Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Como Vencer o Desânimo: 7 “Conselhos” (Garantido!)

Como vencer o desânimo espiritual? Muitas pessoas tem feito esta pergunta ao longo do tempo. Ele é um inimigo que frequentemente bate a nossa porta. Vem como um ladrão.

Por um lado, leva a vontade, junto à motivação. Por outro, leva o desejo. A vontade de vencer. O desânimo transforma uma alma com o físico de Arnold Schwarzenegger em algo como crianças desnutridas da África. Então Como vencê-lo?

O Senhor Jesus nos mostra na Bíblia Sagrada a fórmula para vencer o desânimo espiritual e mandar todos os seus sintomas para bem longe de nós. Assim poderemos ter vida, e vida com abundância.

Dessa  forma nosso primeiro conselho é:

Como Vencer o Desânimo: Lidando Com As Más Notícias

Em João 16:6 está escrito: “Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.” 

Más notícias normalmente nos desanimam. Precisamos interpretá-las da forma correta, sem perder a esperança. Jesus diz aos discípulos que vai partir, mas isso será benção para eles. “Vou e volto”, disse. As vezes desanimamos por não entender os planos de Deus, para nossa vida.

Veja o que está escrito em Isaías 55:8,9:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” 

Os caminhos e pensamentos de Deus são maiores e mais profundos que os nossos, contudo, devemos ter em mente que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8 .28)

Então Como vencer o desânimo causado pelas más notícias?

  1. Ao ouvir más notícias mantenha a calma;
  2. Saiba que os pensamentos de Jesus são os melhores a seu respeito;
  3. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Como Vencer o Desânimo: Administre a Crise

Salmos 107:39 está escrito: “Quando, porém, reduzidos, são humilhados com opressão, desgraça e tristeza.” 

É muito comum que o desânimo se apresente nos momentos difíceis. Na crise. Em tempos de guerra e escassez. Em tempos de luto. Dessa forma faça como o profeta Jeremias escreveu em Lamentações 3:21-26:

“Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” 

Traga a memória o que pode lhe dar esperança. Aquilo que o motiva. O que o faz desejar viver.

Então como vencer o desânimo na crise?

  1. Mantenha em mente aquilo que lhe traz esperança. Aquilo que o motiva.
  2. Espere no Senhor. Ele é bom para quem nele espera. “Bom é ter esperança!”
  3. A fé é fundamental. Ela te faz ver o invisível.

 Como Vencer o Desânimo: Rejeite a Falsa Satisfação

“Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza. ” (Provérbios 14.13)

Na sociedade em que vivemos somos atacados pela falsa satisfação com muita facilidade. Constantemente cercados por muitas pessoas, poucas, no entanto se importam realmente conosco.

A rejeição produz a crise existencial. Faz com que achemos que não somos importantes. Uma vida feliz não é marcada pela alegria, apenas. As tristezas e aflições são fundamentais para nossa compreensão do que é ser feliz.

Saiba que não há alegria preparada para todo instante da nossa vida, há “Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar…” diz Eclesiastes 3:4

Então Como vencer o desânimo na insatisfação?

  1. Controle a tristeza sabendo que ela é temporária. “Não a mal que sempre dure e não há bem que nunca acabe” (Anônimo)
  2. Procure ser uma pessoa transparente, sem ser rude ou arrogante. Não finja ser alegre, se é triste.
  3. Tenha em mente que a vida é constituída por fases, e algumas delas incluem a tristeza.

 Como Vencer o Desânimo: Não Cause Desânimo

O coringa, um dos principais inimigos do Batman, tem como desígnio causar o desânimo, medo e terror. É a única coisa que ele leva a sério. Veja o que Paulo diz em 2 Coríntios 2:1-4

“De modo que resolvi não lhes fazer outra visita que causasse tristeza. Pois, se os entristeço, quem me alegrará senão vocês, a quem tenho entristecido? Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria. Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como é profundo o meu amor por vocês.” 

