marca_final-01

4 Lições que o Eunuco Pode Nos Ensinar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O eunuco é um personagem bíblico que muitas vezes passa despercebido aos nossos olhos diante da narrativa. Contudo, eles possuem um valor extraórdinario para o Reino de Deus e em muitas ocasiões foram canal de benção para o próposito do Senhor se cumprir.

O significado da palavra eunuco é:

Era designado assim, originalmente, o homem que havia sido castrado para servir como guardião das mulheres do seu senhor. Chegaram depois a ter tanta importância nas cortes dos reis antigos, que, ao que parece, o termo deixou de ser aplicado exclusivamente no seu sentido literal e era usado também para designar os funcionários de confiança do rei. Em Mt 19:11–12, a palavra “eunuco” tem sentido figurado, para referir-se aos que permanecem solteiros. (Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.)

Há muitas e preciosas lições que podemos extrair com o tema, por isso, convido você a ler o estudo até o final e assistir ao vídeo, para que você tenha uma excelente compreensão do tema, ok?

Então “BORA”!

O Eunuco e as Atitudes Abençoadoras

1. Um propósito específico – Isaías 56:3-5

E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

2. Coração sensível – Atos 8:34-36

E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

3. Atitudes de benção – Ester 2:8b-9

(…) também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres.

E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.

4. Intercessão pelos necessitados – Jeremias 38:7-10

E, ouvindo Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que então estava na casa do rei, que tinham posto a Jeremias na cisterna (estava, porém, o rei assentado à porta de Benjamim),

Logo Ebede-Meleque saiu da casa do rei, e falou ao rei, dizendo:

Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade.

Então deu ordem o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens, e tira a Jeremias, o profeta, da cisterna, antes que morra.

Conclusão

Assim como o eunuco, há grupos ou pessoas que não possuem tanta visibilidade no contexto social, ou pensam que seus dons e talentos são insignificantes.

Através deles o Senhor Deus nos mostra que em suas mãos, todos nós somos úteis e podemos ser relevantes em nossos contextos.

Leia Também:

O Renovo do Senhor

Não há ninguém como Deus

Deus julga Sião

Paulo e Silas na prisão, exemplo de adoração

Nas mãos de Deus não há ninguém que não possa ser usado, todos podemos, só precisamos nos render.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});