marca_final-01

Desistir ou insistir? O Que Fazer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Muitos cristãos enfrentam dificuldades em momentos em momentos que não sabem se devem insistir ou desistir de algo. A Bíblia nos mostra de maneira muito sábia e precisa, quando devemos seguir um caminho ou outro.

Neste estudo quero lhe mostrar algumas situações em que você deve insistir e outras em que você deve desistir. Então leia até o final e confira!

4 Verdades sobre desistir ou insistir

1. Desistir quando não agradar a Deus

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? (2 Coríntios 6:14,15)

Não insista se a Bíblia Deixa claro que não deve ser feito. Devemos abrir mão quando a Bíblia diz que algo não é a vontade de Deus. tenho visto muitas pessoas ao longo da vida, insistindo naquilo que sabem não ser a vontade de Deus.

Um bom exemplo disso é Sansão.

Homem consagrado antes de seu nascimento, quando se tornou adulto profanou de várias maneiras a sua aliança com o Senhor e acabou por fim sendo destruído pelo seu próprio pecado.

Sansão tratou de forma tão profana a unção que havia sobre sua vida que acabou morrendo de forma trágica.

Quando souber que algo não é a vontade de Deus não insista.

Insistir no que não agrada a Deus é assumir o risco de infelicidade.

Porque temos tantas pessoas infelizes nos nossos dias, inclusive muitos cristãos?

Porque eles insistiram naquilo que Deus disse para desistir. Quando o Senhor mandou que abrissem mão, eles não abriram.

2. Insistir quando agradar a Deus

Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. (Hebreus 13:16)

Por mais contrariedades que haja se agrada a Deus insista!

A prática do bem, por exemplo, é uma das formas de vivermos com Deus e devemos insistir nisso. Mesmo que em nossos dias a prática do bem não necessariamente nos fará colher o bem como resposta.

Muitas vezes você é gentil com as pessoas mas em troca da sua gentileza elas lhe tratam com mal, são grosseiras, e quando percebem que você é gentil, que é cristão, ou se esforça para agradar a Jesus, como forma dele humilhar elas começam a te tratar com arrogância, sendo intencionais em lhe ferir para ver até quando você vai resistir nesse posicionamento.

Sobre isso Charles Spurgeon disse o seguinte: “Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle; aquele que confia em Deus, obedece-lhe”.

O que isso significa?

Insista naquilo que agrada a Deus mesmo que você não veja um bem imediato.

Devemos fazer o bem, mesmo que recebamos o mal como resposta.

3. Desistir quando a pessoa não quiser

Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês. Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade. Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. (Mateus 10:13-15)

O Evangelho é precioso demais para ser intencionalmente menosprezado pelo pecador.

A minha vida praticamente inteira foi anunciando o evangelho. Quando converti,  meu anseio era que os meus pais conhecessem a Jesus e se arrependessem. Mas o meu pai sempre foi muito escarnecedor e perseguidor da mensagem de Jesus.

Por sete anos foram muitas discussões e insistência da minha parte, e até a arbitrária, eu confesso!

Isso aconteceu até que eu entendi a mensagem do Senhor Jesus em Mateus 10:13-15.

Muitas vezes nos é ensinado que não devemos desistir nunca. E nós ficamos insistindo com pessoas que não querem Jesus. E devemos lembrar que não convertemos a ninguém, não transformamos a vida de ninguém. Somos ministros do Evangelho, só o Senhor Jesus é quem transforma.

Aprendo isso com o apóstolo Paulo!

De maneira dedicada ele anunciava o evangelho aos judeus, mas os judeus não quiseram. Então Paulo e Barnabé sacudiram o pó de seus pés e seguiram anunciando o Evangelho aos gentios (Atos 13.50,51).

Então desista quando a pessoa lhe desprezar!

Às vezes você fica se rebaixando tanto, se humilhando, dando o seu melhor a pessoas que não lhe valorizam. Pessoas que não estão nem aí para você, enquanto há uma centena de outras que dariam tudo para lhe ter perto.

Não humilhe o Evangelho. Ele é precioso!

4. Insistir quando a pessoa quiser

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. (Mateus 9:36-38)

A entrega de Jesus era proporcional a necessidade das pessoas. Jesus trabalhava muito!

Pregava, ensinava, curava pessoas e isso fazia com que muitas vezes, eles e os discípulos não parassem nem para comer.

Por que isso acontecia?

Porque Jesus tinha compaixão das pessoas. A entrega dele era proporcional a necessidade delas.

Deve ser da mesma forma comigo e com você. Insista quando a pessoa quiser, ajude-a a, esforce-a com a proporção que ela se entrega.

Creia, dedique-se ao Senhor Jesus e insista com as pessoas que querem conhecer Jesus, mas não faça isso sozinho. Por melhor que você seja sozinho, saiba que precisa da ajuda de outras pessoas.

Você pode até vencer algumas batalhas estando só, mas a guerra você só vai vencer se tiver outras pessoas protegendo você, ao seu lado.

Não se isole insista!

Como disse Calvino: “Pelo Evangelho o débito é cancelado; os ataques, atacados; o combate, combatido; o tormento é atormentado; a morte, assassinada” 

O Evangelho é a mensagem mais preciosa que eu e você podemos ouvir. É a mensagem que todo ser humano precisa ouvir.

Mas você precisa seguir em frente com ele e com outros cristãos que querem a Jesus. Então faça parte de uma comunidade sadia, onde quando você estiver fraco alguém vai pegar na sua mão e lhe ajudar a continuar caminhando. Vai encorajar você!

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});