Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Como Vencer o Medo de Mudar?

Como Vencer o Medo de Mudar?

Muitos cristãos não conseguem seguir para o próximo nível em Cristo porque eles tem medo. Mas como vencer o medo de mudar? Existe algum caminho? A Bíblia pode nos ajudar com isso?

Claro que sim!

A Bíblia nos mostra vários caminhos para vencer o medo de mudar, porque ela sabe que a mudança é determinante para o processo de relacionamento com Deus.

Quero te apresentar 4 princípios que vão te ajudar com isso. 

Tudo certo?

Então vem!

Como Vencer o Medo de Mudar em 4 Passos

1. O medo é ruim?

Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? ” Então o Senhor lhe perguntou: “Que é isso em sua mão? ” “Uma vara”, respondeu ele. Disse o Senhor: “Jogue-a ao chão”. Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela (Êxodo 4:1-3)

O medo fez com que Moisés procurasse ter certeza que era Deus. Há muitos cristãos que por não agir dessa forma, acabam cometendo muitos erros.

Mas com Moisés eu aprendo que o medo não é ruim. Na medida certa, ele serve para me mostrar quem sou e quem Deus é, como disse Charles Swindoll: “Quando a graça de Cristo estiver plenamente desperta em sua vida, você descobrirá que não está fazendo algo devido ao medo ou vergonha por causa da culpa, mas age por causa do amor”.

O medo na medida certa te protege da precipitação.

2. Planejando

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? (Lucas 14:28)

Planejar vai ate ajudar a ter ideia do que vai acontecer do início até o final da jornada. Para vencer o medo de mudar é fundamental que você aprenda a planejar. Que aprenda o máximo possível sobre aquilo que vai enfrentar.

Sobre isso o sábio disse: “Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.” (Provérbios 15.22)

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

O cristão sábio planeja. O cristão sábio conta com pessoas que sem medo de contrariá-lo dirão se ele está no caminho errado.

3. As referências corretas

Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. “Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe”, disse, “e então irei contigo. ” “Vá e volte”, respondeu Elias, “pelo que lhe fiz. “

E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar. (1 Reis 19:19-21)

Quando você tem um mentor, o caminho é mais curto e o processo de decisão menos doloroso. Era isso que a presença de Elias significa na vida de Eliseu. Por saber quem era Elias, ele não temeu acompanhá-lo.

Para vencer o medo de mudar você precisa conhecer bem a história de pessoas que passaram pelo mesmo processo que você.

A presença de Elias, deu segurança a Eliseu.

4. Segurança é uma consequência

Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encorajaram para esse bom projeto. (Neemias 2:17,18)

Quanto mais a atuação de Deus você testemunha, mais segurança vai sendo acrescentada. Quando foi conversar com os moradores de Jerusalém, Neemias já contava com o agir de Deus e isso foi segurança, tanto para ele quanto para o povo.

Agora é claro, que não podemos baixar a guarda. Sobre isso, C. H. Spurgeon: “A verdadeira conversão dá segurança ao homem, mas não lhe permite cessar de vigiar”.

Para vencer o medo de mudar, valorize as experiências diárias com Deus, elas acrescentam segurança a sua fé.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});