O namoro cristão possui regras diferentes de um namoro não-cristão, principalmente em nossos dias. Até a década de 90, sabemos que o namoro mesmo não-cristão, tinha o hábito de manter a pureza, a virgindade, e o sexo normalmente só viria após o casamento.

Hoje em dia está difícil manter a pureza do relacionamento mesmo nos namoros cristãos.

Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

Lhe convido a ler o estudo até o final e conferir.

Tudo Começa Em Você

Em primeiro lugar, vejo que para ter um namoro cristão saudável, você deve olhar para você mesmo, antes de olhar para outra pessoa por quem você está apaixonado.

É preciso olhar para si mesmo porque tudo começa em você. Toda a sua história começa em você. A partir de você.

Para colocar um Marco Zero em qual deve ser a sua prioridade, você não pode enxergar o namoro cristão como algo banal. Ele é determinante na sua vida.

Em Mateus 22:37,38 Jesus nos mostra qual o primeiro e maior mandamento.

Muitos cristãos e se deixam levar completamente pelo sentimento, de forma que a pessoa amada passa a exercer um controle muito grande sobre sua vida e sobre suas decisões.

Vemos muito isso quando existe o jugo desigual, por exemplo, onde o crente se apaixona por um descrente e começa a ceder em uma série de áreas da sua vida para agradar a pessoa amada.

Mas Jesus nos dá um Norte sobre como deve ser todos os âmbitos da nossa vida. Quando pensar no namoro cristão você deve pensar sobre quem é a sua prioridade. E nossa prioridade em Cristo é Deus.

Jesus diz que nós devemos amar a Deus com todo nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento.

Ou seja, quando você estiver pensando em namorar ou se apaixonar por alguém, deve manter o Senhor em primeiro lugar. Não ceda espaços nas suas escolhas, no seu estilo de vida, para colocar a pessoa amada.

Não!

Todo o espaço toda sua prioridade deve pertencer a Deus e a pessoa amada deve se adequar ao que a palavra de Deus diz.

Quais são seus valores?

Você deve procurar enxergar quais são os seus valores.

Por exemplo, quando eu e Carol os apaixonamos, tanto eu quanto ela já éramos cristãos, mas mesmo assim dedicamos bastante tempo para orar e jejuar até que o Senhor mostrou que realmente nosso relacionamento daria certo.

Daí namoramos um ano e um mês e nos casamos.

Casados já temos 7 anos juntos e Nicolas como fruto desse amor. Então os seus valores não podem ser negociados.

Você não deve abrir mão daquilo que a palavra de Deus lhe ensina e deve manter Deus em primeiro lugar.

Onde Você Quer Chegar?

Uma outra pergunta que você deve responder com sinceridade para si mesmo é onde você quer chegar?

Você precisa namorar com alguém que lhe coloque para frente e não que te puxe para trás. Namorar com um preguiçoso, com uma preguiçosa, alguém que não quer estudar, que não deseja desenvolver na vida. Alguém que não apresenta a menor disponibilidade a ser independente de seus pais.

É preciso pensar em tudo isso!

Devemos pensar também que a questão da paixão, do amor, é uma decisão. Quais são os seus critérios para se apaixonar por alguém?

Lembro, por exemplo, que tinha determinado em meu coração que só namoraria, só me apaixonaria, por alguém que servisse a Deus, que amasse a igreja e que somasse ao meu ministério.

Essas três questões para mim eram inegociáveis.

Tem muita gente que é crente mas não gosta de ir à igreja. Não gosta das atividades da Casa do Senhor.

Apaixonar-se é uma decisão!

Essa “coisa de amor à primeira vista”, nada mais é que a decisão de se apaixonar à primeira vista. Tudo vai depender da sua carência e do momento que você está vivendo.

Namorar, se apaixonar, amar é uma decisão.

Se não fosse decisão não era mandamento, como nos mostra Mateus 22:37,38. Ele está na categoria de mandamento e nós decidimos obedecer ou não.

Então você ama quem você deseja amar. Você se apaixona por quem você deseja se apaixonar.

Quando o Cristão Deve Começar a Namorar?

Na minha opinião, a resposta está em Gálatas 4:4,5. Talvez você tenha lido e se perguntado o que ele tem a ver com o tempo em que o cristão devo namorar?

Tudo!

Veja que o texto diz que na “plenitude dos tempos Jesus Cristo foi enviado”, isso se chama: o tempo de Deus.

No tempo de Deus, no tempo determinado, no tempo certo o Senhor Jesus foi enviado e cumpriu a vontade de Deus para sua vida.

Quando você deve namorar?

No tempo de Deus!

Por exemplo, o pastor Luciano Subirá conta um testemunho muito forte. Inclusive eu adoto para minha vida.

Subirá conta que os filhos dele só namoram depois dos 18 anos. Ele explica que até essa idade o jovem, o adolescente, está sendo preparado por Deus para:

  1. conhecer a Deus;
  2. conhecer seu propósito;
  3. se aperfeiçoar na santificação;
  4. saber o que quer da vida;
  5. estudar;
  6. se estruturar;

Quando todas esses pontos estão alinhados, depois de 18 e um dia, se quiser casar já pode – declara Luciano Subirá.

Então quando é o tempo de Deus para sua vida?

Na minha opinião 18 anos é uma idade maravilhosa. Porquê já deu tempo você amadurecer um pouco e saber o que você quer da vida.

Você não deve namorar só por namorar. Esse negócio de “ficar” está descartado. Tenha propósito!

Qual o Objetivo do Namoro Cristão?

A resposta está em Hebreus 13:4, que nos mostra que o casamento deve ser honrado por todos e o leito conjugal conservado puro.

A Bíblia não fala sobre o namoro, não era uma cultura existente nos dias em que ela foi escrita. Na época as pessoas noivavam, normalmente por indicação dos seus pais e rapidamente casavam.

O objetivo do namoro deve ser o casamento. Você não pode namorar só por namorar. O leito conjugal deve ser venerado entre vocês, disse o escritor aos Hebreus, diz a Santa Palavra de Deus.

O namoro não é espaço para fornicação, namoro não é pré-temporada sexual para o casamento. Isso é pecado contra Deus e pecado contra o seu corpo. É fornicação!

O namoro cristão é um tempo para você conhecer a outra pessoa,  conhecer as famílias, ver o que há de comum entre vocês, o que dá certo e o que não dá. Conhecer um pouco da personalidade.

Mesmo que o namoro não revele tudo, ele não deixa de ter uma função importante no relacionamento.

Contudo, na minha opinião o namoro não deve ser longo, porque quanto mais longo, mas a intimidade vai crescer e quanto mais intimidade, mais espaço para os pecados da carne como a lascívia e fornicação.

Coisa boa na nossa vida é termos a benção de Deus em todos os aspectos dela, por isso lhe aconselho a servir ao o Senhor nessa etapa da sua vida porque esta é uma etapa determinante da nossa história, ao meu ver, uma das mais difíceis e decisivas da vida.

Se você errar nessa fase e casar com a pessoa errada, vai ter muitos problemas.

Conselhos Práticos Para o Namoro Cristão

Quero te dar alguns conselhos determinantes:

  1. Jamais case sobre jugo desigual:
  2. Não ame a pessoa mais do que você ama a Deus;
  3. Mantenha Deus em primeiro lugar.

Não negocie nessa área e você será uma pessoa muito feliz no seu casamento e família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here