marca_final-01

A Sabedoria é Conhecimento Para Evitar o Mal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A segunda parte do Capítulo 1 de Provérbios, o autor nos mostra que a Sabedoria é conhecimento para evitar o mal, nos dando conselhos termos uma vida que não caia na tentação das pessoas más ou que se desvio do caminho do bem.

Os princípios apresentados aqui são muito preciosos para a nossa vida, principalmente para os nossos dias.

Então, vamos começar!

1. Sedução dos maus

Uma das coisas que precisamos estar atentos e ter sempre em mente é que vamos ser tentados no caminho do mal, ser tentados pelo caminho do mal. 

Em Provérbio 1,  Salomão começa escreve as palavras que seu pai Davi lhe disse: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda. O mal vai tentar seduzir a mim e a você a todo momento e nós precisamos fazer a escolha, ter a entendimento sadio para escolher um bom caminho. 

Perceba que é um conselho. O sábio está antecipando, assim como podemos ler uma história semelhante em Gênesis 4. É fato que domínio próprio é algo fundamental para uma vida cristã saudável e a sabedoria nos estimula a isso.

Sendo assim, precisamos ter cuidado com os relacionamentos que temos, com as pessoas que fazem parte dos círculos íntimos da nossa vida, precisamos ter cuidado com as pessoas que acessam o nosso coração.

Precisamos guardar o nosso coração para que permaneçamos no caminho do bem!

2. O clamor da sabedoria é conhecimento

É muito interessante pensar que a sabedoria é conhecimento e quer se revelar a nós. Nos Versículos 20 a 22 lemos que a sabedoria clama em alta voz nas ruas, nas praças públicas nas esquinas barulhentas ela clama nas portas da cidade. O que significa?

Que a sabedoria está por toda parte querendo encontrar um lugar no seu coração e no meu coração para que possa habitar. O senhor Deus quer falar ao nosso coração, no trabalho, em casa, nos relacionamentos, através de tudo que lhe cerca. 

Então, por que muitos de nós estamos vivendo tão distantes dessa sabedoria? Simplesmente porque não estamos prestando atenção ao seu clamor.  É nosso dever e deve ser o nosso desejo buscar a todo momento, crescer em sabedoria, em conhecimento e na graça do nosso Deus. 

Porque a sabedoria é conhecimento e está clamando. O conhecimento de Deus quer se revelar a você a qualquer momento, em todo lugar. Veja, a sabedoria está clamando mas, nem todos querem ouvir. 

Porém, ouvi-la pode mudar o curso da sua história!

3. A franqueza de Deus

Nos versículos de 23 a 26 percebemos como Deus é Franco. Ele faz advertência sobre a necessidade que temos de ouvir a sabedoria. Ele está nos dizendo que se ouvirmos o clamor da sabedoria é conhecimento e se dermos a atenção devida, teremos o  entendimento que precisamos para viver a vida segundo o Seu propósito. 

O apóstolo Paulo falando sobre Jesus, declarou que o Senhor Jesus é a própria sabedoria. Sendo assim, quando nós observamos o estilo de vida do Senhor Jesus estamos vendo a sabedoria em ação. 

O Senhor Deus quer nos dá todos os dias da nossa vida Sabedoria para tomar decisões difíceis, para lidar com as demandas da vida. No entanto essa sabedoria só nos é dada através do relacionamento sincero com ele.

Se você buscar a opinião de Deus Ele vai lhe dar,  vai me mostrar. Contudo, Ele também é franco. Muitos problemas podem ser resolvidos com sabedoria e conhecimento. Quando o Senhor Deus está dizendo “se vocês acatarem a minha repreensão, eu lhe darei um espírito de Sabedoria”, Ele está nos dizendo que temos dois caminhos, duas escolhas: ou ouvimos a Deus ou ouvimos a voz deste mundo. 

A voz deste mundo se revela de muitas maneiras: através das pessoas, do sistema, da mídia, mas precisamos tomar uma decisão: apegar-nos palavra do Senhor, nosso Deus e ter um coração sensível a sua voz. 

Não é que as lutas não irão aparecer, o fato é que com a sabedoria de Deus vamos enfrentá-las de uma forma diferente.  Enfretamos as lutas com o Espírito Santo e com ajuda de Deus. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.