marca_final-01

Deus Cura a Solidão do Ser Humano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Particularmente fui uma vítima da solidão ainda na minha infância e adolescência, pois me sentia muito só e abandonado. Mas, a mensagem do Senhor Jesus curou a minha vida. 

É muito interessante que embora sejamos a geração mais conectada da história, a solidão é uma das epidemias recentes da humanidade.

Por isso, é necessário que como cristãos e filhos de Deus saibamos como lidar e vencer esse tão terrível mal.

A solidão mata 

Uma pesquisa revelou recentemente que a solidão é mais letal do que a obesidade (que eleva em 20% o risco de morrer) e o alcoolismo (30 % a mais de risco) e consegue ser tão nociva quanto o tabagismo; é tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia. 

Segundo Michelle Lim (Centro de Pesquisas em ciências cerebrais e psicológicas da Universidade de Swinburne),  desenvolvedora dessa pesquisa, “apesar de estar associada altos índices de mortalidade a solidão é o uma questão de saúde pública amplamente ignorada”. 

Ou seja, a solidão é muito perigosa e se você não cuidar dela, ela vai destruir sua saúde, sua alma e também sua vida. Nesse artigo veremos como a Bíblia Sagrada nos conduz para vencer a solidão.  

1. Não é bom viver sozinho (Gênesis 2:18) 

Embora sejamos a geração mais conectada de todos os tempos as pessoas se sentem cada vez mais sozinhas. 

Porque estamos nos acostumando a criar um mundo pessoal e nos enclausurar nele e a internet junto com as redes sociais tem contribuído em muito para isso.  

Jesus ele insistiu que desenvolvêssemos comunhão uns com os outros, porque Ele sabe que a plenitude do ser humano está em relacionamentos sociais. 

Você precisa se relacionar bem com Deus mas, você precisa também desenvolver relacionamento com outras pessoas e ser intencional nisso!

Quando lemos Gênesis 2:18 vemos que quando Deus Criou Adão percebeu que o melhor de Adão não se manifestava na sua solidão mas, sim com uma companheira, por isso ele criou Eva. 

“Quem já experimentou um grau elevado de solidão tem três vezes mais chance de cair em depressão”.

Perceba que a depressão não é como que você tivesse caído repentinamente no abismo, está mais para aquelas pessoas que estão cavando dia após dia um sepultura, mesmo sem perceber. 

Podemos observar que a solidão não é ausência de presença humana. Pois, muitas vezes estamos cercados por muitas pessoas, mas ainda assim nos sentimos sozinhos. 

O problema da solidão se resolve com bons relacionamentos. O Senhor Jesus nos ama, nos criou intencionalmente e embora Ele tenha atenção, amor e cuidado para nos dar, Ele também quer levantar pessoas para se relacionar conosco. 

2. O Deus que se aproxima (Salmos 68:5-6)

A cura para a solidão está em um bom relacionamento com Deus. Deus se aproxima e dá o primeiro passo sempre. 

Em Salmos 68:5 e 6 vemos que não fomos criados para viver sozinhos e que Deus é um pai para os órfãos, defensor das viúvas e concede lar aos solitários. 

Vou lhes contar o meu caso. Eu olhava ao meu redor e não me sentia amado, acolhido ou que as pessoas se importassem comigo e quando olhava para o meu futuro também não enxergava a menor perspectiva. 

Mas quando eu li esse texto foi sensacional! Quando descobri que Deus queria me presentear com um lar e fazer parte da minha família, minha perspectiva mudou. Isso me deu esperança! 

A presença de Deus nos liberta e nos faz crescer. Primeiro comece com Deus, preencha/substitua sua solidão pela presença de Deus. Relaciona-se bem com Deus, lendo sua palavra, orando todos os dias e dessa forma você vai sentir a presença do Senhor Deus inundando a sua solidão. 

Embora sejamos a geração mais conectada vivemos cada vez mais solitários. “Há cada vez mais opções culturais. Isso é ótimo, mas possui um lado negativo: faz com que cada pessoa tem cada vez menos gostos em comum com as demais’. 

“Nunca houve tanta gente morrendo só. E o tipo mais comum disso é o “apartamento” – nome que significa “separação”

O fato de que cada um de nós quer criar o mundo ideal para si tem promovido o isolamento cada vez maior, e mais pessoas vivam e morram sozinhas. 

Na igreja podemos observar isso, por exemplo quando as pessoas querem congregar sem ir a igreja , querem ser cristãos sem relacionar com pessoas. 

3. Pode ser circunstancial (2 Timóteo 4:16 e 17)

A solidão pode ser circunstancial. Você pode ser abandonado por um momento, as pessoas que lhe amam podem lhe deixar. 

Em 2 Timóteo 4:16 e 17, vemos que embora Paulo tenha servido a muitas pessoas, no momento mais difícil da sua vida ninguém apareceu. 

No texto Paulo estava prestes a ser julgado por um crime extremamente grave – de ter participado do incêndio a Roma – e esse julgamento custaria sua vida, sua cabeça seria decapitada.

Com isso, quero mostrar que a solidão pode ser circunstancial.  Em algum momento da sua vida em que você gostaria que as pessoas ajudassem, viessem para dar apoio, orar com você elas não aparecem. 

As pessoas  podem evadir, podem abandonar você no momento que você mais precisa delas ou até deixá-lo no momento que você mais gostaria que estivessem lá, mas o senhor sempre estará presente. 

Não permita que a indiferença das pessoas contamine sua capacidade de relacionamento. Saiba que o mundo está doente e as pessoas precisam de Jesus. 

Como filhos de Deus, eu e você, não podemos olhar para o mundo e julgar as pessoas, condená-las, evitá-las ou mesmo tentar mudar a rota. Nós precisamos agir como o Bom Samaritano. 

Mesmo que ninguém tenha aparecido Deus estava lá.  Ele quer nos ajudar em todos os processos e áreas da nossa vida. 

E por mais difícil que seja o momento, por mais abandono que nós estejamos passando Ele estará sempre lá! 

4. Nunca mais estaremos sozinhos (Mateus 27.46)

Eu e você temos a promessa de que nunca mais nunca mais nós precisamos viver sozinhos.  Jesus se tornou pecado e isso fez com que o pai se distanciasse Dele. 

Pelo fato de Jesus ter se tornado pecado e ter sofrido esse distanciamento do pai, morreu e ressuscitou ao terceiro dia. E devido a isso você fomos aproximados. 

Você não está sozinho! Jesus, o Pai se distanciou Jesus na cruz (Mateus 27.46), porque Jesus se fez pecado em nosso lugar para que nunca mais eu e você pudéssemos ou precisássemos viver sozinhos.

Em Mateus 28:20 o Senhor Jesus nos faz a seguinte promessa “E eu estarei sempre com vocês até o fim dos tempos”. 

O Senhor Jesus está aí! Para direcionar seu coração, para ensinar, para abrir portas, Ele está aí sempre, todos os dias.

Essa é a promessa Dele: Eu e você nunca mais precisamos viver sozinhos, solitários e escravos da Solidão. 

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

1 COMENTÁRIO

  1. Amem palavra fortalecedora, me ajudou muito, porque mesmo sabendo que Deus irá sempre suprir nossas faltas, tendemos sempre a se sufocar e imersa nos problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});