No Salmos 87, o Salmista faz referência a cidade de Sião, edificada sobre o monte Moriá onde foi construído o Templo do Senhor Deus. Há uma espiritualidade diferenciada nesta região geográfica, com certeza. É exatamente sobre isto que o salmo fala.

De acordo com o salmista, o Senhor Deus ama este lugar de maneira diferenciada. Isto provavelmente é uma referência a eleição de Israel.

De fato, foi ali que tudo começou. O apóstolo Paulo diz o seguinte aos romanos: “Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça, o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém. (Romanos 9:3-5)

Por isso o salmista diz: “Em Sião estão as nossas origens!”. É nosso dever orar por Israel e Jerusalém, devemos muito a eles.

Esboço de Salmos 87:

Salmos 87.1 – 3: As portas de Sião

Salmos 87.4 – 7: “Em Sião estão as nossas origens!”

 

Salmos 87.1 – 3: As portas de Sião

1 O Senhor edificou sua cidade sobre o monte santo;

2 ele ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.

3 Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa

Salmos 87.4 – 7: “Em Sião estão as nossas origens!”

4 “Entre os que me reconhecem incluirei Raabe e Babilônia, além da Filístia, de Tiro, e também da Etiópia, como se tivessem nascido em Sião.”

5 De fato, acerca de Sião se dirá: “Todos estes nasceram em Sião, e o próprio Altíssimo a estabelecerá”.

6 O Senhor escreverá no registro dos povos: “Este nasceu ali”. Pausa

7 Com danças e cânticos, dirão: “Em Sião estão as nossas origens!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here