Tito - Bíblia de Estudo Online

Em Tito 1, Paulo procura dar a Tito instruções específicas para organização da Igreja em Creta. O desafio de Tito era lidar com mestres insubordinados e a perversão das pessoas da época.

Normalmente o apóstolo Paulo se apresenta como “servo de Cristo”, apenas na sua carta a Tito ele se apresenta como “servo de Deus” (Romanos 1.1; Gálatas 1.10; Filipenses 1.1).

Tito é para Paulo, um filho querido. Daí a referência “a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum”. Ele dá destaque a fé e conhecimento produzidos pelo novo nascimento. São superiores a tudo o que e natural por estar fundamentado na esperança da vida eterna em Jesus Cristo.

Instrução a Tito sobre os líderes da Igreja 

A vocação para o ministério deve ser confirmada pelo bom testemunho. Paulo indica a Tito quais as características que ele deve observar, antes de nomear os dirigentes da Igreja.

Pessoas desajustadas, caloteiras, gananciosas, beberrões, antipático e antissocial não podem de maneira nenhuma dirigir a Igreja de Deus.

Tito é instruído a permanecer na Palavra de Deus 

A insubordinação de alguns pode levar uma congregação a ruína. Por isso Tito 1.10 – 14, trás a instrução para permanecer na Palavra de Deus.

A perversão das pessoas de Creta havia chegado a um ponto alto. Muitos líderes pregavam por ganancia, e famílias inteiras estavam sendo arrastadas por eles.

Tito é instruído a combatê-los de forma enérgica com a genuína Palavra de Deus.

A diferença entre os puros e impuros

Paulo encerra Tito 1, dizendo a Tito que puros e impuros têm pontos de vista bem diferentes. Isto por causa, da mente de cada um.

Os puros têm a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16) e o Espírito Santo os leva, a pensar nas coisas do alto (Filipenses 4:8).

Em contrapartida, os impuros estão com a mente corrompida. Não conseguem discernir, perfeitamente a justiça de Deus.

2 COMENTÁRIOS

  1. Diego, que maravilha ! Eu e minha esposa ouvimos sempre a palavra via Youtube, na voz de Cid Moreira, e depois pegamos a Biblia de estudos e nos aprofundamos. Mas hj resolvi pesquisar na web, e te encontrei, e fiquei mais feliz em saber que és de João Pessoa. Somos cariocas mas estamos aqui desde 1990. Atualmente membros da Cidade Viva. Então Deus te ilumine e parabéns pela iniciativa.

    • Que bênção!

      Exatamente Ricardo, eu e minha esposa Carol moramos em João Pessoa e somos membros da Primeira Igreja Batista, Pr. Estevam Fernandes. Estou muito feliz por ter encontrado o jesuseabiblia.com.

      Admiro e respeito muito o trabalho da Cidade Viva, é uma Igreja inspiradora.

      Grande abraço,
      Deus abençoe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here