No Salmos 11, o salmista Davi abre o coração diante de Deus. Aparentemente, ele está sendo tentado. Provavelmente Davi escreveu este salmo, no começo dos ataques de inveja tidos por Saul.

É possível, que alguns de seus companheiros o tenham aconselhado a fugir, se exilar. Ele está lutando contra esta tentação, sua esperança de refúgio está em Deus.

Davi confia que o Senhor Deus, vê todas as coisas. Injustiças não passarão diante de seus olhos. Por isso, ele concluí sua oração dizendo: “Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face”.

Somos Provados

A agitação de uma árvore (eles dizem) faz com que se arranque a raiz mais profunda e mais firme.

A tentativa dos inimigos de Davi de desencorajar a sua confiança em Deus o compromete a apegar-se o mais junto possível aos seus primeiros princípios e a revisá-los, o que ele faz aqui abundantemente para a sua própria satisfação e para silenciar todas as tentações à infidelidade.

O que era chocante para a sua fé, e tem sido assim para a fé de muitos, era a prosperidade das pessoas ímpias em seus caminhos ímpios, e os desesperos e angústias a que os melhores homens são reduzidos de vez em quando.

Daí um pensamento tão mau como esse estar prestes a surgir: certamente que é em vão servir a Deus, e nós podemos chamar o orgulhoso de feliz. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 11:

11.1 – 3: No Senhor me refugio

11.4 – 6: Senhor prova o justo

11.7: O Senhor é justo

 

Salmos 11.1 – 3: No Senhor me refugio

1 No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?

2 Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.

3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

Salmos 11.4 – 6: Senhor prova o justo

4 O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.

5 O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

6 Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.

Salmos 11.7: O Senhor é justo

7 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here