Salmos - Bíblia de Estudo Online

Davi ouviu uma conversa celestial entre o Senhor (Yahweh) e o Senhor de Davi (‘ăḏōnay), isto é, entre Deus o Pai e o Messias (Salmos 110:1–2). O verbo diz que é ne’um, uma palavra frequentemente usada para descrever um oráculo ou uma revelação.

Neste oráculo, Yahweh disse que o Senhor de Davi, o Messias, está sentado à direita de Javé (cf. v. 5), o lugar da autoridade, até a consumação dos séculos (cf. 2: 8-9). Naquele tempo, o Senhor enviará o Senhor de Davi, o Messias, para submeter seus inimigos a ele. Um banquinho retrata subjugação completa. Com o seu cetro, o Messias irá governar os seus inimigos.

O domínio do Messias

Outros acompanharão o Messias, voluntariamente se oferecendo para participar de Sua batalha. Mas esta não será uma batalha comum. Este será julgamento justo derramado sobre o ímpio.

Portanto, a santidade é o adorno necessário. Como os antigos israelitas tiveram que se consagrar ao Senhor antes de irem para a batalha, assim, na consumação dos séculos, os crentes devem ser santos (2 Pedro 3: 10-11, 14).

Os jovens guerreiros são comparados ao orvalho (NVI marg.) da manhã. Isto sugere várias ideias, incluindo a sua frescura, a sua aparição repentina, os seus números brilhantes e até o momento da sua aparição: no início da manhã (o útero da aurora).

Portanto, os servos do Messias terão feito ofertas voluntárias a Ele, serão adornados em santidade e aparecerão repentinamente com vigor juvenil. (1)

Esboço de Salmos 110:

110.1 – 3: Senta-te à minha direita

110.4 – 7: Sacerdote Eterno

 

Salmos 110.1 – 3: Senta-te à minha direita

1 O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

2 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!

3 Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Salmos 110.4 – 7: Sacerdote Eterno

4 O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

5 O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.

6 Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.

7 No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Psalms. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 873–874). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here