Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 42 Estudo: Onde está o seu Deus?

No Salmos 42, o Salmista Davi nos revela o seu profundo anseio pela presença de Deus. “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”.

Ao longo dos séculos milhares de homens e mulheres de Deus, repetiram o Salmos 42 em oração, tornando-o um dos mais conhecidos da Bíblia Sagrada.

O Salmista tem um profundo diálogo com sua própria alma. Ela está perturbada e abatida, daí ele a questiona:

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

A fé consola a razão. Ele não vê razão na dor de sua própria alma. Ele a estimula a confiar em Deus, porque a sua intimidade com Deus lhe garante que o Senhor Deus agirá.

Quando estamos passando por momentos difíceis, não é incomum que aqueles que nos observam perguntem: “Onde está o seu Deus?”. Eles nos afrontam, porque para eles a nossa fé parece ser, sem fundamento.

Contudo, o Salmista não cede a provocação. Ele clama ao Senhor Deus que lhe conceda graça e continua esforçando sua alma:

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

Ou seja, a esperança dele é, que quando tudo acabar, haverá louvores a Deus em seus lábios.

Esboço de Salmos 42:

Salmos 42.1 – 4: Como a corça

Salmos 42.5 – 7: A alma perturbada

Salmos 42.8 – 11: “Onde está o seu Deus?”

 

Salmos 42.1 – 4: Como a corça

1 Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

3 Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”

4 Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.

Salmos 42.5 – 7: A alma perturbada

5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e

6 o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.

7 Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.

Salmos 42.8 – 11: “Onde está o seu Deus?”

8 Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

9 Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

10 Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”

11 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.