O rei Salomão é um dos reis mais admirados e amados de Israel e de todo o mundo. Particularmente, admiro, amo e o respeito muito, apesar dos seus erros.

Salomão é uma inspiração, o filho de Davi levou Israel a patamares que jamais foram novamente alcançados, há muitas coisas que nós precisamos aprender com ele.

Neste estudo, quero compartilhar com você, cinco fatos sobre Salomão que vão acrescentar muito a sua vida. Por isso, lhe convido a ler o estudo até o final e conferir!

1. Filho de relacionamento conturbado – 2 Samuel 12:24

A primeira coisa que precisamos saber sobre o rei Salomão é sua origem, ele é filho de um relacionamento conturbado, conforme nos mostra 2 Samuel 12:24.

Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela e ela teve um menino. Ela era a mulher de Urias, a quem o rei Davi tramou o assassinato para esconder a gravidez e o adultério que ele havia cometido com Bate-Seba.

Após a morte de Urias, Deus emite juízo severo contra Davi e Bate-Seba perde o bebê. Davi a acolhe como uma de suas esposas e desse relacionamento nasceu Salomão.

Ou seja, ele é fruto de um relacionamento conturbado!

Contudo, o nosso início não determina o nosso final. O nosso início não determina qual será a nossa trajetória. Ser fruto de um relacionamento conturbado não determina que você vai ter uma vida medíocre.

O que vai determinar se sua vida será extraordinária ou medíocre é a presença de Deus nela e as suas escolhas.

2. Amava a Deus e era amado por Ele – 1 Reis 3:5-10

O segundo fato que precisamos saber sobre Salomão é que ele amava a Deus e era amado por Deus, conforme nos mostra 1 Reis 3:5-10.

O Senhor apareceu a ao rei em um sonho à noite, e lhe disse: “peça-me o que quiser e eu lhe darei”. Salomão um coração cheio de discernimento para governar e capaz de fazer diferença entre o bem e o mal e o pedido que o rei Salomão fez agradou ao Senhor.

Por sua oração percebemos que Salomão amava a Deus. Ele aprendeu a amar ao Senhor, com Davi seu pai, e reconhece o quanto Deus foi bondoso com seu pai Davi.

Além disso, ele tinha ciência de que o povo era um grande povo, pertencia a Deus, e que ele Salomão, não conseguiria liderá-lo com eficácia, se o Senhor não o ajudasse.

A atitude de Salomão deixou Deus muito feliz!

Ele não pediu riqueza, poder, glória, não pediu nada disso. Exatamente porque não era essa, sua prioridade, Deus decidiu que lhe daria sabedoria como jamais houve em Israel, além de riqueza, triunfo sobre os inimigos e influência em todo o mundo conhecido da época.

Precisamos ter em mente que tudo isso aconteceu, porque Salomão amava a Deus e era amado por Deus. É disso que precisamos na vida! 

3. Abundante provisão financeira – 1 Reis 4:20-25

O terceiro fato sobre a vida do rei Salomão, é que ele possuía abundante provisão financeira, conforme nos mostra 1 Reis 4:20-25.

O povo  de Judá e Israel eram tão numerosos como areia da praia, e mesmo assim, eles comiam, bebiam e eram felizes e Salomão governava todos os reinos. Esses reinos traziam tributos e eram submissos a Salomão durante toda a sua vida.

As provisões diárias de do rei eram abundantes e com o melhor da culinária, do gado e especiarias. Além disso, Deus o abençoou com paz em todas as fronteiras.  Durante a vida de Salomão Judá e Israel viveram em segurança.

Uma das grandes marcas do reino de Salomão era provisão financeira. Ele foi o rei mais rico de Israel. Durante os seus dias a prosperidade era algo fenomenal.

O que se vê nisso, é a bondade de Deus e o cumprimento da promessa que Ele fez a Seu servo Salomão. 

4. A Sabedoria do Rei Salomão – 1 Reis 4:29-34

O quarto fatos sobre a vida de Salomão é a sua sabedoria incomparável, conforme nos mostra 1 Reis 4:29-34. Deus deu a Salomão, sabedoria e discernimento extraordinários, além de um conhecimento que não se podia medir, na verdade as Escrituras descrevem seu conhecimento, como “a areia do mar”.

Sua sabedoria era maior do que a de todos os homens de sua época e sua fama espalhou-se por todas as nações em redor. Foi o compositor de 3000 provérbios e 1005 cânticos.

Além disso, deu importantes contribuições para a botânica, pois descreveu as plantas, as aves, os animais e os peixes.

Homens de todas as nações queriam ouvir a sabedoria de Salomão. Representantes dos reinos de todas as regiões eram enviados para ouvi-lo.

Ainda hoje Salomão é uma referência de inteligência, conhecimento e sabedoria, isso é um fato inegável. Realizava grandes conferências, muitas pessoas estavam sempre aos seus pés para ouvir e receber seus conselhos.

Que grande homem de Deus era Salomão, que grande homem ele se tornou por causa da benção de Deus em sua vida.

5. Amou mulheres estrangeiras – 1 Reis 11:1-4

O quinto fato sobre a vida do rei Salomão é que ele amou mulheres estrangeiras, conforme nos mostra 1 Reis 11:1-4. Na verdade, ele amou muitas mulheres estrangeiras.

Além da princesa egípcia, se relacionou com as moabitas, amonitas, edomitas, sidônias. Mulheres das nações sobre as quais Deus ordenou aos israelitas não se casarem, porque elas os levariam a idolatria.

No entanto, Salomão se apaixonou por elas e se casou com 700 princesas e 300 concubinas, em consequência elas o levaram a idolatria.

O rei Salomão foi envelhecendo e suas mulheres o perverteram, levando seu coração para longe do Senhor o seu Deus. Esse foi o grande erro de Salomão.

Toda sua sabedoria, inteligência e discernimento não conseguiram mantê-lo longe do seu amor as mulheres estrangeiras. Aqui ele pecou contra o Senhor de maneira intencional.

O rei já sabia que o estatuto em Israel, proibia os israelitas de casarem com mulheres estrangeiras, mas a grandeza de Salomão, a sua riqueza e seu respeito que ele havia conquistado na sociedade, em algum momento subiram ao seu coração e ele achou que podia quebrar as regras, e quebrou.

E tendo quebrado, quebrou a cara também, porque as mulheres o desviaram, induzido-o a idolatria.

Esse último fato, gosto de registrar e ter sempre em minha mente. Porque não importa quão sensacional eu e você sejamos, precisamos ser fiéis até o fim.

Amo isso em Jesus!

Ele começa de maneira humilde e submissa, e termina de maneira humilde e submissa. Jesus começa com uma vida de oração e termina orando.

Jesus é o maior dentre todos!

Salomão começou humilde, mas terminou o soberbo e isso o levou ao pecado. Que eu e você possamos aprender com esses cinco fatos sobre a vida do rei. Principalmente com seu final, para que não comentamos o mesmo erro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here