Estudos Bíblicos Diego Nascimento

As 4 Características de Mardoqueu (ou Mordecai)

As 4 Características de Mardoqueu (ou Mordecai)

Mardoqueu (ou Mordecai) é o pai adotivo de Ester que se tornou rainha na Pérsia, o maior império da época. Além da soberania de Deus, muito disso se deve ao fato de Mardoqueu (ou Mordecai) ser um homem piedoso e temente a Deus.

Há muitas e preciosas lições na vida deste homem de Deus que foi mentor de Ester, no propósito de Deus para a vida dela.

Quando leio a história de Mardoqueu (ou Mordecai) normalmente faço dois pedidos a Deus: que eu seja tão virtuoso quanto ele e que o Senhor coloque pessoas como ele em minha vida.

Neste estudo, quero analisar com você quatro características de Mardoqueu (ou Mordecai) que podem influenciar diretamente o nosso estilo de vida e nos levar a lugares ainda mais altos em Deus.

Para isso, lhe convido a ler o estudo e a assstir ao vídeo, pois o conteúdo deles lhe dará um bom entendimento sobre o assunto.

Mardoqueu (ou Mordecai) Era Um Homem de Deus

1. Um Homem honrado – Ester 2:21-23

Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram atentar contra o rei Assuero.

E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester; e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu.

E inquiriu-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram pendurados numa forca; e foi escrito nas crônicas perante o rei.

2. Só dava glória a Deus – Ester 3:2-4

E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.

Então os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que transgrides o mandado do rei?

Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isto, dia após dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque ele lhes tinha declarado que era judeu.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

3. Um homem de fé – Ester 4:12-14

E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester.

Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

4. Tornou-se amado e importante – Ester 10:3

Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência.

Conclusão

De escravo a segundo, no comando do império. Mardoqueu (ou Mordecai) nos inspira a confiar no Senhor mesmo nas situações mais adversas. Não importando quais sejam as aflições, se formos fieis o Senhor guardará a nossa alma.

Em nossos dias, muitos cristãos tem aberto mão da consagração e da fidelidade a Deus para seguir seu próprio entendimento.

Preferem ouvir o conselho dos ímpios muitas vezes a ouvir a direção da Palavra de Deus. Por isso, temos cristãos tão rasos na maioria dos casos.

Leia Também:

As preciosas lições da oração do pai nosso

Por que devemos honrar pai e mãe?

As Características de Barnabé

As virtudes de Ana a mãe de Samuel

Com Mardoqueu (ou Mordecai), aprendemos que a melhor escolha continua sendo o caminho indicado pelo Espírito Santo. Se o seguirmos, desfrutaremos de uma vida abundante em Cristo.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});