Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 73 Estudo: Sentindo Inveja da Vida dos Ímpios

Salmos 73 Estudo: Sentindo Inveja da Vida dos Ímpios

No Salmos 73, o Salmista Asafe conta seu testemunho de como quase caiu na tentação de seguir o estilo de vida do ímpio. Ele começa exaltando a Deus, exatamente por tê-lo livrado disso.

O motivo da tentação se deu, quando na percepção de Asafe, a vida do ímpio é perfeita. Ele prospera, não adoece, maquina o mal e não é punido e sofre muito pouco.

Certamente ele estava observando a vida de algum ímpio, com boas condições financeiras. Pois a realidade de um ímpio, pobre, não parece com a que ´´e descrita no Salmos 73. Após essa observação, Asafe concluí que é inútil servir a Deus. 

Como sacerdote no Templo do Senhor Deus, ele certamente não tinha uma vida fácil. Todos os dias acordava de madrugada, matava um cordeiro e o preparava para o sacrifício matutino, que em seguida oferecia a Deus, com suas orações.

Ao final da tarde mais um sacrifício era feito e isso com certeza demandava tempo e energia.

Aparentemente, ele cansou desse estilo de vida por não perceber nenhuma recompensa, aqui na terra. A perspectiva de Asafe está ferida, ele não consegue perceber sentido naquilo que está fazendo.

Porém, toda essa percepção mudou. Quando certo dia, com o coração e alma feridos, ele entrou no Templo do Senhor. O Espírito Santo ministrou e mostrou aquilo que ele não conseguia perceber, em relação ao ímpio.

Após isso, a atitude dele mudou e suas palavras também. Ele percebeu que o fim do ímpio é terrível. A alma deles não possui segurança e eles estão em confusão constante. Asafe passa por uma conversão, e declara ao Senhor o quanto o ama e deseja estar com Ele.

O Salmos 73 é belíssimo!

Ele reflete o conflito da carne e do Espírito que há dentro de nós. Sobretudo a fragilidade da nossa humanidade e a limitação do nosso entendimento. Não é algo isolado, qualquer um de nós pode enfrentar esses sentimentos.

Contudo, o que mais me encanta é a importância do Templo, a Casa de Deus em nossas vidas e a atuação do Espírito Santo.

Muitos desprezam a Casa de Deus, mas é ali que na maioria das vezes ouvimos a sua voz, somos agraciados com a presença do Senhor e com milagres.

É na Casa de Deus que recebemos instrução, participamos da Santa Ceia do Senhor, apresentamos nossos filhos, entregamos dízimos e ofertas.

É ali que servimos aos irmãos e temos comunhão uns com os outros. Foi ali que Deus falou com Asafe e o livrou da queda.

Eu amo muito este Salmo, e não poucas vezes medito no seu conteúdo. A minha oração é que o Senhor Deus nos ensine e ajude, assim como fez com seu servo.

Esboço de Salmos 73:

73.1 – 3: Inveja dos ímpios

73.4 – 12: A prosperidade do ímpio

73.13 – 16: É inútil manter puro o coração?

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

73.17 – 22: Revelação no templo

73.23 – 28: Bom é estar perto de Deus

 

Inveja dos ímpios

Asafe começa declarando a bondade de Deus permanece sobre a vida dos que o temem. Em seguida, ele fala sobre sua culpa. Sobre como quase deixou os caminhos do Senhor por ter tido inveja da vida dos ímpios e arrogantes.

Ao observar a forma como eles viviam, o Salmista sentiu que Deus estava sendo injusto com ele.

A prosperidade do ímpio

Asafe está espiritualmente frágil e seu julgamento é afetado por isso, não é algo que não possa acontecer conosco. Olhando para o modelo de vida “ideal” do ímpio, ele percebe que sua saúde é inabalável, não trabalha tanto quanto a maioria, é orgulhoso e a maldade bota de suas intenções.

Zombadores, são cheios de segundas intenções em suas palavras. Arrogantes, falastrões, não respeitam nem mesmo as coisas sagradas. Desprezam a Deus e sua santidade, dizem que Ele não está vendo.

Asafe conclui dizendo que eles vivem despreocupados e veem suas riquezas aumentar e sua vida boa, apenas melhorar.

É inútil manter puro o coração?

Essa percepção da vida do ímpio, fez com que o Santo homem de Deus, perdesse o ânimo em continuar servindo ao Senhor, com abstinência e pureza. Ao olhar para sua vida, Asafe via aflição e cansaço, todos os dias.

Com o coração ferido, ele confessa que não estava conseguindo entender o propósito de tudo isso, e acredita que toda sua consagração é inútil.

Revelação no templo

Mas tudo mudou quando ele entrou no Templo do Senhor, na presença de Deus. A percepção que o Espírito Santo passou a lhe apresentar foi completamente diferente da visão perfeita do Diabo.

