marca_final-01

Crise na Fé – Como Lidar Com Ela?

A cada dia o número de pessoas que desistem de acreditar em Deus, Pai de Jesus Cristo é cada vez maior. Isso acontece porque as pressões da vida a levaram a achar que a Bíblia não faz sentido. Mas elas estão enganadas. Neste estudo quero lhe mostrar como Jesus trata as nossas crises de fé.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos nós podemos ter de lidar com algum tipo de crise na fé. Muitos homens e mulheres de Deus já a enfrentaram e venceram. As lições deles podem nos ajudar a superar as nossas.

Quem nunca passou pelo dia em que duvida, se sente inseguro com relação a as escrituras, ao Senhor Jesus, a vontade de Deus?   Vamos estudar a vida de João Batista, homem sobre o qual Jesus afirmou, que nascido de ventre de mulher nenhum é maior do que João.

Mas, esse mesmo homem passou pelo dia da dúvida. O objetivo deste estudo é refletir e mostrar como João Batista enfrentou a crise na fé e tirarmos desse momento tão difícil lições grandiosas.

4 Conselhos para vencer a crise na fé

1. A crise na fé e a dúvida

João é aquele que anuncia a Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

O contexto descrito em Mateus 11:2,3 é o seguinte: João estava na fortaleza de Machaerus, lugar frio, escuro e silenciosa, onde ficavam os prisioneiros daqueles dias.

Quem mandou prender João foi Herodes Antipas, porque ele queria silenciar João. Pois, a pregação de João o incomodava muito, principalmente porque ele havia denunciado o adultério de Herodes com sua cunhada.

João tinha alguns discípulos e tinha permissão para receber visitas e nessas visitas ficou sabendo sobre a fama de Jesus.

Enquanto Jesus estava abalando o mundo com a sua pregação, João estava preso e as notícias que chegavam a João acerca de Jesus o deixaram em dúvida.

Por quê a dúvida surgiu?

Porque a pregação de João era fundamentada em um Messias que veio punir, trazer juízo e ira, conforme lemos em Mateus 3:7 e 10.  Mas, lembre que a palavra de João era uma palavra inspirada por Deus e a sombra do Altíssimo estava sobre ele, ou seja ele era uma voz profética autêntica.

Então, Deus inspirou João anunciar Jesus anunciar a vinda do Messias como aquele que traria juízo mas, Jesus é conhecido por sua misericórdia. E isso gerou “confusão” na cabeça de João. Pois, assim como os outros judeus da época João provavelmente nutriu no seu coração a expectativa de um Messias que libertaria os judeus de uma forma terrena.

Ele queria saber se Jesus veio ou não trazer o reino de Deus para a terra. Essa era a pergunta dele: “És Tu ou nós devemos esperar outro?”

Quando eu e você tivermos dúvidas sobre Jesus, sobre a fé. Quando a crise nos cercar nós devemos buscar a resposta na fonte correta.

João estava em dúvida. Pois ele havia anunciado alguém que ia trazer juízo e era sobre os inimigos de Deus mas, tudo que ouvia  acerca de Jesus é que ele é misericordioso e bom.

E o que João fez? Ele mandou perguntar a Jesus!

Quando eu e você buscamos respostas no lugar certo, as respostas vem!

O problema, muitas vezes, é que no dia da dúvida nós buscamos o conselho dos ímpios (Salmo 1), começamos a achar que a vida do ímpio tem mais futuro ou é mais vantajosa, como fez Asafe.

Mas, devemos guardar no nosso coração: no dia da dúvida busque resposta no lugar certo!

2. A resposta de Jesus

Em Mateus, 11;4 e 5 Jesus está fazendo uma alusão a duas profecias: Isaías 35:5,6 e Isaías 61:1,2.

Isaías 35:5,6 fala sobre os milagres que o Messias operaria exatamente: os ouvidos dos surdos seriam destampados, suas línguas seriam descoladas, os olhos dos cegos serão abertos.

Isaías 61: 1,2 fala sobre como espírito do Senhor seria derramado sobre o Messias de forma que a sua mensagem atrairia muitos de volta para Deus.

Sendo assim, quando Jesus diz a João o que está escrito em Mateus 11: 4 e 5, Ele está dizendo a João que a escritura está se cumprindo. 

A cura para a crise na fé está nas escrituras. A cura para a crise de João Batista estava nas escrituras Jesus apontou para as escrituras.

O mesmo princípio pode ser aplicado naas nossas vidas. Se, hoje você está enfrentando problemas de fé e hoje você não está conseguindo crer no Senhor está com dúvida a cura para a sua dúvida está nas escrituras.

A crise na fé só será vencida se nós nos debruçarmos sobre as escrituras .

O problema é que a tentação da dúvida nos distancia exatamente das escrituras, nos dizendo que Deus não faz sentido, que a palavra não faz sentido, enfim. Mas, você não tem que duvidar, pois as escrituras estão se cumprindo.

E, então por que João duvidou? Porque João estava pressionado pelas circunstâncias da vida. Nós precisamos resistir a essa tentação.

3. Resista a tentação

O Senhor Jesus, em Mateus 11:6 encerra a resposta para João e  utiliza a palavra se escadaliza que no grego “skandalizo” significa “aquele que não me repudia”, “aquele que não me odeia”, “aquele que não fala mal contra mim”, “aquele que não se levanta contra mim”, esse é bem aventurado.

Nesse versículo, Jesus está enviando a João uma mensagem de consolo: João você não precisa duvidar porque a escritura Está se Cumprindo e uma mensagem de repreensão:  João, cuidado, abra o olho, fique atento.

Eu e você precisamos ter cuidado porque são muitas as tentações que querem arrancar Deus da nossa vida. Mas, eu e você resistimos a tentação da dúvida recorrendo às escrituras.

Observe tudo que está ao seu redor: a palavra de Deus está se cumprindo, a profecia está se cumprindo.

Nós somos tentados a desistir por causa dos nossos próprios comportamentos. A dúvida quer entrar exatamente por causa das nossas respostas às muitas petições do Evangelho, mas é nosso dever resistir!

4. O que Deus diz sobre nós

Em Mateus 11:10 e 11 podemos ler uma das maiores demonstrações de amor, lealdade e reconhecimento por alguém.

João, aquele que vem preparar o caminho para Jesus está com dúvida. Mas, Jesus manda a resposta para que a dúvida seja dissipada no seu coração.

Deus fala com João e depois Deus vai dar testemunho de João. Jesus protege a reputação de João.  Jesus diz ele é o meu Arauto e eu vou dizer mais de nascido de mulher ninguém é maior do que ele.

João veio servir Jesus. Preparar o caminho para Jesus e ele o faz. E, no dia da dúvida ao invés de condená-lo e mandá-lo para outro lugar, Jesus envia a resposta e não apenas isso Jesus responde a João e dá testemunho sobre ele.

O que Deus diz sobre mim ou sobre você é o que mais importa, é onde deve estar fundamentado a nossa fé.

João era um gigante na fé mas era um ser humano. E, Deus cuida de seres humanos. Deus ama seres humanos.

O dia da crise na fé de João foi tratado pelo Senhor Jesus como um dia importante. Jesus não condenou, não repudiou. Jesus o advertiu, mas deixou claro que amava João e que tudo que ele havia feito estava gravado.

Deus tem um testemunho a seu respeito! Somente o Senhor Deus sabe o que ele pensa a seu respeito e ele comunica isso ao seu coração.

Então, no dia da crise na fé você precisa buscar a resposta no lugar correto: no Senhor Jesus, porque Ele é o único que tem a resposta correta para minha e para sua vida.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});