Não alimente atitudes que constantemente produzam desânimo nas pessoas. Pessoas animadas o animam. Aquilo que você produz em outros frequentemente é o que você recebe. Se você alimenta as pessoas com desânimo e tristeza com frequência, é isso que receberá.

Então Como vencer o desânimo produzido pelas pessoas?

  1. Não alimente seus relacionamentos com desânimo;
  2. Reproduza ânimo;
  3. O que você dá frequentemente é o que recebe.

Como Vencer o Desânimo: Rejeite a Sensação De Morte

Quando tudo desaba diante de nos, normalmente nos sentimos impotentes. Inúteis. Mas o que o salmista diz no Salmos 116:1-5 nos dá esperança:

“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor!” O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.” 

O desânimo é como o nevoeiro. Quando você menos espera está por todos os lados. Para vencê-lo, você precisa clamar a Deus. Foi o que fez o salmista. Cercado por todos os lados pelo desespero e pela sensação de morte ele clamou ao Senhor.

Então Como vencer o desânimo produzido pela sensação de morte?

  1. Invoque ao Senhor;
  2. Fale para Deus sobre o quê e como está se sentindo;
  3. Confie na misericórdia e na justiça de Jesus.

Como Vencer o Desânimo: Desanimado? Não Desista!

Chris Gardner interpretado por Will Smith, no filme “À Procura da Felicidade”, está vivendo um dos piores momentos de sua vida. Há um dia em que ele não tem dinheiro para pagar um hotel e não consegue vaga no abrigo.

Então, vai até o banheiro da estação de metrô tranca a porta, forra o chão com papel, senta e põe seu filho no colo, para dormir, nesse instante alguém bate na porta, para entrar e usar o banheiro, afinal é publico. Chris com o pé segura a porta e o impede.

O mais interessante é que o dia amanhece e ele tenta mais uma vez e consegue. De agora em diante, Chris não dorme mais no banheiro.

Em Salmos 13:1-6 está escrito:

“Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: “Eu o venci”, e os meus adversários festejarão o meu fracasso. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.” 

É extremamente importante não nos acostumarmos a uma vida de desânimo. Precisamos sempre estar em busca de crescimento. Jesus prometeu para nós vida em abundância e o apóstolo Paulo disse que em Cristo somos mais do que vencedores.

Acostumar-se a uma vida desanimada sem perspectiva é o mesmo que morrer. Tome o salmista como seu exemplo. “Até quando, Senhor?”.

Clame a deus deixando claro para Ele que você tem esperança. Que não desistiu. Não perdeu a fé. Não importa o quanto esteja sentindo-se mal, continue crendo.

A filha de Jairo já estava morta quando Jesus lhe disse: “”Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada” (Lucas 8.50).

O salmista preocupava-se com o fato de que seus inimigos zombassem dele por estar derrotado, mesmo confiando em Deus. 

Deus quer ver você vencendo!

“Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento…” (2 Coríntios 2:14).

“Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.” (Isaías 45:25)

“Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”. (Êxodo 14:18)

“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.” (Apocalipse 3:21)

Como vencer o desânimo em situações de desespero?

  1. Não se acostume;
  2. Busque sempre a vitória;
  3. Tenha em mente que Jesus faz de você mais que vencedor. Ele te conduz em triunfo!

Como Vencer o Desânimo: Aprenda a Lidar!

Você já observou alguém escalando um fosso?

De qualquer maneira, quero que preste atenção à perspectiva. Estamos olhando de baixo para cima. Não o contrário.  Nunca olhe a profundidade do fosso, mantenha-se olhando para cima.

Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. (Mateus 26:38)

A angústia sentida por Jesus no Getsêmani é indescritível. Dentre todas as lições que podemos tirar dela, uma se encaixa perfeitamente aqui. Ele não se isolou! Procurou a Deus intensamente e trouxe para junto de si, os melhores amigos. Compartilhou com eles.

