Estudos Bíblicos Diego Nascimento

A Sunamita e o profeta Eliseu – Enfrentando a Crise

A Sunamita e o profeta Eliseu – Enfrentando a Crise

A conexão de fé existente entre a sunamita e o profeta Eliseu é algo extremamente poderoso, inspirador. De um lado temos Eliseu, um homem de Deus, dedicado, submisso e profundo.

Do outro, temos a sunamita, uma mulher piedosa, temente a Deus e que servia por amor, não por interesse.

Quando estas duas vidas são conectadas por Deus, coisas grandiosas acontecem. Há muitas e preciosas lições a ser tiradas dessas histórias, e é exatamente isso que quero fazer aqui.

Convido você a ler o texto até o final e assistir ao vídeo, pois ele é determinante para a boa compreensão do assunto.

Dito isto, aperte os cintos e “BORA!”

A Sunamita e o Profeta Eliseu – Atitudes de Fé

Há 5 marcas interessantes no encontro entre a Sunamita e o Profeta Eliseu. Ter uma boa compreensão delas, nos ajudará a refletir sobre nossas atitudes de fé com relação a vida e as crises da vida.

1. Uma mulher temente a Deus – 2 Reis 4:8-11

Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão.

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.

Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá.

E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou. (2 Reis 4:8-11)

2. Necessidade suprida – 2 Reis 4:15-17

Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta.

E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera. (2 Reis 4:15-17)

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

3. Uma mulher decidida – 2 Reis 4:22-26

E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.

E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.

Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.

Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. (2 Reis 4:22-26)

4. Falando com a pessoa certa – 2 Reis 4:27,28

Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.

E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? (2 Reis 4:27,28)

5. O milagre – 2 Reis 4:35,36

Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.

Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho. (2 Reis 4:35,36)

Conclusão

Na história da Sunamita e do Profeta Eliseu, vemos que Deus é poderoso para intervir em nossa história a partir do princípio do serviço. Ela serviu, de maneira natural ao homem de Deus, e foi agraciada pela presença de Deus e milagres extraordinários.

Além disso, vemos a postura dela em relação a fé, as crises da vida e como administrá-las. Através da Sunamita, percebemos que a vida com Deus é muito mais que princípios religiosos, mas atitudes de sabedoria e fé.

Sobre o autor | Website

INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube (youtube.com/jesuseabibliaoficial) ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});