Bíblia de Estudo Online

Zacarias 3 Estudo: Vestes Novas

Em Zacarias 3, observamos que Satanás está desempenhando o seu papel de acusar. Suas palavras venenosas são dirigidas ao sumo sacerdote Josué.

Porém, o lado maravilhoso deste texto está na defesa de Deus. O anjo do Senhor repreende a Satanás. O Senhor defende seu servo.

De fato, as vestes do sumo sacerdote estavam sujas, e isso o tornava impuro. Mas Deus por sua graça, lhe deu vestes novas que o habilitavam a continuar ministrando diante do Senhor.

O mesmo acontece conosco. O adversário está procurando motivos contra nós a todo momento. Dizendo que não merecemos, que somos impuros, pecadores, enfim.

Suas palavras tem um único objetivo. Destruir a nossa motivação em servir ao Senhor. Mas como está escrito:

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. (Efésios 2:4,5)

Assim como fez com o sumo sacerdote Josué, o Senhor faz conosco em Jesus Cristo. Ele troca as nossas vestes. Ele nos defende. Nos capacita. Nos torna hábeis mais uma vez para fazer sua vontade. (Ver Zacarias 2 Estudo)

Em Zacarias 3 veremos:

Zacarias 3.1,2: Satanás acusa o sacerdote

Zacarias 3.3 – 5: Josué e as vestes novas

Zacarias 3.6,7: A promessa da obediência

Zacarias 3.8 – 10: A vinda do Messias

 

Zacarias 3.1,2: Satanás acusa o sacerdote

1 Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

2 O anjo do Senhor disse a Satanás: “O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo?”

Zacarias 3.3 – 5: Josué e as vestes novas

3 Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava em pé diante do anjo.

4 O anjo disse aos que estavam diante dele: “Tirem as roupas impuras dele”.

Depois disse a Josué: “Veja, eu tirei de você o seu pecado e coloquei vestes nobres sobre você”.

5 Disse também: “Coloquem um turbante limpo em sua cabeça”. Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.

Zacarias 3.6,7: A promessa da obediência

6 O anjo do Senhor exortou Josué, dizendo:

7 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu darei a você um lugar entre estes que estão aqui.

Zacarias 3.8 – 10: A vinda do Messias

8 ” ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que simbolizam coisas que virão: Trarei o meu servo, o Renovo.

9 Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

10 ” ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira'”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.