No Salmos 43, o Salmista Davi aparentemente continua a oração iniciada no Salmos 42. Chegamos a esta conclusão pela semelhança das palavras e também a repetição do último verso:

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

Sua oração é com a finalidade de que o Senhor Deus lhe faça justiça e o livre dos seus adversários. Ele tem esta segurança porque Deus é o seu auxílio.

Mais uma vez, assim como no Salmos 42, ele estimula sua alma a esperar em Deus, a ter paciência. Pois certamente, o Senhor colocará louvores em seus lábios no final.

Cura Senhor

Este salmo, provavelmente, foi escrito na mesma ocasião que o anterior, e, por não ter recebido um título, pode ser analisado com um apêndice a ele.

O segundo versículo deste salmo é praticamente uma repetição do nono versículo do salmo anterior, assim como o quinto é exatamente igual ao décimo primeiro versículo do mesmo salmo.

O próprio Cristo, que tinha o Espírito de Deus sem medida, em certa ocasião orou “dizendo as mesmas palavras”, duas e três vezes, Mateus 26.44.

Neste salmo vemos a seguinte sequência:

1.Davi clama a Deus acerca dos ferimentos que lhe foram causados pelos seus inimigos, w. 1,2.

2.Ele pede a Deus que lhe restaure a livre alegria de participar novamente das cerimônias públicas e promete aproveitá-las muito bem, w. 3,4.

3.Ele empenha-se em acalmar a fúria do seu próprio espírito com uma esperança viva e com a confiança em Deus (v. 5), e, se, ao cantar este salmo, levarmos em conta todas estas coisas, o cantaremos de forma graciosa no nosso coração. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 43:

43.1,2: Faze-me justiça, ó Deus

43.3,4:Luz e verdade

43.5: Por que está triste alma?

 

Salmos 43.1,2: Faze-me justiça, ó Deus

1 Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.

2 Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

Salmos 43.3,4:Luz e verdade

3 Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

4 Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Salmos 43.5: Por que está triste alma?

5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here