Muito se fala em discernimento, mas poucos cristãos entendem o que verdade ele significa. Discernimento é: inteligência, entendimento, conhecimento, discernimento prático; “excelência mental no sentido mais elevado e completo. 

Ou seja, ele é determinante para uma vida feliz e bem-sucedida. Além disso, ele protege nossos sentimentos de criar expectativas exageradas sobre pessoas ou instituições, evitando muitas dores e frustrações. 

Então, leia o estudo até o final, e DESFRUTE!

1. No relacionamento com Deus – Filipenses 1:9,10

Em primeiro lugar é preciso de discernimento para relacionamento profundo com Deus. Temos ainda mais certeza disso, quando lemos Filipenses 1:9,10. Paulo nos mostra que para ter um relacionamento profundo com Deus porque ele nos ajudará a discernir o que agrada a Deus e o que não agrada.

É muito difícil dizer, na sociedade que vivemos hoje, o que podemos e não podemos  fazer, em todas as situações. Muitas denominações estabelecem regras sem fim para um viver santo, assim como os fariseus.

Mas essa não é a resposta!

Uma vida de intimidade profunda com Deus se baseia em discernir e entender o que agrada ao Senhor Deus. Muitas vezes coisas que você faz, eu não posso fazer. Assim como há muitas coisas que eu posso fazer e você não pode.

Mas percebemos na Bíblia, que Deus tem particularidades de relacionamento com cada um de nós e isso é muito interessante. Sendo assim, somente o Espírito Santo pode ministrar essas particularidades sobre a nossa vida e isso faz com que o sensibilidade espiritual seja essencial.

2. É fruto da prática do cristianismo – Hebreus 5:14

Em segundo lugar, o discernimento é fruto da prática do cristianismo conforme está escrito em Hebreus 5:14.  O autor nos mostra que a fé cristã é como um exercício praticado pelo atleta, que atinge sua excelência à medida que é praticado.

Dessa forma, se você queremos perdoar, precisamos praticar o perdão. É preciso decidir perdoar. Se queremos amar o próximo, precisamos praticar nos envolvendo em atividades que promovam isso, como: visitar os enfermos, encarcerados, servir alimento e ajuda aos moradores de rua, etc.

Tudo que você quiser desenvolver na sua vida no que se refere ao reino de Deus, se envolva em áreas da igreja que trabalha isso.

Não é diferente com o discernimento, o escritor aos hebreus diz isso – olha o ele é para os adultos, para aqueles que pelo exercício constante da fé tornaram-se hábeis em discernir tanto bem quanto mal.

Lembro que no começo da minha conversão muitas coisas me deixam confusos e perturbado. Coisas que eu fazia e achava que não conseguiria ser liberto.

Mas somente permanecendo em Cristo, sendo constantemente aperfeiçoado e tendo uma mentalidade transformada, que percebo hoje já como um adulto na fé, que o exercício da Palavra de Deus promoveu essa libertação em minha vida.

O Senhor Jesus trabalha com o tempo, e o discernimento vêm à medida que caminhamos com Cristo. Quanto mais íntimos, mais transformados.

Com a sensibilidade espiritual acontece o mesmo, à medida que você pratica o cristianismo, vai se tornando sensível e apurado para as questões da vida.

3. A compreensão das Escrituras – Salmos 119:99

Em terceiro lugar é o resultado de uma boa compreensão das escrituras, como está escrito em Salmos 119:99. Nele, o Salmista registra que tem mais discernimento que seus mentores, porque medita na Palavra de Deus.

Para ter um discernimento apurado, precisamos desenvolver o hábito de meditar diariamente nas Escrituras. Lembre-se que meditar é diferente de ler, simplesmente. A meditação nas Escrituras exige tempo com qualidade e reflexão sobre o texto.

Há pessoas que vivem de “profecias” e “revelação”. Toda hora tem uma “revelação” nova, mas não medita nas escrituras, não para e estuda a palavra de Deus, com isso a sensibilidade espiritual se esvai.

Se você quiser tê-lo, estude as escrituras!

4. Garante o equilíbrio familiar (1 Pedro 3:7)

Em quarto lugar, o discernimento garante o equilíbrio familiar, conforme vemos em 1 Pedro 3:7. Aqui, apóstolo Pedro nos mostra, que dentre tantas coisas o marido deve liderar sua família com honra, sensibilidade espiritual e sabedoria.

O pai não pode provocar a ira dos filhos, nem maltratar sua esposa. Além disso, deve ser um excelente sacerdote, demonstrando a seus filhos uma vida de meditação constante nas Escrituras, apego a oração e o culto deve fazer parte do dia do lar.

Deus deve fazer parte da família, estar presente todos os dias, não apenas no domingo. Ele deve ser tratado como um membro ilustre da família, e quem conduz os membros do lar a percebê-lo dessa forma é o marido que é o sacerdote, o líder do Lar, com a ajuda indispensável de uma esposa virtuosa.

Além disso, a Escritura ordena que o marido trate sua mulher com honra, sem agressões físicas ou verbais, de forma que ela se sinta segura, amada e respeitada.

5. Para projetos bem-sucedidos – Provérbios 24:3

Em quinto e último lugar, ele é fundamental para projetos bem-sucedidos, conforme nos mostra Provérbios 24:3. O sábio nos diz que com discernimento projetos começam e são mantidos, em segurança e prosperidade.

Muitos novos negócios não dão certo no Brasil exatamente por causa da sua falta. Ao pretender empreender ele é fundamental.

É preciso saber no que está entrando, conhecer bem. Provérbios 24:3 diz – com sabedoria se constrói a casa e com discernimento ela se consolida – há muitas pessoas investem em um novo negócio apenas pela emoção, pela paixão, mas não o conhecem a fundo.

Muitas vezes não tem capital de giro ou o mínimo de estrutura. Começam pela paixão e terminam quebrados. Na maioria das vezes, o dinheiro investido é o resultado de anos de economias.

Se você deseja ser bem-sucedido ou bem sucedida em um empreendimento, o que quer que seja, você precisa de Sabedoria e Discernimento. Porque com “sabedoria se constrói a casa e com discernimento ela se consolida”.

Leia também: Como Receber a Bênção de Deus?

Isso significa que os problemas virão, as dificuldades virão, as crises virão mas porque ela está consolidada com os fundamentos necessários, não vai cair.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here