Romanos - Bíblia de Estudo Online

Embora a viagem projetada de Febe a Roma (Romanos 16:2) fosse, sem dúvida, a ocasião específica para Paulo escrever esta carta, ele tinha vários objetivos por escrito. O mais óbvio era anunciar seus planos de visitar Roma depois de seu retorno a Jerusalém (15:24, 28-29; cf. Atos 19:21) e preparar a comunidade cristã para sua vinda.

Os crentes em Roma estavam no coração de Paulo e na lista de orações há muito tempo (Rom. 1: 9-10) e seu desejo de visitá-los e ministrar a eles, não cumpridos até este ponto, estava finalmente prestes a ser satisfeito (1:11-15; 15:22-23,29,32). Portanto, Paulo queria informá-los de seus planos e fazer com que eles antecipassem e orassem por seu cumprimento (15: 30-32).

Um segundo propósito que Paulo teve para escrever esta carta foi apresentar uma declaração completa e detalhada da mensagem do evangelho que ele proclamou.

O Apostolo estava ansioso “para pregar o evangelho também para vocês que estão em Roma” (1:15) e ele queria que eles soubessem o que era. Como resultado desta carta, Paulo realizou o que Judas desejava fazer, “escrever-lhe sobre a salvação que compartilhamos” (Judas 3).

Talvez Judas tenha sido impedido de fazer isso porque Paulo já tinha, pois Romanos certamente é uma apresentação muito completa e lógica do plano de salvação do Deus Triúno para os seres humanos, desde o princípio na condenação do homem no pecado até a sua consumação na eternidade divina, presença, conformada à imagem do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo.

Romanos: Capítulos

Capítulo 1: A Ira e a Manifestação de Deus

Capítulo 2: A Imparcialidade de Deus

Capítulo 3: Não Há Nenhum Justo Sequer

Capítulo 4: Abraão e a Justificação Pela Fé

Capítulo 5: Jesus Cristo e a Paz Com Deus

Capítulo 6: Não Podemos Viver no Pecado

Capítulo 7: A Lei e o Pecado

Capítulo 8: Não Há Condenação em Jesus

Capítulo 9: A Palavra de Deus Não Falhou

Capítulo 10: A Fé Vem Pelo Ouvir

Capítulo 11: Deus Não Rejeitou Israel

Capítulo 12: O Corpo de Cristo e os Dons

Capítulo 13: O Amor é o Cumprimento da Lei

Capítulo 14: Cada Um Prestará Contas a Deus

Capítulo 15: O Deus da Esperança

Capítulo 16: Saudações aos Irmãos

 

Referências:

Witmer, J. A. (1985). Romanos Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 436-437). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here