marca_final-01

Salmos 122 Estudo: “Vamos à Casa do Senhor!”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No Salmos 122, o Salmista Davi descreve o seu amor por Jerusalém, a cidade santa. Foi durante seu reinado que ela foi escolhida como a cidade que levaria o nome do nosso Deus.

Com isso, o rei demonstra grande alegria quando as pessoas lhe convidam para ir ao Templo, construído dentro de seus muros: “Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”” (v.v 1).

É nosso dever amar a Casa de Deus, o lugar da nossa congregação e o povo que está ali. A Casa de Deus, embora seja constituída por seres humanos é lugar de paz e harmonia, não de intrigas, brigas por poder, partidarismo, e outras carnalidades. Deve ser um ambienta agradável, um pedaço do céu na Terra.

Davi continua estimulando os leitores a orar pela paz de Jerusalém, sob uma grande promessa: “Vivam em segurança aqueles que te amam!” (v.v 6).

A cidade santa sempre foi alvo de muitas guerras e conflitos. Uma estreita faixa de terra que causa, sempre muito desconforto no Diabo, pois ali há promessas de Deus, feitas a Abraão, Isaque e Jacó.

É nosso dever orar por Jerusalém, pela cidade do nosso Deus. Ela será revestida de glória e seu nome permanecerá para sempre. A nossa oração deve ser: “converte o coração dos judeus Senhor e de todos aqueles que estiverem e forem à Jerusalém”.

Aqueles que buscam o bem da cidade santa são amados por Deus, e desfrutarão de segurança e paz.

Esboço de Salmos 122:

122.1 – 5: “Vamos à casa do Senhor!”

122.6,7: Orem pela paz de Jerusalém

122.8,9: Paz seja com você!

 

Salmos 122.1 – 5: “Vamos à casa do Senhor!”

1 Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

2 Nossos pés já se encontram dentro de suas portas, ó Jerusalém!

3 Jerusalém está construída como cidade firmemente estabelecida.

4 Para lá sobem as tribos do Senhor, para dar graças ao Senhor, conforme o mandamento dado a Israel.

5 Lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa real de Davi.

Salmos 122.6,7: Orem pela paz de Jerusalém

6 Orem pela paz de Jerusalém: Vivam em segurança aqueles que te amam!

7 Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas!

Salmos 122.8,9: Paz seja com você!

8 Em favor de meus irmãos e amigos, direi: Paz seja com você!

9 Em favor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o seu bem.

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

6 COMENTÁRIOS

  1. O livro de salmos como sabemos, é um livro de cânticos e poesias escrito, por vários autores, Davi, Salomão e alguns historiadores até dizem que Moisés também deixou alguns cânticos, vale lembrar que alguns pregadores da palavra de Deus atribuem o livro inteiramente a Davi, más a própria palavra diz que o povo perece por falta de conhecimento.

  2. Isso é contraditório afinal Salomão foi quem construiu o 1 templo bem depois da morte de Davi.e pelos pecados de Salomão Deus não habita mais em templos conforme ele mesmo dizem 1 Reis 9:6
    E q vem a acontecer em 1 Reis 11:4(Salomão adora outros Deuses e constroem templos pra eles)
    Tanto q Depois os apóstolos CONFIRMAM isso falando q o Deus que criou o céu e a terea nao habita em templos feitos por mãos de Homens(atos 17:24)

  3. Tenho observado que alguns salmistas quando cantam o salmo 121, que alegria quando me disseram vamos a casa do senhor, na última estrofe, no verso a sede da justiça, estão pronunciando com o som fechado ( sêde ) que dá sentido de vontade de beber algo, sendo que de acordo com o salmo entendo que seja sede, som aberto, que indica cidade. O que você me diz? Será que eles não entenderam o salmo, ou eu?Me esclareça esta dúvida , por favor

  4. Com isso, o rei demonstra grande alegria quando as pessoas lhe convidam para ir ao Templo, construído dentro de seus muros: “Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”” (v.v 1).
    Amado, não entendi essa parte. Como pôde Davi ir ao templo se o templo só foi construído por Salomão após a morte de Davi?

  5. querido irmão louvável a colocação a espeito do salmo 122,todavia, gostaria de acrescentar que também ele faz mCasa de adoração (salmos 5.7) casa de edificação ( efésios 4.12).A Paz querido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});