Tiago - Bíblia de Estudo Online

Claramente endereçada às “12 tribos espalhadas entre as nações” (Tiago 1:1), a carta de Tiago tem um sabor judaico marcante. O livro tem a substância e autoridade dos Profetas e o estilo e beleza dos Salmos.

Ele se refere a “primícias” (1:18; cf. Levítico 23:10), a sinagoga ou “reunião” (Tg 2:2), “nosso antepassado Abraão” (2:21), Geena ou “inferno” ( 3:6), “o Senhor Todo-Poderoso” (5:4; cf. Gn 17:1), e para o início e último ou “queda e chuvas de primavera” (Tiago 5:7; cf. Dt 11:14 ).

Embora alguns sugiram que as “12 tribos” podem ser tomadas metaforicamente como a igreja gentia espalhada pelo Império Romano, é muito mais lógico tomar a declaração em seu sentido normal.

A carta é definitivamente para um eleitorado judeu. Embora a carta demonstre uma cuidadosa dicção grega, ela está cheia de um extenso simbolismo hebraico.

É provável que Pedro escreveu aos cristãos judeus espalhados para o Ocidente (1 Pedro 1:1) e que o autor se dirigiu aos cristãos judeus espalhados para o Oriente, na Babilônia e na Mesopotâmia.

Capítulos

Capítulo 1: O Comportamento do Cristão

Capítulo 2: A Fé é Confirmada Pelas Obras

Capítulo 3: O Poder da Língua e a Sabedoria

Capítulo 4: Guerras e o Relacionamento Com Deus

Capítulo 5: Juízo de Deus Contra os Gananciosos

 

Referências:

Blue, J. R. (1985). James. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 816). Wheaton, IL: Victor Books.

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom . Deus abençoe .
    eu so achei que poderia ser mais profundo teve questões que fiquei com dúvida .
    Mas des de já parabéns e que Deus cresça cada vez mais seu ministerio em nome de Jesus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here