Uma das características mais marcantes do Senhor Jesus é a humildade. A forma como Ele se comportou, como interage com as pessoas, mesmo sendo Deus, humilhou a si mesmo e se fez um de nós.

Isso nos leva a pensar sobre qual a importância da humildade para nossa vida? Para o cristianismo? Para o nosso testemunho e relacionamento com as pessoas?

A primeira coisa que nós precisamos saber sobre a humildade é o significado da palavra: “que não é vaidoso, tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto. Que expressa ou reflete deferência ou submissão” (Fonte: Google).

Em outras palavras a pessoa humilde é aquela que não apresenta a si mesmo como alguém grandioso, por mais excelente que seja, ela sempre apresenta atitudes modestas, muito abaixo daquilo que ela realmente pode produzir.

Um grande exemplo disso é o Senhor Jesus, que mesmo sendo Deus exaltado viveu a nossa vida, foi um homem de poucas posses, trabalhou na carpintaria do seu pai José, antes de seu ministério teve uma vida comum como eu e você.

Dito isto, convido você a ficar bem confortável, pegar sua bebida favorita e analisar comigo quatro características marcantes da humildade.

1. A humildade e as nossas atitudes – Filipenses 2:3

A primeira coisa que precisamos saber sobre a humildade é que ela deve estar por trás das nossas atitudes, como está escrito em Filipenses 2:3. Onde a Escritura nos para não fazer nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas de maneira humilde considerar o próximo superior a mim mesmo.

Esses conselhos de Paulo são fenomenais!

Normalmente na sociedade que vivemos as pessoas querem passar por cima das outras, gerando um ambiente de competição invisível, estilo a Guerra Fria.

Olhamos para a vida do vizinho ou da vizinha e achamos que a vida dele é sensacional e a nossa é uma droga, mas essas atitudes não nos leva a lugar nenhum.

Quando olhamos para as pessoas considerando elas superiores a nós mesmos, aprendemos muito e crescemos absurdamente em nível acelerado.

Quando observamos as pessoas com humildade, observando suas virtudes e desejando aprender com elas, você realmente aprende e cresce.

Considerar os outros superiores a você mesmo, lhe dará sabedoria e com isso você vai tomar decisões e desenvolver um relacionamento ainda mais profundo com Deus. 

2. Leva à exaltação – Lucas 14:11

A segunda característica da humildade é que ela leva a exaltação, conforme nos mostra Lucas 14:11. Aqui, o Senhor Jesus nos diz que todo o que se exaltar, será humilhado, mas o que se humilha será exaltado.

Eu gosto muito de esportes, embora não esteja praticando nenhum, acompanho já há muito tempo. E uma das coisas que os atletas tem que admiro é a resiliência, a disciplina, capacidade de treinar, se esforçar.

Perceba que a maioria dos atletas passam a vida inteira treinando para as Olimpíadas, por uma oportunidade e não é incomum você ver jovens que estão ganhando sua primeira medalha e competindo com pessoas que são seus mentores e inspirações para eles, agradecendo.

É exatamente sobre isso que o Senhor Jesus está falando em Lucas 14:11. Quando você humilha a si mesmo, reconhece suas limitações e trabalha duro em cima delas normalmente a exaltação vem de uma maneira natural.

Quando somos capazes de reconhecer nossas limitações, até onde podemos ir, a benção de Deus é derramada e nos ajuda a fazer coisas além daquele que nós somos capazes de fazer naturalmente.

Se você deseja ir além, reconheça humildemente que precisa da ajuda do Senhor Deus, que você não conseguirá passar para o próximo nível se Ele não lhe ajudar.

Dessa forma, com certeza você vai colher grandes frutos do Senhor e essa promessa vai se tornar uma realidade em sua vida.

3. A marca dos cidadãos do Reino – Mateus 18:4

A terceira característica da humildade é que ela é uma das marcas dos cidadãos do Reino de Deus, como nos mostra Mateus 18:4. Nesta passagem, o Senhor Jesus apresenta uma criança aos discípulos e lhes diz que o maior no Reino dos céus, é humilde como ela. Jesus fez isso, porque os discípulos discutiam entre si, quem deles era o maior.

A criança é dependente, tem um coração puro, sincero, aberto, alegre. Nicolas, meu filho, tem sido um espelho para mim neste sentido.

Depois de ser repreendido, por suas travessuras, ele fica um ou dois minutos triste, no máximo e depois já está sorrindo, me abraçando, beijando e isso é sensacional.

Que possamos olhar para dentro de nós e agir, sentir, viver e pensar como crianças nesse sentido.  É muito triste ver que a sociedade está se tornando cada vez mais arrogante e intolerante.

Jesus não deseja que sejamos assim!

O desejo do Senhor é que sejamos como crianças, excelentes e humildes como elas, para que possamos ser parecidos com o nosso Pai que está nos céus.

4. Jesus é o maior exemplo de humildade

Em quarto e último lugar, vemos que Jesus é o maior exemplo de humildade que temos, conforme nos mostra Filipenses 2:5-8. Aqui, a Escritura nos mostra que a nossa atitude deve ser a mesma que a do Senhor Jesus.

Porque Ele sendo Deus, agiu com uma mentalidade humilde e não considerou Sua divindade como algo que deveria lhe render privilégios, antes humilhou a Si mesmo e viveu a vida enfrentando as mesmas dificuldades que nos enfrentamos.

Não bastasse, ele foi obediente ao propósito de Deus Pai, para Sua vida até a morte. E não foi uma boa morte, foi uma morte horrível, com um julgamento injusto e cruel.

Por este motivo, Deus o exaltou e lhe deu o Nome que está acima de todo nome!

O Senhor Jesus é o maior exemplo de humildade que já existiu na humanidade. E o Espírito Santo nos diz que devemos agir exatamente como Ele.

Você já pensou em quantas pessoas nessa vida, se tivessem a oportunidade que o Senhor Jesus teve, qual seria a atitude delas. Muitas teriam aniquilado a raça humana inteira, mas Jesus não!

Ele agiu com humildade, esvaziou a si mesmo e viveu entre nós nos amando. Na cruz, permaneceu obediente. Não desceu dela, poderia fazê-lo se quisesse, mas não desceu, não cedeu as tentações e provocações das pessoas.

O Senhor Jesus é com certeza o maior exemplo de humildade que você e eu devemos seguir. Que possamos ter ele como referência e agir exatamente como Ele.

Dessa forma, vamos deixar o coração de Deus feliz e vamos ser pessoas melhores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here