Salmos - Bíblia de Estudo Online

No Salmos 93, o Senhor não somente está vestido de majestade, como um príncipe em sua corte, mas Ele está vestido de força, como um general em campo. Ele tem recursos para sustentar a sua grandeza e fazê-la verdadeiramente formidável.

Ele não só se veste em mantos, mas se veste em armadura. Tanto a força quanto a honra são suas vestimentas. Ele pode fazer tudo, e para Ele nada é impossível. Com o seu poder, Ele se cingiu.

Ele não depende de nenhum outro ser, nem a execução dos seus atos depende de qualquer outro ser, mas Ele faz isso sozinho, Ele pode fazer o que lhe aprouver. Que nós não temamos o poder do homem, que é emprestado e limitado, mas temamos a Ele, que tem poder para matar e lançar no inferno.

A esse poder, é devido o fato de que o mundo permanece até hoje. O mundo também está estabelecido; assim o era no início, pelo poder criador de Deus, quando Ele firmou os mares.

Assim ainda é, pela providência que sustenta todas as coisas, e é uma criação contínua; assim está estabelecido, pois, embora Ele suspenda a terra sobre o nada (Jo 26.7), ainda assim ela não vacila; todas as coisas continuam até o dia de hoje, de acordo com o seu decreto.

Observe que o Deus da natureza deve ter a glória pela conservação dos poderes da natureza e do curso da natureza; e nós, que diariamente somos beneficiados com isso, seremos descuidados e ingratos se não lhe dermos tal glória.

Apesar de Deus revestir-se de majestade, Ele não negligencia o cuidado com este mundo inferior e com a solução dos seus assuntos; e, se Ele estabeleceu o mundo, quanto mais Ele estabelecerá a sua igreja, que não vacila. (1)

Esboço de Salmos 93:

93.1,2: O Senhor reina!

93.3 – 5: Poderoso é o Senhor

 

Ele reina eternamente

O direito divino de governar o mundo foi estabelecido quando Ele o criou; Ele, que ao mundo deu a vida, sem dúvida, pode lhe dar leis, de forma que seu título de governante é incontestável: O teu trono está firme; é um título infalível.

Ele também é antigo, está firme desde então, desde o início dos tempos, antes que qualquer outro império, potestade ou potência se levantasse, da mesma forma que continuará quando todo império, potestade e potência forem vencidos (1 Co 15.24).

Todo o comando do seu governo foi instituído nos seus eternos conselhos, antes de todos os mundos; pois Ele faz tudo de acordo com o propósito a que Ele mesmo se propôs; os carros da Providência saíram dentre dois montes de metal, que estão firmados como montes eternos (Zc 6.8): Tu és desde a eternidade, e, portanto, teu trono está firme desde então.

Visto que o próprio Deus é desde a eternidade, seu trono e todas as determinações dele também o são; pois, em uma mente eterna, não poderia haver nada menos que pensamentos eternos. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here