marca_final-01

O Culto Na Igreja Centrada No EVANGELHO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Você já parou para pensar em como deve ser o culto na igreja centrada no evangelho?  Quais os elementos não podem faltar em uma igreja centrada no evangelho? É sobre isso que vamos estudar hoje. 

O pastor Tim Keller aborda este assunto com fundamentos bíblicos nos mostrando que o culto precisa ser fundamentado também no evangelho para que o maior número de vidas sejam alcançados e os cristãos sejam edificados. 

Segundo o Pastor existem quatro elementos que ele considera fundamentais para o culto de uma igreja centrada. 

O primeiro deles é a presença de não cristãos. Em Atos 2:40-42, vemos que há presença constante de não-cristãos nos cultos.

Dessa forma, podemos dizer que a presença do não Cristão é uma confirmação de que ali há uma igreja saudável. 

Por isso, é muito importante que estejamos aplicando o conhecimento que adquirimos sobre a igreja e a cultura para que possamos estar levando constantemente pessoas não cristãs aos nossos cultos. 

Em segundo lugar, a igreja centrada no evangelho promove um bom relacionamento entre o não Cristão e adoração. Em, I Coríntios 14:9 Paulo nos mostra a preocupação que os apóstolos tinham em que os não cristãos entendessem a mensagem. 

O culto na igreja centrada no evangelho torna a linguagem da adoração compreensível ao não Cristão. Há sempre um interlocutor fazendo essa ponte.

No texto de Atos 2, esse interlocutor foi Pedro que explicou aos não cristãos o que estava acontecendo e em I Coríntios 14 foi o apóstolo Paulo que explicou aos líderes da igreja que precisam ter cuidado na administração do culto para que o descrente ao entrar seja edificado. 

Em terceiro lugar, o pastor Timothy Keller fala sobre a importância de um culto compreensível. Em I Coríntios 14:23 o apóstolo Paulo apresenta uma preocupação. 

O dom de línguas era presente na igreja de Corinto e os irmãos não estavam sabendo lidar com administração desse dom.

Então, quando os não cristãos estavam indo visitar a igreja ficavam perdido sem saber o que estava acontecendo. 

Paulo soube do caso e exortou os irmãos. Pois é de extrema importância que a comunicação seja clara para que o objetivo seja alcançado.

Portanto, se quisermos alcançar os perdidos para Jesus as nossas igrejas, o culto na igreja centrada precisa ter um culto centrado no evangelho e uma linguagem compreensível ao perdido e que edifique aos cristãos. 

Por fim, ele fala sobre qual deve ser o fundamento da pregação, da exposição ou de um culto na igreja centrada no evangelho. 

O culto na igreja centrada é fundamentado no evangelho e expõe continuamente a graça de Deus. Pois, é ela que nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver de maneira sensata Justa e piedosa (Tito 2:11-13)

Dessa forma a exposição contínua da graça tornará a igreja saudável.

A exposição continuada da Graça vai fazer com que não apenas os não cristãos se convertam e recebam Jesus como senhor e salvador de sua vida como vai fortalecer os cristãos que já fazem parte daquela congregação. 

Depois o pastor Timothy Keller apresenta uma estrutura teológica sobre o que não pode faltar na pregação ou no desenvolvimento da saúde espiritual da igreja. 

  • Devemos expor Jesus como único caminho para Deus;
  • A autoridade e inerrância das escrituras; 
  • A exposição da doutrina da trindade (Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo)
  • Apropriação e a substituição penal (O Senhor Jesus assumiu nosso lugar)
  • A imputação (Deus nos declara pecadores)
  • A justificação pela fé;
  • a Santificação pela fé (é o Espírito Santo quem nos santifica)
  • O juízo final e a realidade do inferno;
  • a depravação Total e a incapacidade de satisfazer os absolutos morais (todos somos pecadores)
  • o pecado representado por qualquer forma de sexo fora do casamento; 
  • a soberania de Deus sobre todas as circunstâncias;

Fonte: Livro Igreja Centrada, Timothy Keller.

Então, uma igreja centrada no evangelho tem em seu culto a preocupação de responder a todas essas questões. 

O Pastor Tim Keller nos apresenta uma grade daquilo que constantemente nós precisamos estar expondo enquanto ministros do evangelho.

O culto na igreja centrada no Evangelho é uma comunicação de fé e fundamento de valores. 

Precisamos ter essa consciência. As instruções bíblicas são claras e precisamos estar atentos, ter cuidado, respeitá-las e contribuir para que se desenvolva nas nossas congregações. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.