Através do nascimento e da vida de Efraim podemos contemplar a bondade e a soberania de Deus sobre a vida de Seu povo. Ele é o segundo filho de José, que foi governador do Egito e seu nome significa: Significa “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”. (Fonte: Dicionário de Nomes Próprios.

Embora fosse o mais novo, Deus o escolheu para ser mais forte e relevante que seu irmão Manassés, algo que só a soberania de Deus explica.

De toda forma, há muitas e preciosas lições na vida de Eraim que podem edificar e muito a nossa vida. Dito isto, lhe convido a assistir ao vídeo e ler o estudo até o final, pois um complementa o outro.

4 VERDADES Sobre Efraim

1. A benção de Deus na aflição – Gênesis 41:52

E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

2. Nos lembra que a Soberania é de Deus – Gênesis 48:17-20

Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.

E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.

Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

3. A dor do passado apagada pelo futuro – Gênesis 50:23

E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.

4. A benção de Deus fortalece e prospera – Deuteronômio 33:17

Ele tem a glória do primogênito do seu touro, e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos até às extremidades da terra; estes pois são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés.

Conclusão

Efraim nos mostra que não importa a condição ou o momento em que nascemos, a benção de Deus faz toda a diferença, sempre!

Devemos desejá-la e buscá-la continuamente, dia-após-dia, de forma que possamos perceber o agir e a intervenção do Senhor sobre nossas vidas.

Leia Também:

O livramento de Deus sobre nossa vida

As lições de Daniel na cova dos leões

A importância de esperar em Deus

Analisando a oração do Pai Nosso

Assim como Manassés, Efraim é a resposta de Deus as angústias de José. Ele é o resultado da benção de Deus sobre o filho de Jacó, e mostra que esta benção continuaria de geração em geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here