Tiago - Bíblia de Estudo Online

A intenção de Tiago ao escrever a carta era fortalecer e encorajar aos cristãos judeus que haviam se espalhado por toda a região do Mediterrâneo.

Diante da oposição ao cristianismo, por onde quer que fossem, eles eram tentados a viver de maneira tímida o cristianismo, sufocando a prática de verdadeira fé cristã.

Com isso em mente, o autor divide a carta em três partes principais:

  1. A verdadeira religião (1:1-27);
  2. A prática da fé (2:1-3:12);
  3. A sabedoria do alto (3:13-5:20).

Nesta carta somos exortados a desenvolver uma fé viva, onde não apenas ouvimos acerca da verdades do evangelho, mas que também colocamos em prática o que aprendemos.

É o contrário da “fé silábica”, isto é, aquela que não passa das confissões, mas que não possui nenhuma evidência prática capaz de confirmar o que se professa.

Para isso, o autor nos exorta a amar uns aos outros em serviço e dedicação sincera, pois essa sim, é uma evidência da fé.

Sobre as tribulações, somos ensinados que elas são instrumentos de aperfeiçoamento, mas as tentações são frutos dos nossos desejos maus.

De qualquer forma, Tiago diz que somos salvos pela lei do amor, isto é, pela manifestação graciosa de Deus em Cristo. Sendo assim, devemos ser graciosos com o próximo.

Considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento, esta carta aborda a sabedoria que vem do alto, ou a sabedoria de Deus como algo acessível a todos aqueles que desejarem. Para obtê-la, basta pedir em oração e lhe será dada.

Por fim, ele aborda o tema das riquezas terrenas, nos mostrando que elas são passageiras e devem ser usadas para a glória de Deus e o serviço ao próximo.

Capítulos de Tiago:

Capítulo 1: O Comportamento do Cristão

Capítulo 2: A Fé é Confirmada Pelas Obras

Capítulo 3: O Poder da Língua e a Sabedoria

Capítulo 4: Guerras e o Relacionamento Com Deus

Capítulo 5: Juízo de Deus Contra os Gananciosos

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom . Deus abençoe .
    eu so achei que poderia ser mais profundo teve questões que fiquei com dúvida .
    Mas des de já parabéns e que Deus cresça cada vez mais seu ministerio em nome de Jesus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here