marca_final-01

Zacarias 7 Estudo: “Não os ouvirei!”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Zacarias 7, aprendemos que nossas atitudes de culto ao Senhor Deus devem ser movidas de sinceridade e adoração. O Senhor acusa o povo de jejuar e oferecer sacrifícios em benefício próprio. Não havia a intenção de agradar a Deus com suas atitudes.

Eles não estavam cumprindo o seguinte princípio: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31)

Nossa vida deve ser um altar constante de adoração ao Senhor. Todas as nossas atitudes, no fim devem carregar o desejo de honrá-lo. Seja na Igreja ou na vida cotidiana, na escola, no trabalho, em casa, enfim. Devemos fazer “tudo para a glória de Deus”. 

Esboço de Zacarias 7:

7.1 – 7: Atitudes sinceras

7.8,9: Instruções práticas de santificação

7.11 – 14: “Não os ouvirei!”

 

Zacarias 7.1 – 7: Atitudes sinceras

1 No quarto ano do reinado do rei Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, o mês de quisleu.

2 Foi quando o povo de Betel enviou Sarezer e Regém-Meleque com seus homens, para suplicarem ao Senhor,

3 perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: “Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já estamos fazendo há tantos anos?”

4 Então o Senhor dos Exércitos me falou:

5 Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?

6 E quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam?

7 Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados?

Zacarias 7.8,9: Instruções práticas de santificação

8 E a palavra do Senhor veio novamente a Zacarias:

9 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.

10 Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros.

Zacarias 7.11 – 14: “Não os ouvirei!”

11 Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

12 Endureceram o coração e não ouviram a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado, pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito.

13 “Quando eu os chamei, não me deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não os ouvirei”, diz o Senhor dos Exércitos.

14 “Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas.”

8 COMENTÁRIOS

  1. Qual o sentido de “em benefício próprio” ao jejuar? Eu não entendi em o porquê deles fazerem isso se não era pra adorar, gostaria de uma luz sobre isso! Grata desde já!

    • Uma vida religiosa apenas de cumpri ritos da religião como ir a templo, cantar em conjuntos, tocar instrumentos, doar alimentos ou roupas mas por dentro em nossa mente apenas para satisfazer uma aparência diante da sociedade mas sem amor.

  2. Tive um sonho muito rápido agora a pouco, no sonho mostrava alguém visitando a Zacarias, me despertei ligeiramente, não entendi, não conhecia o livro, abri a biblia e li o capitulo completo. Gostaria de saber o que isso quer dizer…

  3. A paz do Senhor Jesus,
    Quero tão somente deixa aqui o meu muito obrigado por esse estudo, hoje dia nos cultos só estão pregando chave de carro, chave de apartamento ,mas a chave do céu são poucos os que se preocupam com a salvação!
    Que Jesus te abençoe sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});