Asafe recebeu uma revelação sobre qual o destino final dos ímpios, a perdição. A vida “perfeita” está fundamentada em um terreno escorregadio, onde tudo pode desmoronar a qualquer momento.

De repente, aquilo em que sua felicidade está firmada pode ser tirado, e em acontecendo isso o desespero lhes domina e ficam perturbados sem saber a quem pedir ajuda.

Por fim, o Salmista os compara a um sonho. Algo temporário, ligeiro. E quando o Senhor se manifestar, estarão completamente perdidos.

Após isso, Asafe percebe que estava agindo como um animal, isto é, ele reconhece que sua atitude irracional para com Deus era fruto de um coração amargurado, invejoso, louco e ignorante.

Não podemos permitir que as seduções dos ímpios tirem o nosso entendimento espiritual. 

Bom é estar perto de Deus

Na última parte do Salmos 73, Asafe faz uma verdadeira declaração de amor ao Senhor. Grato por tamanha revelação, ele percebe o quanto o Senhor se mantém por perto, sempre. Sobre como o Seu Espírito nos dirige através de sua Palavra.

O Salmista percebe que Deus é o seu “bem” mais precioso, a ponto, de agora, tocado por seu amor, perceber que na terra, ele não deseja outra coisa, além de ter o Senhor sempre por perto.

Com essa convicção, Asafe declara que por mais que seu corpo e sua alma percam a força, o Senhor é a sua força para sempre. Ele percebe o quanto é bom estar perto de Deus, e ter Deus por perto. Agora, escondido no Senhor, o Salmista diz que continuará proclamando seus feitos.

Conclusão

Que grande lição!

Particularmente, gosto muito do Salmos 73. O que aconteceu a Asafe pode acontecer com qualquer um de nós. Para que não se torne algo irreversível, precisamos estar na casa de Deus, em contato com outros irmãos, pois dessa forma, seremos ministrados e teremos o nosso entendimento restaurado, assim como Asafe.

Em momentos de crise e conflito espiritual, não se isole. Busque ajuda do Senhor e do Seu povo.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

13 Comentários

  1. Elaine disse:

    Deus o abençoe cada vez mais!!

  2. Elaine disse:

    Que Deus lhe abençoe grandemente e que Ele continue te usando cada vez mais na divulgação da Sua Santa palavra.

  3. Amei a explicação, várias vezes agir assim, comparei a vida das pessoas que vivem achando que ñ precisam de Deus, e um tempo fiquei sem participar assiduamente dos trabalhos na casa do Senhor, falava comigo mesma, ñ vou mais, estou todos os dias na casa de Deus, participo de tudo e ñ vejo nada acontecer, sem emprego, e esse povo desemprega hj amanhã já estão empregados. Um dia, passei na um bazar e perguntei se tinha sai jeans, uma das pessoas que estava lá vendendo mostrou uns toco de saia e de repente a outra vendedora foi e disse assim, ela quer saia para o círculo de oração, fiquei chocada, pois em momento algum falei que era cristã, mais, entendir, que Deus havia usado aquela moça pra me dizer que estava na hora de voltar, eu voltei foi certo.

  4. Salomão P S Júnior disse:

    Muito bom!!!
    Obrigado, Deus abençoe sempre sua vida.

  5. Anônimo disse:

    Maravilhosa explicação!

  6. Danielle disse:

    Paz do senhor Jesus!
    Excelente explanação da palavra ,limpa ,Clara e esclarecedora .
    Grande Lição aprendemos nesse salmo .
    Que Deus continue abençoando sua vida!

  7. Mary nascimento disse:

    Amei este comentário que Deus os abençoe cada dia mais , não só a minha vida mais tb a vida de cada um de vcs …

  8. Célia Domingos Borges disse:

    Amei esses cometários. Maravilhoso. Foi muito importante para o seminário no curso de Teologia que irei apresentarem nome de Jesus.

  9. Dhenefer Rodrigues disse:

    Que lindo a forma como Deus fala x a gente, perdoa-nos Senhor se muitas vezes caímos na tentação e deixamos de olhar pra ti para olhar para as coisas ao nosso redor. Que estudo edificante!

  10. alberto rocha disse:

    Gostei muito é muito edificante

  11. Pastor Berg Alves disse:

    Paz amado… lindo comentário. Obrigado.

  12. Jeferson Pedro Borges disse:

    OBrigada ajudou muito …

  13. Cícero A.F disse:

    Muito obrigado pela explicação deste Salmo 73 que também pra mim é em particular um dos Salmos mais esclarecedores sobre o que acontece na Vida !
    Para quem só espera em Cristo somente nesta Vida este Salmo nos ensina que há um sentindo e recompensa mais valiosa além do que nossos olhos podem ver…
    Só peço à Deus que eu também venha sempre ouvir as orientações do Espírito Santo de Deus !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});