Salmos - Bíblia de Estudo Online

No Salmos 112, o Salmista dá prosseguimento ao último verso do capítulo anterior. Ele fala sobre a felicidade dos que temem a Deus. Embora haja um ensino errôneo sobre a prosperidade, há também o ensino certo. Na verdade, é praticamente impossível você servir a Deus e não prosperar, em todos os sentidos.

É exatamente o que o Salmos 112 nos mostra. O Salmista diz: “Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá”.

Uma das grandes bênçãos do nosso relacionamento com Deus é a paz. O mundo jaz em más notícias. É morte, guerras, assaltos, homossexualidade, adultério, divórcio, enfim.

Há uma série de más notícias que nos cercam todos os dias. Mas o Espírito Santo mantém em paz aqueles que temem ao Senhor.

Que riqueza!

Podemos celebrar a Deus somente por isso. Apenas esta dádiva é motivo de grande alegria no Senhor.

Esboço de Salmos 112:

112.1 – 3: A prosperidade do justo

112.4,5: A luz raia para o íntegro

112.6 – 10: Não temerá más notícias

 

A Reputação do Justo

O homem bom deve ter reputação segura, e isso é uma grande satisfação. O homem bom deve ter bom nome, um nome, junto a Deus e às pessoas boas, pelas coisas boas que faz: o justo ficará em memória eterna (v. 6).

Nesse sentido, sua justiça (o memorial dela) permanece para sempre (v. 9). Há os que fazem tudo que podem para manchar a reputação dele e cumulá-lo de reprovação, mas sua integridade será comprovada, e a honra de sua integridade sobreviverá a ele.

Alguns que são eminentemente justos ficarão em memória eterna na terra; onde a Escritura for lida, as boas obras deles são contadas para sua memória. E a memória de muitos homens bons já mortos ainda é abençoada.

Mas no céu, a memória deles será realmente eterna, e a honra de sua justiça permanecerá para sempre, bem como a recompensa por ela, na incorruptível coroa de glória.

Os que são esquecidos e desprezados na terra são lembrados e honrados lá, e vossa fé […] se ache em louvor, e honra, e glória (1 Pedro 1.7); depois, no mais longínquo possível, o poder do homem bom, quando ele é um conquistador, será exaltada em glória como o do unicórnio.

O Dia Vai Chegar!

Os homens ímpios, agora orgulhosos, levantam a fronte altiva, mas eles serão todos quebrantados (SI 75.5,10). O piedoso, em sua humildade e humilhação, revolve a […] cabeça no pó (Jó 16.15); mas chegará o dia em que será exaltado em glória.

O que especialmente se reverterá em honra para o homem bom é sua liberalidade e generosidade com o pobre: é liberal, dá aos necessitados; ele não permite que sua caridade seguisse apenas um canal nem que fosse dirigida a algumas poucas coisas pelas quais tinha carinho especial.

Ele a distribui, reparte com sete e ainda até com oito, semeia sobre todas as águas, e ele, ao distribuir assim, cresce, e a sua justiça permanece para sempre.

A bondade não é chamada de justiça porque nos justifica por fazer expiação por nossas más obras, mas porque ela é uma obra boa que somos obrigados a realizar; portanto, se não somos caridosos, não somos justos, detemos dos seus donos o bem.

A honra do justo permanece para sempre, pois, no grande dia, prestar-se-á atenção nela. Tive fome, e destes-me de comer. Isso é mencionado como uma indução e encorajamento à amar o próximo (2 Co 9.9).

2 COMENTÁRIOS

  1. Creio que este estudo possui grande equívoco ao falar de assuntos atuais. Um bom estudante da Bíblia sabe e conhece suas contradições e, ao falar em homossexualidade como um mal (QUE NÃO ESTÁ EM NENHUM TESTAMENTO), este estudo perde sua valia, uma vez que não é pecado, MAS SIM, uma interpretação (pessoal do estudante). A homofobia, ou qualquer pré-conceito ao outro (irmão, perante a Deus) é um pecado de julgamento.

    • Não está em nenhum testamento?

      Homofobia?

      Você está equivocada Aline.

      Homofobia significa: aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.

      Você não encontra isso em nenhum dos meus textos, nem na minha vida.

      Se eu discordo da prática?

      Sim!
      Acredito que é pecado contra Deus e leva o praticante ao Inferno, em caso de morte sem arrependimento. Esta é minha maior preocupação.
      Sugestão de leitura: https://www.jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/estudo-biblico-sobre-pecado/

      Deus abençoe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here