Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 134 Estudo: Bendigam o Senhor

No Salmos 134, o Salmista exorta os sacerdotes que cobriam o turno da noite, no santuário, a adorar a Deus. O desejo do Salmista é que eles não perdessem tempo com conversas vãs, entre si mesmo.

Ele não queria que eles, aqueles que servem no Templo, gastassem tempo com coisas que não edificam. Por isso ele diz: “Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o Senhor!”.

Mesmo após um dia inteiro de serviço no Templo, ele não queria ver os sacerdotes parados. Que grande lição!

Como servos de Deus, é nosso dever adorar ao Senhor. Devemos fugir da tentação de gastar nosso tempo em coisas que não edificam. Devemos aprender a remir o tempo, isto é, a administrá-lo melhor e discernir o que realmente é importante em nossa vida.

Esse é o último dos quinze cânticos dos degraus e, se eles, em alguma época, foram entoados juntos no culto do templo, esse salmo é apropriado para ser o fechamento deles, pois seu propósito é incitar os ministros a prosseguirem com seu trabalho à noite quando as solenidades do dia tiverem acabado.

Alguns fazem esse salmo ser um diálogo. Nos dois primeiros versículos, os sacerdotes, ou levitas, que velam a noite toda a fim de vigiar a casa do Senhor são chamados a não desperdiçar seu tempo, embora estivessem de vigília, com conversas inúteis, mas com atos de devoção.

No último versículo, os que foram chamados a louvar a Deus e orar a Ele por aquele que lhes concedeu a exortação, ou o sumo sacerdote ou o capitão da guarda.

Ou, os que fazem esse serviço exortam-se mutuamente e oram uns pelos outros. Ao cantar esse salmo, devemos nos encorajar a dar a Deus e a encorajarmos uns aos outros a esperar por misericórdia e graça dele.

Bendizermos a Deus, ou seja, falarmos bem dele, o que somos ensinados a fazer aqui (v.v. 1,2). 1. Esse é um chamado a ser atendido pelos levitas.

Eles eram os servos do Senhor por ofício, designados para ministrar em coisas santas; eles desempenhavam serviço no santuário e mantinham a custódia da casa do Senhor (Números 3.6 etc.). (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 134:

Salmos 134.1 – 3: Bendigam o Senhor 

 

Salmos 134.1 – 3: Bendigam o Senhor

1 Venham! Bendigam o Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor.

2 Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o Senhor!

3 De Sião os abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. pastor jonas Domingos da silva disse:

    muito bom estas mensagem estudo ótimo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.