Nas cartas 10 e 11 do livro Cartas de um diabo a seu aprendiz a estratégia do diabo é utilizar o humor diabólico. Isto é, Maldanado vai instruir vermelhinho a fazer com que o paciente (Cristão) seja uma pessoa sem caráter, volátil, duas caras.
O desejo dele é que Vermelhinho faça com que o paciente seja uma pessoa na frente de determinado grupo de pessoas e seja outro tipo de pessoa na frente de outro grupo de pessoas.
Para isso, Vermelhinho começa a colocar no caminho do paciente pessoas que o influenciem para o mal, e por meio dessas amizades nocivas ele seja cada vez mais separado da verdade das escrituras. Tornando-se uma pessoa de duplo caráter.
Nós, porém precisamos ter por perto pessoas que nos aproximam de Cristo!
Em Gálatas 2:11 e 12 vemos que Pedro estava agindo com duas caras. E, quando Paulo percebeu esse comportamento nele o repreendeu severamente.
No livro, devemos lembrar que o paciente ele vem em um processo de frieza espiritual. Então, o Diabo esclarece a vermelhinho que os cristãos se preocupam pouco com a relação deles com o mundo, os seus hábitos, a escolha dos amigos, e a forma como devem valorizar o tempo.
Visto que, eles não dão atenção necessária para esses três aspectos da vida você vai usá-los para desviá-lo da vontade de Deus com tempo. E, com o passar do tempo o paciente vai ser uma pessoa diferente em cada um dos círculos que frequentar.
Na carta 11 Maldanado vai começar a instruir vermelhinho a usar humor diabólico para manter o paciente distante da vontade de Deus. Em 1Coríntios 15:33, o apóstolo Paulo deixa claro que as más conversas corrompem os bons costumes.
O Senhor Jesus se relacionava com todo mundo, mas as pessoas que faziam parte do seu círculo íntimo eram pessoas que estavam ali aprendendo, entendendo o Reino de Deus e faziam parte da vocação e do chamado.
Com isso, Ele nos ensina que precisamos ter o cuidado de não permitir que todo mundo tenha acesso ao nosso coração ou de não querer agradar a todo mundo. Porque quando queremos agradar todo mundo estamos nos desviando da vontade de Deus.
E, a vontade de Deus deve ser o centro da nossa vida!
Depois Maldanado manda Vermelhinho explorar o humor diabólico, humor pecaminoso, explorando o humor que leva as pessoas ao pecado. O bullying é incentivado aqui nessa parte como uma das artimanhas do diabo.
Não podemos fazer bullying com ninguém! Precisamos amar as pessoas porque o mentor de tudo isso é o diabo. Que trabalha para nos dividir e distorcer quem somos.
Então, que tenhamos um caráter firme na pessoa de Jesus e não estejamos usando o humor diabólico para ferir pessoas. Mas, que estejamos usando humor para nos divertir de forma sábia.