Quando o desânimo quiser levá-lo para o quarto escuro da solidão, chame seus amigos para ir junto. Comunique sua aflição a pessoas que querem o seu bem. Que torcem por você.

Como vencer o desânimo quando ele quer nos isolar?

  1. Não sofra sozinho;
  2. Fale sobre seu problema a quem torce por você;
  3. Busque a face de Deus intensamente.

Conclusão

Os sete conselhos para você vencer o desânimo espiritual são:.

  1. Aprenda a lidar com as más notícias;
  2. Administre a crise;
  3. Rejeite a falsa satisfação;
  4. Não produza desânimo;
  5. Rejeite a sensação de morte;
  6. Não se acostume com o desânimo;
  7. Não se isole.

Todas as verdades apresentadas foram extraídas da Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus. Por isso digo que o resultado é garantido.

Espero que tenha gostado! Que seja proveitoso para você. Gostaria de orar por você, feche seus olhos:

Senhor Jesus eu oro para que a pessoa que me ouve nesse momento seja profundamente impactada por tua palavra. Oro para que ela seja fortalecida no Senhor. Que haja restauração de alma, de ânimo, de fé e de força, em Nome de Jesus.

Amém!

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. Eliuma disse:

    Palavra maravilhosa, me ajudou muito, no momento em que eu me achava tão desanimada , e desistindode tudo , Deus falou comigo através deste estudo.

  2. Keila Lopes Prado Mendes disse:

    Só bênção esses estudos

  3. Cristina disse:

    Gostei muito desse estudo,estou passando por uma fase difícil da minha vida.

  4. Sandra Maria disse:

    Obrigada irmão! Esse estudo veio no momento de muita tristeza e desanimo da minha vida, mais vejo o agir de Deus usando sua vida para trazer força para minha alma. Deus ti cubra de muita sabedoria do alto.

  5. Fátima disse:

    Amém Glórias a Deus bjs ?

  6. Taiana disse:

    Um tema maravilhoso… Ao qual vivemos nos dias atuais… Esse tema vou levar para os nossos encontros….??

  7. Flavia Darlene Aragao dos Santos disse:

    Deus seja louvado! Obrigada por este apoio; que Deus te abençoe com toda sorte de bençãos.

  8. Maria José R.Lobato disse:

    Este estudo revela com bastante clareza a importância da Bíblia Sagrada em nossas vidas, e como Ela é um manual completo, com ensinamentos para dar direção na vida das pessoas em todas as épocas.
    Parabéns Diego! estudo muito proveitoso.

  9. Joseane Silva Maia disse:

    Muito grata estou pelo amor e misericordia de meu Deus que com sua infinita graça tem abençoado a vida de cada um de seus filhos. Dando sabedoria e discernimento da palavra.
    Deus abençoe esses vasos.

  10. Andreia do Carmo disse:

    Obrigado irmão por suas palavras e que o Senhor Jesus possa continuar te abençoando.

  11. Marcio disse:

    A paz do Senhor! Geralmente eu acompanho alguns estudos de outros e ao ler dificilmente eu me manifesto ,mais quanto a esse não poderia deixar de parabenizar o irmão, pois esse estudo tem me parecido de muita ajuda e é propício para os dias atuais onde muitos conflitos tem sido travado entre muitos servos do Senhor para vencer os poblemas atuais. Que Deus continue te abençoando e te enriquecendo de sabedoria

  12. Marlene disse:

    obrigada irmão por essa palavra. me sentia desanimada e não conseguia nem expressar. Mas busquei a Deus e encontrei essa palavra maravilhosa. Enquanto lia o Espirito Santo de Deus foi falando ao meu coração e eu consegui chorar e confessar ao Senhor minhas frustrações e o conforto e ânimo do Senhor acalmou a minha alma e fortaleceu meu coração. Que Deus continue te fortalecendo e usando como instrumento do seu amor.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});