marca_final-01

AS MARCAS DE UM CORAÇÃO GRATO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Ter um coração grato a Deus é algo que pode mudar completamente o rumo da nossa vida. Estamos vivendo dias muito difíceis, onde as pessoas só sabem reclamar, ou só sabem ver o que há de pior a sua volta. 

Mas a Bíblia Sagrada nos convida a ser gratos ao observar os feitos do Senhor Jesus sobre a nossa vida e a entender, que muitas vezes esses processos fazem parte do nosso crescimento.  

Existem algumas marcas no coração grato que vão fazer toda a diferença na minha e na sua vida. Vamos descobrir quais são? 

“Um estudo conduzido pelo phd Robert Emmons e seu colega Mike McCollough, nas universidades da Califórnia e de Miami indicou que a gratidão pode de fato ter impactos positivos na saúde”. 

A metade do grupo pesquisado foi dada a tarefa de listar semanalmente, durante 10 semanas, 5 coisas ou pessoas às quais deveriam manifestar gratidão. A outra metade coube listar cinco problemas sem focar no aspecto positivo ou negativo deles. Ao fim do experimento, o primeiro grupo registrou menos queixas de saúde e mostrou-se capaz de se exercitar fisicamente melhor que os indivíduos que só listaram obstáculos.”

O que isso significa? Que ser grato faz bem à saúde. Quanto mais gratos nós somos ao Senhor, mais nós vamos desfrutar de saúde de bem-estar como um todo na nossa vida. 

As 4 marcas de um coração grato

1. Crie o hábito de dizer “OBRIGADO” (Amós 4:5)

Um coração grato deve estar presente em nosso dia a dia. Em Amós 4:5 que a gratidão fazia parte do culto dos israelitas.  

Devemos ter prazer em ser gratos. Para mim e para você como cristãos a gratidão, a gratidão deve estar sempre presente. Devemos ser sensíveis aos aspectos da vida aos quais devemos ser gratos. 

A gratidão nos faz perceber os presentes que temos recebido todos os dias. 

No estudo conduzido, citado acima, se percebeu que as pessoas gratas tinham mais saúde, mais disposição para o exercício porque seu foco não estava naquilo que era um problema. 

Salomão em Eclesiastes 3 nos ensina que há tempo para tudo. Há dias muitos dias difíceis na nossa vida, então como ser grato em dias maus?  Você precisa olhar para o Senhor Deus e perceber os presentes que Ele deu até mesmo naquele dia. Talvez no dia você não consiga perceber, mas, o tempo lhe mostrará. 

O problema é que na correria da vida, no stress, nas muitas lutas e toda essa confusão nós perdemos, muitas vezes, essa sensibilidade e a dor é tão intensa que perdemos de ver o belo e simples da vida. 

2. Faz parte do cristão (Colossenses 3.16) 

Um coração grato deve fazer parte da vida do Cristão, do nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. 

Uma boa forma de expressar a gratidão é por meio dos Cânticos. É cantando ao Senhor, exaltando Seu nome. 

Quando o povo de Israel atravessou o mar vermelho, do outro lado Miriam cantou, dançou e celebrou ao Senhor e Moisés escreveu também um Cântico e foi uma celebração total.

O salmista nos convida a adorar ao senhor Deus com cânticos novos, com gratidão. Em adoração devemos declarar gratidão ao Senhor por tudo que Ele tem feito e dizer meu Deus muito obrigado.

Hoje, infelizmente, nos falta cânticos novos uma vez que a maioria dos hinos aqui cantados são importados da língua inglesa. 

Isso é preocupante! Porque quando falta cânticos novos é porque falta gratidão. Precisamos agradecer pelos dias mesmo eles sendo difíceis, pois o Senhor está conosco, nos ajudando e fortalecendo. Podemos e devemos ser gratos em todas as circunstâncias. 

Uma das coisas que me faz lembrar e exercitar a gratidão é a conversa entre Jesus e o leproso. Na situação, Jesus curou 10 leprosos mas apenas um deles voltou para ser grato ao Senhor. 

É interessante perceber que naquele texto Jesus tinha a expectativa de que a gratidão fosse exercida através da vida de todos eles. Mas não foi isso que aconteceu.

3. Aproxime-se  com gratidão (2 Crônicas 29:31) 

Um culto carregado de gratidão espontânea é o que falta, a muitos, para receber a resposta. Por muitos anos eu vi na igreja as pessoas apenas pedindo sem depois voltar para agradecer , dizer o resultado.  

Eu sinto, que a igreja de hoje, muitas vezes, falha nesse ponto: em nos estimular a ter um coração grato a Deus. 

Em 2 Crônicas 29 o povo se apresentou a Deus com ofertas e sacrifícios de gratidão e muitos deles ainda trouxeram holocaustos espontâneos, ofertas voluntárias. Percebam que eles nem precisavam,  mas trouxeram. 

4. Somos convidados (Salmos 50:14) 

Em Salmos 50:14 o texto sagrado nos convida a ser gratos.  

Deus nos convida a todas as manhãs levantar e apresentar um coração grato a ele ou antes de dormir dizer “Deus foi difícil esse dia, foi um dia muito puxado, mas eu sou grato porque eu sobrevivi!”

Falta na igreja uma rotina que desenvolva a gratidão dos cristãos. Na minha opinião, a igreja desenvolve um culto muito voltado para o pedir,  para a nossa necessidade, mas pouco voltado para a gratidão. 

E quando nós estudamos, vemos que no relacionamento que o povo de Israel tem com Deus as ofertas de gratidão as ofertas voluntárias faziam parte da rotina deles, do dia a dia deles. 

Hoje, muitos cristãos não querem ofertar, não querem entregar dízimos, não querem de nenhuma forma expressar sua gratidão material alegando que essa é uma prática do Antigo Testamento. 

Eles não entenderam o princípio da gratidão! Quando você é materialmente grato ao Senhor, você está dizendo a Ele de forma concreta: Muito obrigado! 

A gratidão ocupa um lugar muito importante no coração de Deus. Quem é grato consegue experimentar grandes coisas do Senhor. 

Então, se você pediu publicamente seja grato publicamente. Vamos ser intencionalmente gratos, cultivar um coração cheio de gratidão, pois como vimos, a gratidão não faz bem apenas a nossa saúde física e a nossas emoções, mas também ao nosso relacionamento com Deus!

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou grata a Deus por tudo,mesmo em dias tão difíceis Ele tem cuidado de mim com muito zelo!”Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece “(Filipenses 4:13) Obrigada por esses estudos maravilhosos,são bálsamo para o Espírito!! Deus os abençoe irmão 🙏🙏

  2. Muito obrigada por esses estudos! Sou grata ao meu Deus por tudo,mesmo nesses dias Tão difiíceis,Ele tem cuidado de mim com muito zelo. “Posso todas as Coisas em Cristo que me fortalece “(Filipenses 4:13) Deus os abençoe irmãos 🙏🙏

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});