Em Rute 3 vemos que Noemi instrui sua nora, sobre como deve proceder para que Boaz exerça seu direito de resgate e se torne seu marido.
Embora não fosse jovem, Boaz era um homem muito digno e temente ao Senhor, e além disso, ele tinha grande apreço por Rute e Noemi, especialmente por causa de sua história.
Rute fez conforme Noemi orientou, e quando Boaz a viu, louvou a Deus por sua atitude e disse-lhe que iria pedir o direito de resgate, no dia seguinte.
A vida dessas duas mulheres estava prestes a mudar, por causa de bondade do Senhor, e pelo trabalho em equipe, realizado por duas pessoas que se amam e querem o bem, uma da outra.
Noemi e Rute, são um grande exemplo para as famílias de hoje. Pois as famílias brasileiras estão cheias de muitos conflitos, que inclusive geram muitas piadas.
O conluio social diz que sogra é algo que “o Diabo fez”, é vista como maldita, promotora de conflitos, enfim.
Na história dessas duas mulheres de Deus, vemos o que é a vontade de Deus para os familiares. Que eles se ajudem, se amem, se respeitem, aconselhem um ao outro para o bem, edificação e sucesso.
Esboço de Rute 3:
3.1 – 5: Conselhos de Noemi a Rute
3.6 – 13: Boaz acolhe Rute
3.14 – 18: Rute volta à Noemi
Conselhos de Noemi a Rute
1 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade.
2 Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.
3 Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
4 Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer.
5 Respondeu Rute: “Farei tudo o que você está me dizendo”.
Boaz acolhe Rute
6 Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado.
7 Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se.
8 No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.
9 “Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, disse ela. “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.”
10 Boaz lhe respondeu: O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!
11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
12 É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.
13 Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã.
Rute volta à Noemi
14 Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear para não ser reconhecida. Boaz pensou: “Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira”.
15 Por isso disse: “Traga-me o manto que você está usando e segure-o”. Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois ele voltou para a cidade.
16 Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: “Como foi, minha filha?” Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,
17 e acrescentou: “Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: “Não volte para a sua sogra de mãos vazias””.
18 Disse então Noemi: “Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo”.
A paz do Senhor, esse resumo me ajudou bastante no breve estudo que fiz.
Quero saber de qual Bíblia de estudo que você tirou esses versículos? Achei a linguagem de muito mais fácil compreensão e quero adquirir uma.
Paz Deise!
A tradução dessa bíblia é a NVI, os comentários são meus.
Amo está estória de rute…Pois se endentifica com o que Deus fez na minha vida….???