Estudos Bíblicos Diego Nascimento

4 Lições que o Eunuco Pode Nos Ensinar

4 Lições que o Eunuco Pode Nos Ensinar

O eunuco é um personagem bíblico que muitas vezes passa despercebido aos nossos olhos diante da narrativa. Contudo, eles possuem um valor extraórdinario para o Reino de Deus e em muitas ocasiões foram canal de benção para o próposito do Senhor se cumprir.

O significado da palavra eunuco é:

Era designado assim, originalmente, o homem que havia sido castrado para servir como guardião das mulheres do seu senhor. Chegaram depois a ter tanta importância nas cortes dos reis antigos, que, ao que parece, o termo deixou de ser aplicado exclusivamente no seu sentido literal e era usado também para designar os funcionários de confiança do rei. Em Mt 19:11–12, a palavra “eunuco” tem sentido figurado, para referir-se aos que permanecem solteiros. (Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.)

Há muitas e preciosas lições que podemos extrair com o tema, por isso, convido você a ler o estudo até o final e assistir ao vídeo, para que você tenha uma excelente compreensão do tema, ok?

Então “BORA”!

O Eunuco e as Atitudes Abençoadoras

1. Um propósito específico – Isaías 56:3-5

E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

2. Coração sensível – Atos 8:34-36

E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

3. Atitudes de benção – Ester 2:8b-9

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

(…) também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres.

E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.

4. Intercessão pelos necessitados – Jeremias 38:7-10

E, ouvindo Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que então estava na casa do rei, que tinham posto a Jeremias na cisterna (estava, porém, o rei assentado à porta de Benjamim),

Logo Ebede-Meleque saiu da casa do rei, e falou ao rei, dizendo:

Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade.

Então deu ordem o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens, e tira a Jeremias, o profeta, da cisterna, antes que morra.

Conclusão

Assim como o eunuco, há grupos ou pessoas que não possuem tanta visibilidade no contexto social, ou pensam que seus dons e talentos são insignificantes.

Através deles o Senhor Deus nos mostra que em suas mãos, todos nós somos úteis e podemos ser relevantes em nossos contextos.

Leia Também:

O Renovo do Senhor

Não há ninguém como Deus

Deus julga Sião

Paulo e Silas na prisão, exemplo de adoração

Nas mãos de Deus não há ninguém que não possa ser usado, todos podemos, só precisamos nos render.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});