Em Romanos 5, Paulo mostra a importância do sacrifício de Jesus na Cruz no nosso relacionamento com Deus. Anteriormente estávamos em guerra com Deus, agora, porém temos paz, graças a Jesus Cristo.
Ele ressalta a importância desse sacrifício e do amor de Deus exatamente quando nós andávamos depravados em nossos pecados. A morte e ressurreição de Jesus põe fim ao reino da morte que começou em Adão e foi até Moisés e a lei, isto é quando Jesus ressuscitou a morte foi derrotada.
Esboço de Romanos 5:
5.1 – 5: Jesus Cristo nos dá paz com Deus
5.6 – 10: Jesus Cristo morreu pelos ímpios
5.11 – 13: Todos pecaram
5.14 – 17: O Reino da morte
5.18 – 21: O ato de justiça
“Justificados pela fé, temos paz com Deus”
Existe uma inimizade natural entre Deus e o ser humano desde o Éden, mas não foi sempre assim.
Antes da queda, existia uma amizade natural entre a Criador e a criatura. Com regularidade diária o Senhor visitava o jardim para conversar com o primeiro casal.
Contudo, a escolha errada nos colocou na rota do distanciamento.
Hoje, não entendemos a linguagem de Deus e por natureza somos filhos da ira.
Mas apesar disso, podemos dar graças a Deus por intermédio de Jesus Cristo e por meio dele ter acesso a reconciliação e a esperança da ressurreição, do novo céu e da nova Terra.
Porém, antes que isso aconteça, é necessário que suportemos as aflições do tempo presente e sejamos aperfeiçoados até que tenhamos o caráter de Cristo (Romanos 5:3-5).
Uma vez que confessamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos reconciliados e podemos ter acesso com confiança a presença de Deus.
Podemos nos ajoelhar diante dele com reverência, temor e amor tendo a segurança de que somos benvindos, aceitos, queridos em sua presença.
No entanto, é muito importante lembrar que essa justiça não é mérito nosso, ela é do início ao fim, mérito de Jesus.
Por isso, em Romanos 5:1 o Espírito Santo nos diz que tendo sido “justificados pela fé, temos paz com Deus”.
Sou seu fã tenho aprendido muito com vc através dos seus ensinamentos que Deus te capacite ainda mais para nos abençoar tbm que o Amor em Cristo Jesus lhe conceda a graça em Jesus Cristo.
Obrigado João, sou muito grato por suas palavras de encorajamento 🙂