Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 128 Estudo: Como é Feliz Quem Teme

No Salmos 128, o Salmista contínua falando sobre a importância do temor do Senhor para a família. No Salmos 127, Salomão nos mostra que a prosperidade geral da família, isto é, em todos os sentidos, depende de Deus.

Aqui no Salmos 128, o salmista nos mostra que a família só desfrutará desta felicidade, se viver no temor do Senhor. Por isso ele diz: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!”.

A promessa de Deus é que esta família, que é fiel ao Senhor não morrerá de fome, isto é, terá sempre o suficiente para viver. Mesmo em meio ao caos e tribulação.

A geração desse casal será abençoada, ou seja, os filhos e filhas temerão ao Senhor, crescerão e frutificarão sobre a Terra.

Portas serão abertas, vidas serão transformadas, curas serão liberadas, ou seja, a família que teme ao Senhor, verá a glória de Deus no seu dia-a-dia.

Esse salmo, como o anterior, é para a família. No salmo anterior aprendemos que a prosperidade de nossa família depende da bênção de Deus. Nesse, somos ensinados que a única maneira de obter essa bênção que traz conforto para nossa família é viver no temor a Deus e na obediência a Ele.

Os que fazem isso, em geral, são abençoados (v.v. 1,2,4), em particular eles são prósperos e bem-sucedidos em seu trabalho (v. 2). Seus relacionamentos são agradáveis (v. 3).

Eles devem viver para ver sua família criada (v. 6). Eles têm a satisfação de ver a igreja de Deus em condição próspera (v.v. 5,6).

Devemos cantar esse salmo na firme crença desta verdade: que a religião e a piedade são os melhores amigos para a prosperidade exterior, dando louvor a Deus por sermos assim abençoados e por acharmos que realmente o somos, encorajando a nós mesmos e aos outros com isso.

Aqui é afirmado várias vezes como verdade indubitável que os que são verdadeiramente santos são verdadeiramente felizes.

Aqui somos assegurados que os abençoados são os que temem ao Senhor e andam nos seus caminhos, os que têm profunda reverência por Deus em seu espírito e dão evidência disso pela conformidade regular e constante à vontade dele.

Quando o temor de Deus é o princípio predominante no coração, a tendência geral da conversão estará de acordo com isso. E pretendemos em vão ser os que temem a Deus se não temos consciência de observar seus caminhos e de não sermos levianos neles nem desviarmos deles.

Esses são abençoados (v. 1) e devem ser abençoados (v. 4). Deus abençoa-os, e o fato de pronunciar que estão abençoados os torna abençoados. Eles são abençoados agora, devem ainda ser abençoados e para sempre. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 128:

Salmos 128.1 – 4: Como é feliz!

Salmos 128.5,6: Que o Senhor o abençoe

 

Salmos 128.1 – 4: Como é feliz!

1 Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!

2 Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.

3 Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.

4 Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!

Salmos 128.5,6: Que o Senhor o abençoe

5 Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,

6 e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});