Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Salmos 91 Estudo: À Sombra do Altíssimo

No Salmos 91, o Salmista Davi nos mostra como são bem-aventurados aqueles que fazem do Senhor Deus o seu refúgio. Eles estão bem guardados, garante Davi.

Ele começa comparando o Altíssimo a uma galinha, guardando seus pintinhos. Por isso, a expressão: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso…”.

É uma referência aqueles que confiam em Deus como seu protetor. Estarão sempre seguros. Debaixo de suas asas as aves inimigas não poderão nos atacar. A cobertura especial do nosso Deus, nos tira da mira do Diabo.

Podemos então viver confiantes, e dizer: ““Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.

Então ele continua, Deus nos livrará do caçador e do veneno mortal, isto é, os que procuram a nossa morte serão confundidos. Eles não conseguirão impor danos permanentes a nossas vidas.

Deus nos livrará das armadilhas astutas do Diabo, e nossa alma permanecerá guardada, sem temor ou enfermidades.

O medo não nos dominará. Não temeremos magia ou feitiço, como está escrito: “Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia”.

O Espírito Santo é aquele que nos guarda. Nenhum espírito maligno, demônio, maldição, mandinga, oração contrária, ou qualquer coisa que procura nos fazer mal, prosperará.

A graça de Deus permanece sobre aqueles que o temem, para livrar e guardar. Como está escrito: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado! ” (Números 23:23)

O Salmista está tendo uma visão gloriosa do poder de Deus. O Espírito Santo está dominando os seus sentidos, e por isso ele diz:

“Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios”.

Aquele que confia em Deus enfrentará muitas batalhas, mas nenhuma delas lhe tirará a vida, a esperança e o vigor.

Muitos cairão ao lado dos remidos, mas eles permanecerão de pé. Não sucumbirão diante da traição, abandono, dor, angústia, cansaço, desilusão, nada disso é capaz de fazer cair um campeão de Deus.

Todavia, essas promessas de Deus são todas condicionais. Elas são para aqueles que fizerem do “Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio”.

Anjos nos guardarão e nosso pé não tropeçará, apenas se Deus for a nossa fortaleza. Isto é mais do que deixar a Bíblia Sagrada aberta no Salmos 91.

É mais do que repeti-lo todos os dias em oração, do que memorizá-lo. Isto refere-se a relacionamento. Perceba que o filho confia naturalmente no pai, por isso, quando chamado se lança em seus braços.

É desse tipo de intimidade com Deus que o Salmos 91, fala. É preciso confiar em Deus, com todo o coração, força e entendimento. É preciso estar rendido diante dele.

Se isso for uma realidade em sua vida, você: “pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente”. Você pisoteará os enviados do Diabo, destruirá seus instrumentos e esmagará a cabeça de Satanás continuamente.

As drogas, o adultério, a pornografia, a maldição, o roubo, a mentira, a morte prematura, enfim, todas estas coisas serão derrotadas por você através do precioso Nome de Jesus.

Tudo isso, é fruto de uma decisão: “Porque ele me ama”. Simplesmente porque a decisão de amar ao Senhor Deus foi tomada. A decisão de guardar seus mandamentos, Sua Palavra.

O Senhor continua prometendo: “eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação”.

Seu clamor será ouvido e respondido. Você nunca lutará sozinho, o Senhor estará continuamente ao seu lado. Além de livramentos, Deus lhe concederá lugar de honra na batalha.

Embora, muitas sejam as lutas, nenhuma delas será capaz de tirar sua vida, você terá vida longa, e muitos testemunhos para contar.

Por fim, Deus lhe dará o maior de todos os presentes, a salvação eterna. Você será levado para um novo e maravilhoso nível de conhecimento de Deus.

Ali não haverá mais choro, nem dor, nem clamor. O Senhor é aquele que guarda a cidade das moradas eternas. Portanto, se você ainda não decidiu confiar no Senhor, confie. Vale muito a pena!

Esboço de Salmos 91:

Salmos 91.1,2: À sombra do Altíssimo

Salmos 91.3,4: Ele o livrará

Salmos 91.5,6: Você não temerá

Salmos 91.7,8: Cairão ao teu lado

Salmos 91.9 – 13: Se o Senhor for seu refúgio

Salmos 91.14 – 16: Porque me ama

 

Salmos 91.1,2: À sombra do Altíssimo

1 Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

2 pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.

Salmos 91.3,4: Ele o livrará

3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Salmos 91.5,6: Você não temerá

5 Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,

6 nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.

Salmos 91.7,8: Cairão ao teu lado

7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

8 Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Salmos 91.9 – 13: Se o Senhor for seu refúgio

9 Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,

10 nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;

12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

Salmos 91.14 – 16: Porque me ama

14 Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

15 Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

16 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.