Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 110 Estudo: “Senta-te à Minha Direita”

No Salmos 110, o Salmista nos apresenta descrições precisas da soberania e domínio do Messias. Durante uma de suas discussões com os fariseus, o Senhor Jesus Cristo citou um de seus trechos:

“Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?” (Lucas 20:42-44)

É um Salmo completamente messiânico. Ele nos mostra que o sacerdócio de Jesus, ao contrário dos demais é eterno, ou seja, a glória de Deus em Jesus Cristo jamais será revoada.

Esse salmo é puro evangelho, ele refere-se só e totalmente a Cristo, o Messias prometido aos pais e esperado por eles. Fica claro que os judeus da Antiguidade, mesmo os piores deles, entendiam assim; contudo, os judeus modernos esforçam-se para perverter e nos roubar isso.

Pois quando o Senhor Jesus propôs uma pergunta para os fariseus sobre as primeiras palavras desse salmo, no ponto em que Ele tem certeza de que Davi, em espírito, chama Cristo de Senhor embora seja seu Filho.

Os fariseus, antes, escolhem não dizer nada e ficar irritados em vez de se perguntar se Davi, na verdade, falava do Messias ou não.

Pois eles submetem-se livremente a uma verdade tão clara, embora prevejam que ela se tornará sua desgraça (Mateus 22.41 etc.).

No entanto, não resta dúvida de que aqui o profeta fala dele e não de nenhum outro homem. Cristo, como nosso Redentor, executa o ofício de profeta, de sacerdote e de rei com referência a sua humilhação e sua exaltação; e temos um relato de cada um desses ofícios aqui.

Seu ofício profético (v. 2). Seu ofício sacerdotal (v. 4). Seu ofício real (v.v. 1,3,5,6). Sua situação de humilhação e de exaltação (v. 7). Ao cantar esse salmo, devemos demonstrar fé em Cristo, submeter-nos totalmente a Ele, a sua graça e governo.

E triunfar nele como nosso profeta, sacerdote e rei por quem esperamos ser governados, ensinados e salvos para sempre e como profeta, sacerdote e rei de toda a igreja, deve reinar até que derrube todo governo, principado e poder oponentes e liberte o reino de Deus Pai. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 110:

Salmos 110.1 – 3: Senta-te à minha direita

Salmos 110.4 – 7: Sacerdote Eterno

 

Salmos 110.1 – 3: Senta-te à minha direita

1 O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

2 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!

3 Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Salmos 110.4 – 7: Sacerdote Eterno

4 O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

5 O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.

6 Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.

7 No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.