Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 43 Estudo: Faze-me justiça, ó Deus

Salmos 43 Estudo: Faze-me justiça, ó Deus

Os salmos 43 é um complemento do Salmo 42. Os dois abordam praticamente o mesmo tema: socorro para alma angustiada. Nestes dois salmos, somos convidados a esperar em Deus com a expectativa  de que dias melhores virão.

A mensagem no Salmo 43 continua com o pedido agoniado do Salmista, que suplica a Deus que lhe ajude em meios a opressão dos ímpios.

Vemos uma alma ansiosa pela presença de Deus, querendo Ele por perto, para sempre. Este anseio se cumpre em Jesus (João 17:3). O Filho de Deus nos dá a revelação perfeita de quem é o Pai e cria um relacionamento constante entre a nossa alma e Deus, isso através da presença permanente do Seu Espírito Santo, na vida dos crentes.

Em Cristo, temos profunda intimidade com Deus. Somos satisfeitos nEle. A sensação de desamparo e abandono não deve nos dominar. Por que o Senhor está por perto.

A esperança final do Salmista, é a de que haverá redenção para sua alma. Ele conversa com sua alma e lhe pergunta qual o motivo de seu sofrimento.

Ele encerra declarando profeticamente para si mesmo, que confia que dos seus lábios, Deus ainda ouvirá louvores. O seu Salvador, agirá e o livrará da aflição.

Podemos ter a mesma segurança. Não precisamos nos desesperar. Se a nossa casa está fundamentada sobre a rocha. As tempestades virão, os ventos soprarão, mas continuaremos de pé.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Esboço de Salmos 43:

43.1,2: Faze-me justiça, ó Deus

43.3,4:Luz e verdade

43.5: Por que está triste alma?

 

Salmos 43.1,2: Faze-me justiça, ó Deus

1 Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.

2 Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

Salmos 43.3,4:Luz e verdade

3 Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

4 Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Salmos 43.5: Por que está triste alma?

5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Salmos Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 1, p. 826). Wheaton, IL: Victor Books.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Adailton Barros dos Santos disse:

    Gostei do estudo bíblico

  2. Louvado seja Deus por cada estudo bíblico. Deixo aqui a minha gratidão e insentivo para que sempre possamos desfrutar dessa maravilha e aprender mais da Palavra de Deus. Deus abençoe.

  3. Andréia Ap. Marques Gratão disse:

    Que estudo abençoado, uma injeção de ânimo .Deus continue te usando com Graça

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});