A heresia é um inimigo mortal para quem quer se dedicar ao conhecimento de Deus e da Sua Palavra. Ela altera as rotas, muda os caminhos. Tornando impossível chegar ao lugar desejado.

Imagine o velejador que quer chegar ao Brasil mas está navegando com as coordenadas que levam à China.

O mesmo acontece com cristãos que seguem heresias, ensinos falsificados do Evangelho puro e poderoso de Jesus Cristo.

Palavra que originalmente significava simplesmente “partido” ou “seita”, mas que já tinha conotação depreciativa. Depois chegou a significar qualquer doutrina contrária aos ensinamentos centrais da fé cristã — ou, mais exatamente, qualquer doutrina que se chame cristã, mas que rejeite ou deturpe algum aspecto fundamental do cristianismo. Logo, as heresias cristãs tradicionais incluem o gnosticismo* cristão, o arianismo* etc. A maioria dos teólogos protestantes tem restrito o uso desse termo para aquelas opiniões que contradizem assuntos tão fundamentais como as doutrinas da criação*, a encarnação*, a Trindade* etc. (González, J. (2009). In J. C. Martinez (Org.), S. P. Brito (Trad.), Breve Dicionário de Teologia (1a edição, p. 153–154). São Paulo, SP: Hagnos.)

Dito isto, quero conversar com você neste estudo sobre por quê devemos nos manter longe da heresia, cultivando uma fé pura e sincera em Cristo e na Palavra de Deus.

Para isso, é muito immportante que você leia o estudo até o final e assista ao vídeo, ele é fundamental para a compreensão do tema.

Por Que Devemos Nos Manter Longe da Heresia?

1. Porque é um engano – Colossenses 2:2-4

Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

2. Como Paulo lidou com isso?

  • Mostrando que o terreno é passageiro (v.v 21,22)

Não toques, não proves, não manuseies?

As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens…

  • Jesus é eterno (Colossenses 1:18)

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

  • Por isso o foco deve estar nele (Colossenses 3:1,2)

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra…

3. Em nossos dias?

  • Cristo deve permanecer no centro da nossa fé. Para isso, Além de Salvador, Ele deve ser o nosso Senhor. Devemos submeter a Ele nossos desejos e viver por Sua vontade e propósito.

Conclusão

A heresia é umm poderoso instrumento do Diabo para desviar da fé sincera e genuína os muitos cristãos que estão espalhados pelo mundo, ao longo da história.

Muitos cristãos até começam bem, mas acabam por se desviar dos caminhos sagrados por seguirem seu próprio entendimento, ou por não empregarem o tempo e a energia necessárias para o estudo do cristianismo.

Para crer da maneira correta, é necessário dedicação. Muita dedicação. E sobretudo, um foco exclusivo em Cristo Jesus.

Leia Também:

Como receber a benção de Deus?

Como ter um casamento abençoado?

A importância da palavra de ânimo

Deus é bom oo tempo todo, mesmo?

Haverão muitos ataques ao longo da caminhada, mas se estivermos firmes na verdade, permaneceremos crendo, na verdade, e não nas heresias ministradas pelo Diabo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here