ter um bom desempenho religioso.
O que eu e você precisamos fazer para ser aceitos diante de Deus?
O mesmo!
Sendo assim, acredite. Pare de desconfiar de um Deus que nunca mentiu ou faltou com a Palavra. Se for desconfiar de alguém desconfie de si mesmo, não dele.
Vamos nos humilhar diante do Senhor e reconhecer nossos pecados e fragilidades, mas crendo que ele é poderoso para nos perdoar e fortalecer.
Acreditemos em suas palavras e promessas, elas nunca falharam. Vamos crer em Jesus e fazer dele nossa justiça, dessa forma, seremos justificados assim como foi Abraão.
Ola irmãos. Graça de paz!
Vejo esse argumento de Paulo dando o exemplo da Fé de Abraão não no episódio de Isaque e sim no da promessa que ele seria pai de muitas nações pois vemos nos versos 18,19,20 deste capitulo 4 de Romanos ele mesmo contra a esperança , em esperança creu.
Que Deus abençoe a sua Palavra em nossos corações.
Amém Jessica!
Obrigado por sua contribuição.
Muito bom esse esboço sobre a fé de Abraão! Que o Senhor Deus os abençoe ricamente.