Uma das áreas da humanidade que mais são atacadas pela filosofia, ciência e história é a criação do mundo. O mundo moderno diz que viemos do Big Bang, da evolução dos macaco, do aleatório. Segundo a ciência, somos frutos do acaso.

Mas a Bíblia diz que somos criação de Deus. Nós fomos planejados!

Convido você a ler este estudo até o final, para que juntos possamos analisar alguns textos bíblicos que fundamentam a nossa fé. “É NÓIS?” PARTIU!

1. Entendemos pela fé – Hebreus 11:3

A primeira coisa que precisamos saber sobre a criação do mundo, é que nós cristãos entendemos que tudo foi criado, pela fé, conforme está escrito em Hebreus 11:3. O escritor aos hebreus é fantástico nessa descrição.

A Bíblia não tenta provar que Deus existe ou que fez todas as coisas, ela nos mostra que tudo o que gira em torno desse tema é entendido pela fé.

Há muitas perguntas que são feitas, muitas especulações sobre a criação do universo, os dinossauros, o dilúvio. São tantas perguntas que eu aconselho você a ler, por exemplo, Gênesis 1 e 2 de Adauto Lourenço ele traz muitas respostas a várias dessas questões de maneira esclarecedora e fundamentada. 

O professor Adalto é um uma autoridade profunda nesse aspecto. Mas, mesmo com todos os argumentos que ele apresenta nós entendemos esse assunto pela fé.

Você precisa acreditar, eu preciso acreditar!

Escolhi acreditar que tudo que existe: eu, você, o universo, a terra, a biodiversidade, o oxigênio que nós recebemos gratuitamente, vem de Deus. Então, a primeira verdade sobre a criação do mundo é que nós entendemos que ela veio de Deus, pela fé. 

2. Deus é a origem de tudo – Gênesis 1:1-3

A segunda verdade sobre a criação do mundo é que Deus é a origem de tudo. Como está escrito em Gênesis de 1:1-3. O Senhor Deus no princípio criou os céus e a terra.

Em algum momento da eternidade Ele apenas decidiu e criou os céus e a terra. Quando o fez, a terra estava sem forma e vazia. O Senhor Deus foi falando e tudo que Ele dizia passava a existir.

Gosto muito de refletir sobre a criação do mundo, porque quando reflito sobre ela, vejo a grandeza de Deus em criar tudo do nada, tudo do zero. Mesmo em um caos  o Senhor Deus disse haja luz e houve luz.

E mesmo em meio a todo esse caos o Espírito de Deus já pairava, já estava ali sobre a face das águas. Gosto de refletir sobre isso na minha própria vida. Como a minha vida era um caos, sem forma e vazia e não tinha perspectiva. 

Mas, nesse momento tive uma experiência com Deus e Ele começou a agir e liberar palavras de ordem, palavras de benção com relação a minha vida e as coisas foram se formando, foram acontecendo.

Assim é na sua vida assim e na minha: todos os dias e a todo momento o Senhor Deus está liberando palavras de benção sobre a nossa vida. Dizendo “haja isso”, “que se faça aquilo”, é algo tremendo.

Quando temos uma vida governada por Deus, o próprio Senhor vai criando todas essas coisas nela e a Sua palavra dá formato a nossa vida. Então, Deus como origem de tudo é a esperança de uma vida cheia da Graça de Deus e do projeto de Deus. 

3. Deus criou o ser humano – Gênesis 1:26,27

A terceira verdade sobre a criação do mundo é que Deus criou o ser humano. Conforme está escrito em Gênesis 1:26,27. Você não veio do macaco, eu não vim do macaco. Nós não somos produtos da evolução, fomos criados e planejados.

Se a ciência deixasse de ser tendenciosa e ateísta veria a glória de Deus e muitos cientistas, mesmo aqueles que não creem em Deus, já declaram: “Não viemos do acaso, não é possível ter vindo do acaso”.

Muitos deles não sabem dizer de onde viemos. Mas, os tendenciosos e ateus dizem que viemos do acaso, que somos fruto da evolução. No entanto, a Bíblia nos mostra que fomos criados, que viemos de Deus.

O próprio Deus disse que foi algo intencional. Ele disse “Eu quero fazer o homem e a mulher a minha imagem, conforme a minha semelhança”. Então, você é criação de Deus e não é fruto do acaso.

4. Deus abençoou a criação – Gênesis 1:28

A quarta verdade sobre a criação do mundo, é que Deus a abençoou, como está escrito em Gênesis 1: 28. O ser humano tem maltratado muito a criação e o apóstolo Paulo falando sobre isso, disse que até ela geme aguardando ansiosamente a revelação dos filhos de Deus.

Isto é, a volta de Jesus Cristo!

Para que o próprio Senhor Jesus liberte-a dessa servidão e da maldade do ser humano.

Mas, Deus abençoou sua criação para que pudéssemos desfrutar com sabedoria, inteligência, discernimento e prudência de seus tesouros preciosos. 

Todos os recursos que nós precisamos, Deus deu em abundância na terra. De forma que eles se renovem se forem usadas com inteligência e sabedoria. Deus abençoou  o que criou, colocou Seu amor no que criou. 

Por isso que temos uma terra tão bela, cheia de tantas riquezas, de tantas coisas boas. Capaz de nos dar tanto sabor, tanto prazer com suas comidas gostosas, seus belos lugares e paisagens formidáveis.

Tudo isso é fruto da benção de Deus!

Deus  criou todas as coisas como um grande pintor, como um grande artista, para que pudéssemos vislumbrar e nos alegrar em tudo que Ele fez. 

5. Deus mantém a Criação – Colossenses 1:16,17

A quinta verdade sobre a criação do mundo é que o poder de Deus mantém a criação, conforme Colossenses 1:16-17. É o poder de Deus que mantém o funcionamento da terra, mantém o oxigênio, as chuvas, a terra girando em torno do seu próprio eixo, o sol nos aquecendo.

Tudo isso tudo milimetricamente calculado, planejado, é fruto do Poder de Deus. É o Criador que mantém isso. Não são os governos humanos, autoridades,  não é a ciência ateísta, mas, o poder de Deus.

O apóstolo Paulo escreve, “nele foram criadas todas as coisas”. Tudo foi criado em Deus, tudo e todos, nEle subsistem. Ou seja, tudo nEle continua funcionando, tudo nEle se mantém.

Deus, nosso Senhor, criador de todas as coisas tem prazer em nos presentear com a criação. Mas, é triste ver como em nossos dias com a inteligência que Ele deu ao ser humano, o mesmo tem consagrado essa inteligência, esse conhecimento ao nada, ao caos, ao acaso.

Tanta inteligência, tanto conhecimento, tanta estrutura e tanta evolução para dizer que nós viemos do acaso, que nós viemos do nada. Eu não sei para você, mas para mim não faz o menor sentido. Para mim o que a Bíblia diz faz sentido.

Conclusão

Você jamais será capaz de entender todas as coisas da criação, por isso, entende pela fé. Ao entender pela fé você observa e crê que Deus é a origem de todas as coisas. 

Em seguida, vê que Deus criou você, o ser humano, tudo que existe e que somos projetados. Percebe tudo isso e vê que Ele abençoou a criação do mundo, por isso, que ela é tão abundante, há tanta riqueza, tanto fascínio em tudo que Ele fez. 

E por fim, você percebe que isso não poderia ser mantido sem o poder de Deus , se Ele não estivesse em atuação todos os dias sobre essa criação, todas as horas, todo minuto e que se Ele a abandonasse, ela viraria um caos e deixaria de existir. 

Que Deus Tremendo e maravilhoso! Que grande revelação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here