Se você tem uma fé mais madura, provavelmente, já ouviu a expressão: “a fé vem pelo ouvir”. Ela é muito característica no cristianismo, muitas pessoas declaram e a conhecem.

Mas quais os efeitos dela para nossa vida, para o nosso dia a dia. Quero compartilhar com você algumas verdades importantes sobre essa declaração que podem abençoar e muito sua vida. 

A declaração de que “a fé vem pelo ouvir” foi feita pelo apóstolo Paulo, em Romanos 10:17. Sobre este tema quero compartilhar quatro exemplos bíblicos que mostram que de fato “a fé vem pelo ouvir”. 

1. O exemplo dos Samaritanos

O primeiro deles é os samaritanos que ouvem e creem, conforme lemos em Atos 8:12. Na ocasião quando Filipe prega as boas novas, homens e mulheres que creram em Cristo são batizados. 

Devemos lembrar que os samaritanos e os judeus viviam em constante conflito, não se davam bem de forma algumam, mas quando a perseguição começou em Jerusalém muitos foram dispersos. 

Filipe foi para Samaria e quando pregou o evangelho na cidade as pessoas ouviram e creram. Então, não importa com hostil seja o ambiente, se a pregação genuína do evangelho for feita, as pessoas ouvirão e se converterão.

Mesmo em ambientes hostis como Oriente Médio, onde pessoas são perseguidas por abandonar o Islamismo para seguir a Jesus Cristo. Mesmo assim! A Bíblia nos mostra que a fé vem pelo ouvir. Filipe pregou o evangelho aos samaritanos, um povo hostil aos judeus e eles creram e foram batizados tanto homens como mulheres. 

2. O etíope eunuco

O segundo exemplo bíblico de que “a fé vem pelo ouvir” é o etíope eunuco, como mostra Atos 8:39. Essa história começou com a direção do Espírito Santo à Filipe orientando-o por um caminho que daria exatamente de encontro com o do etíope eunuco que havia sido enviado pela rainha Candace.

Ele estava lendo um exemplar do profeta Isaías, mas não estava entendendo. Então, o Espírito Santo fez com Filipe fosse até o seu encontro para esclarecer tudo que estava lendo e mostrar que aquilo tudo apontava para Jesus Cristo, o Messias, que havia sido crucificado e morto e ressuscitou ao terceiro dia, em Jerusalém.

Esse esclarecimento levou o etíope eunuco a conversão e ele mesmo disse: “a água está aí o que me impede de ser batizado?” Filipe então respondeu – você crê? Ele disse que sim, então foi batizado.

Isso nos mostra que o esclarecimento da palavra de Deus leva pessoas a conversão. Quando as pessoas entendem a mensagem do Evangelho elas se arrependem e creem. 

Por isso, me empenho em estar aqui. Sempre esclarecendo as escrituras e mostrando as pessoas, dentro das minhas limitações, os significados, os contextos, o que Deus realmente quer dizer em cada passagem.

Por que? Porque a fé vem pelo ouvir!

3. Cornélio e sua família

Em terceiro lugar temos o exemplo de Cornélio e sua família, conforme Atos 10:44. Nessa passagem Pedro ainda estava pregando o Evangelho de Jesus Cristo, quem Jesus de fato é. E, enquanto ele anunciava o Espírito Santo desceu sobre aquelas pessoas e elas foram cheias. Elas foram plenas do Espírito Santo.

Mais um exemplo de que “a fé vem pelo ouvir”!

A pregação da palavra de Deus é algo poderoso. É uma pena que as pessoas estão limitando a pregação do evangelho apenas a desenvolvimento pessoal em nossos dias.

Nos dias dos Apóstolos o tema principal da pregação era Jesus Cristo e este crucificado, sua ressurreição, sua glória, sua grandeza. Muito pouco se falava sobre as questões aqui da Terra. 

As questões aqui da terra são tratadas no Novo Testamento mais para o convívio, o amor de uns para com os outros, a tolerância, o perdão, a dedicação a palavra de Deus, a Santificação.

Mas, hoje infelizmente as pessoas têm transformado a pregação do evangelho mais em desenvolvimento pessoal do que uma forma de conduzir as pessoas a fé e ao arrependimento sincero. 

Por isso temos uma geração de cristãos displicentes, que estão apegados as coisas terrenas. Vemos, no entanto aqui, em Cornélio, em sua família e na pregação, que Pedro os exorta, os convoca ao arrependimento e voltar-se para Cristo. 

Tanto que, enquanto ele ainda estava pregando o Espírito Santo desceu sobre eles. A fé vem pelo ouvir, mas, o ouvir a mensagem genuína da palavra de Deus. Deve ser essa a nossa escolha. 

4. Autoridades importantes

Em quatro lugar nós vemos que “a fé vem pelo ouvir” também na vida de autoridades importantes, como mostra Atos 13:7-12. A fé vem pelo ouvir até mesmo para as maiores autoridades da terra. O  proconsul era alguém muito importante nos dias de Paulo. Mesmo assim Paulo não hesitou em pregar o evangelho para ele.

E, tendo pregado ele se converteu, no entanto, o diabo com suas forças e servos hostis se levantaram para desviar aquele homem da fé. Mas, Paulo cheio do Espírito Santo, repreendeu o demônio que estava usando Elimas e ele ficou cego, como o juízo de Deus sobre sua vida. 

Que grande exemplo da manifestação do poder de Deus. A minha oração é que esse poder se manifeste também em nossos dias. O procônsul vendo aquilo, ficou maravilhado com o ensino do Senhor Deus, creu e se manteve firme na fé.

A fé vem pelo ouvir porque é acompanhada da manifestação do poder do Senhor Deus. O Senhor Jesus confirma sua palavra por meio dos sinais que a seguem. Se eu e você estivermos atentos veremos coisas grandiosas como essas também nossos dias. 

Particularmente, já vi grandes coisas sendo feitas pelo Senhor na pregação e através da pregação: libertação e cura, todo tipo de restauração que você possa imaginar. Tenho visto o Senhor Deus fazer não só através da minha vida, mas, através da vida de muitos outros homens e mulheres de Deus.

E, sabe por que?

Porque o poder de Deus acompanha a pregação do evangelho. A fé vem pelo ouvir! E autoridades importantes também se convertem ao Senhor Jesus. Muitas vezes, ficamos meio tímidos, sem coragem de pregar o Evangelho as pessoas importantes, autoridades.

Mas, elas também precisam do Senhor Jesus. Não são poucos os casos de famosos que tem tirado sua própria vida, que estão presos nas drogas, que estão tendo suas vidas destruídas por vícios.

Mas, essas pessoas quando alcançadas pelo Senhor Jesus e pela pregação do evangelho dão muitos frutos para a glória de Deus. Então, tenha isso em mente: a fé vem pelo ouvir!

Se você deseja que outras pessoas se convertam, sejam alcançadas por Cristo, não apenas ore pela vida delas. Mas, quando tiver a oportunidade anuncie a palavra de Deus de maneira objetiva porque ao ouvir essa pregação elas podem entender a mensagem e se arrepender e se converter dos seus maus caminhos, recebendo Jesus como senhor e salvador de suas vidas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here