O livro de Rute é uma figura perfeita daquilo que Cristo faz por nós, pecadores. Isso acontece, porque ela, uma estrangeira moabita que está viúva e decidiu seguir sua nora, idosa e também viúva, foi resgatada por Boaz, um homem de Deus, generoso e digno.
Na primeira parte, no capítulo 1, vemos que a calamidade atingiu essa família. Elimeleque, marido de Noemi morreu primeiro, em seguida, seus dois filhos. Três mulheres viúvas passaram a compor a família: Noemi, Rute e Orfa.
Na segunda parte, vemos que Orfa se despediu de Noemi e Orfa, permanecendo com os moabitas. Rute, por outro lado, permaneceu com Noemi e saiu para colher espigas no campo de Boaz.
Ne terceira parte, vemos a generosidade de Boaz, como ele é amado e respeitado por seus servos e como a história de Rute e Noemi o impactaram. A partir daqui, vemos que ele é um dos resgatadores de Noemi e pode se tornar marido de sua nora, caso queira.
Na quarta parte, vemos que Boaz exerce seu direito e casa com Rute, remindo a ela e Noemi. O casamento deles gera a Obede, que avô de Davi. Isso significa que a moabita, entrou para a linhagem de Jesus e passou a fazer parte da família de Deus.
Esta é uma bela história de como o nosso Deus é bom e cuida daqueles que o temem e seguem.
Capítulos:
Capítulo 1: O Amor de Noemi Por Sua Nora
Capítulo 2: A Generosidade de Boaz
Capítulo 3: Conselhos de Noemi a Sua Nora
Capítulo 4: O Casamento de Boaz Com Rute
Muito erros em relação aos nomes
Parabéns pelo ótimo estudo. DEUS o abençoe com abundância em tudo. Muito me edificou. Glórias a Deus por sua vida.
Diego gostaria de saber se seu estudo tem a parte histórica e geográfica. Acho super bacana quando a gente estuda também sobre a cultura, situação geográfica dos locais, porque fica muito mais fácil de entender e também conversar com pessoas de outras religiões ou até ateus.
Não Sofia, não tem.