Salmos - Bíblia de Estudo Online

No Salmos 138, o Salmista Davi compõe um cântico de adoração e gratidão a Deus. É nítido prazer e a satisfação que ele tem de ser grato ao Senhor por tudo.

Essa gratidão se revela na sua piedade, isto é, o agir de Deus em sua vida, o motiva a ser mais obediente, temente e santo para Deus. Uma das características mais belas dos salmos é a revelação de que sempre quando invocado, Deus responde.

É comum no decorrer do livro encontrarmos a expressão: “Quando clamei, tu me respondeste”. Isso deve ser motivo de encorajamento para nós. Podemos clamar a Deus e oferecer sacrifícios de louvor, aquele que age em favor das nossas vidas.

Esboço de Salmos 138:

138.1,2: Eu te louvarei, Senhor

138.3 – 5: Quando clamei

138.6 – 8: Olha para os humildes

 

Salmos 138.1,2: Eu te louvarei, Senhor

1 Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.

2 Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.

Salmos 138.3 – 5: Quando clamei

3 Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.

4 Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.

5 Celebrarão os feitos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor!

Salmos 138.6 – 8: Olha para os humildes

6 Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.

7 Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

8 O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

7 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi o texto inicial do salmos qua do ele fala “Diante de todos os Deuses..” Que história é essa de vários Deuses? Davi não acreditava em um só Deus? E por que ele falou isso?

    • Por que assim como hoje e em todas as épocas, o ser humano criou seus “deuses”. Hoje no Brasil, por exemplo, Maria aparece como uma grande deusa para muitos cristãos católicos.

      O que Davi está dizendo é que, diante de todos os deuses criados pelo ser humano, o Senhor é superior.

    • Meu amigo, existem milhões e milhões de deuses. Agora, o criador, o Todo Poderoso; somente um. Qdo ele se refere aos deuses, ele está se referindo aos ídolos que as pessoas de certa forma acreditam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here