Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 53 Estudo: O Pensamento do Tolo

No Salmos 53, o Salmista fala mais uma vez sobre a corrupção humana. Ele relembra os temas abordados no Salmos 14.

Os tolos e incrédulos dizem que: “Deus não existe!”. Estes seguem sua loucura e ignoram as obras de Deus na criação. Ignoram sua Palavra e se rebelam contra seus desígnios.

Por isso, o Salmista louva a Deus pela salvação que vem de Sião, isto é, Jesus Cristo. O Messias prometido que nos livra da ira vindoura.

Deus fala uma e depois, duas vezes

Portanto, seria de muito bom-tom que os homens atentassem às suas palavras; neste salmo, Deus fala duas vezes, pois ele é quase uma cópia fiel do Salmo 14.

O objetivo é convencer-nos dos nossos pecados, fazer com que enrubesçamos e tremamos por sua causa; e como temos uma tremenda dificuldade de chegar a este ponto, este tema precisa ser exposto de forma bastante detalhada.

A palavra, como convincente que é, é comparada a um martelo cujos golpes precisam ser repetidos com frequência. Deus, aqui, por intermédio do salmista:

1.Mostra-nos como somos maus, v. 1.

2.Dá-nos prova disto através do seu seguro conhecimento, w. 2,3.

III. Pronuncia o terror sobre os perseguidores, os piores dentre os pecadores, w. 4,5.

IV Comunica ânimo ao seu povo perseguido, v. 6.

Existe uma pequena variação entre este salmo e o salmo 14, mas que pode ser considerada desprezível, somente entre os versículos 5 e 6 daquele e o versículo 5 desse; algumas expressões, que tratam da vergonha que os ímpios lançam sobre o povo de Deus, foram lá utilizadas e aqui deixadas de lado, mas, no lugar delas, este salmo contém uma profecia que fala da vergonha que Deus lançará sobre os ímpios.

Estas alterações, junto com algumas outras, o salmista fez por orientação divina, ao entregar o texto numa segunda ocasião para o cantor-mor.

Ao contá-lo, devemos nos entristecer com a corrupção da natureza humana, e com a miserável degeneração do mundo onde vivemos, sem deixar de nos alegrarmos com a esperança da grande salvação que nos aguarda. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)

Esboço de Salmos 53:

53.1: O pensamento do tolo

53.2 – 5: Todos pecaram

53.Salvação para Israel

 

Salmos 53.1: O pensamento do tolo

1 Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe!” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem.

Salmos 53.2 – 5: Todos pecaram

2 Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

3 Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

4 Será que os malfeitores não aprendem? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam a Deus!

5 Olhem! Estão tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus os rejeitou.

Salmos 53.Salvação para Israel

6 Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando Deus restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Neide disse:

    Não está aparecendo o Estudo nunca mais pude ter acesso.é uma pena porque gostei muito. No início aparecia. Que faço para poder ter acesso?

  2. Kelme Freitas de Macedo Santana disse:

    DIEGO NASCIMENTO
    Jesus continue te Abençoando Muitissimo .Vi esse Estudos da Bíblia Sagrada gostei muito desse ensinamentos .Sou uma Serva e Adoradora do Senhor. Deus Poderoso. e sempre busco o meu aprimoramento nas Sagradas Escritura . Obrigada

  3. Silvana disse:

    Estudo muito bom gostei muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.